+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer as subdivisão IPv6 do bloco /32 ?

    Tenho uma dúvida em relação à subdivisões do bloco /32 recebido pelo registro.br

    ObaTenho apenas uma operador no BGP)

    No caso eu pegaria o bloco /32 e vou subdividir em /48, com isso vou ter 65.536 redes /48 certo.
    Dessas 65.536 /48 eu vou reservar quantas para LoopBacks, LANs, WANs, POPs ?
    Para depois segmentar elas em /64 ou /126.

    Após essa reserva o restante eu dos /48 eu subdivido como para entregar em /64 e /56 para cada assinante ?

    Obrigado por qualquer ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Como fazer as subdivisão IPv6 do bloco /32 ?

    Acho que 1 /48 para todos ativos da sua rede é muito mais que suficiente.
    E comece usando 1 /48 apenas para os clientes, o restante fica para uso futuro.
    Pode ainda usar 2 /48 , 1 para PD 1 para túnel.
    Como quebrar e se organizar não tem regra, certo ou errado.
    Você tem que dividir o /48 de acordo com quantidade de clientes que vai entregar.
    Use sistema de banco de dados para não se perder ( phpipam ).
    Boa sorte

  3. #3

    Padrão Re: Como fazer as subdivisão IPv6 do bloco /32 ?

    Citação Postado originalmente por cometa Ver Post
    Tenho uma dúvida em relação à subdivisões do bloco /32 recebido pelo registro.br

    ObaTenho apenas uma operador no BGP)

    No caso eu pegaria o bloco /32 e vou subdividir em /48, com isso vou ter 65.536 redes /48 certo.
    Dessas 65.536 /48 eu vou reservar quantas para LoopBacks, LANs, WANs, POPs ?
    Para depois segmentar elas em /64 ou /126.

    Após essa reserva o restante eu dos /48 eu subdivido como para entregar em /64 e /56 para cada assinante ?

    Obrigado por qualquer ajuda.
    Quando aparece duvidadas nesse nível, da até ânimo para continuar no fórum.
    Porque chega dar náuseas as dúvidas ultimamente.

    Vamos lá então ...

    Na minha opinião o ideal é dividir esse /32 em dois /33 para uma futura nova operadora no BGP.
    E cada /33 dividir em 16 blocos para segmentar em regiões e serviços.
    De princípio pegue dois /48 e atenda com um os ptp pppoe /64 e o segundo /48 entregando /56 para o mesmo cliente.
    Ele recebe /64 para o túnel e um /56 para roteamento interno.

    Se mais alguém tiver ideias, seria ótimo fomentar a implementação do IPv6 nesse fórum.
    Pessoal só vai começar a pergunta sobre o assunto quanto a água bater na bunda mesmo.
    E ano que vem já era!

  4. #4

    Padrão Re: Como fazer as subdivisão IPv6 do bloco /32 ?

    Tem certo e errado sim! O ipv6 veio resolver o problema resultante do uso idiota do ipv4... Se todo mundo começar usar desordenadamente, vamos ter problema no futuro... É coisa de brasileiro achar que dá pra fazer de qualquer modo... Amigo, pensando nos atendimento de última milha, no mínimo separe um /60 para prefix delegation, e /64 (mínimo) para enlace (que como foi sugerido antes, pode não ser túnel, como o bonzão falou, túnel é no que diz respeito a encapsulamento, se usar ipoe/DHCP não tem túnel...), Para teu core, acredito que um /64 já dá boa.