+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguns clientes não navegam por um tempo

    Olá pessoal,
    Vejam se já aconteceu com vocês e o que pode ser.
    Dos 180 clientes uns 3 e meu notebook, quando ligo o cabo lan direto, o meu pc e o meu roteador param de funcionar
    momentaneamente. As vezes demora 5 horas, outras vezes um dia inteiro para voltar. Pegam ip pelo dhcp e mesmo os que estão com ip estático não navegam. Reinicio a CCR 1016 - servidor - e nada. Já revisei o dhcp e está normal. Revisei o firewall e não vi nenhuma mudança de como estava. Não há ip duplicado no queue. Uso a versão 6.41.6. Todos estão em hotspot bypass. No log só aparece o de sempre, a tentativa de invasão, e muitas tentativas de dns, porta 53. Estranho é que não pinga pelo mikrotik nos clientes que estão sem navegar, mas pinga pelo pelo Windows, command (cmd). Consigo acessar o CCR só por mac no winbox, as vezes nem isto. Mesmo trocando o mac do notebook e dos outros para pegar outro ip ainda não navegam, coloco outro roteador e vai sem problema. Estou até agora as 03:10h, pelo segundo dia consecutivo, tentando entender para resolver.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Alguns clientes não navegam por um tempo

    Na casa do meu amigo, e da minha ex aconteceram a mesma coisa. A empresa que fornece a internet é a mesma da qual tenho contrato. O meu é um 3Com mas recebo via SXT, da minha ex via cabo e multilaser; do meu amigo via cabo é C3tech, todos com selo de homologação.
    Da minha ex, troquei a fonte original por uma fonte da motorola TDMA rural( ajustei para 9 volts e 1,8 A/h); do meu amigo troquei por uma de 12 volts com 3 A/h; Tem uns 20 dias e parece que acabaram os problemas. Eu até poderia quebrar o invólucro, trocar os capacitores mas por melhor que façamos ao montar qualquer queda ela se desmontará por completo e gastou uns 2 a 10 pila de material contando com a cola, sendo que com 20 pila compra um novo ou até menos.

  3. #3

    Padrão Re: Alguns clientes não navegam por um tempo

    Nilton,
    Consegui resolver. Havia uma falha minha no hotspot. No notebook e no roteador que não navegavam coloquei em duas portas na CCR que não faziam parte do hotspot. Criei nova range de ip´s. Foi tudo bem. Comecei a examinar cliente por cliente no hotspot. Vi que haviam clientes com ip um do outro no user e em ip bindings tinha duplicidade de mac. Em user o Mikrotik avisa quando colocamos alguma duplicidade mas em ip bindings não teve alerta. Com isto os demais equipamentos, e de clientes, ficaram normais. Agradeço a colaboraçao.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Alguns clientes não navegam por um tempo

    Fico feliz em ter ajudado, apesar que a solução não foi exatamente o que mencionei.

    Tive um roteador, nem lembro a disgraça de marca; sempre duplicava o IP com o mesmo MAC, ou dois MACs com mesmo IP e às vezes até mesmo no Desktop afff.
    Deligava, funcionava até bem mas tornava a pifar; como estava na garantia a loja trocou o produto.