+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Olá, estamos montando um provedor de internet numa cidade do interior com cerca de 5 mil habitantes. Essa cidade não tem comunicação móvel, mas há uma grande quantidade de smartphones, estou em busca de soluções para poder trabalhar com um plano móvel em cerca de 80% da cidade, mas um dos principais problemas é que a quantidade de arvores é muito grande. Vou detalhar um pouco sobre a nossa estrutura e os nossos planos:
    Temos uma torre de 24m localizada no centro da cidade, que já é quase suficiente para atender residencias e comencio da maneira convencional usando radios como airgrid e nanostation. Mas para a solução móvel estamos pensando em utilizar vários pontos estrategicos para montar pequenos AP`s, pensamos em duas formas:
    A primeira é em usar 01 airgrid para receber o sinal da torre, 01 Rb 941-2nd-tc (ou outra semelhante), e 04 nanostation como transmisor.
    A segunda é em usar a mesma airgrig para receber o sinal, a mesma router, e como transmissor 01 Bullet m2 com 01 omni de 15dbi,
    E por final a terceira sendo a mesma airgrig para receber o sinal, e para transmissão 01 Groove 52hpn com a mesma antena 15dbi.
    Será possivel cada Ap emitir sinal em um raio de 140m tendo em vista de que serão instalados a cera de 3 ou 4m de altura.
    Quanto a autenticacao gostaria de deixar tudo em uma rb1100 na torre, e o restante dos pop`s em bridge, para que o clientes nao precisem ficar autenticando a cada ponto de acesso.
    e uma solucao viavel e funcional ?

  2. #2

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Ola @WitechInfo bom dia.

    Não sei se te atenderia, mas já pesou em montar uma rede mesh com Mikrotik?
    Dependendo do cenário acredito que ficaria mais interessante pra você.
    Quase não vemos essa aplicação, mas acredito que nesses casos atenderia bem
    Lógico que também vai depender da sua disponibilidade para invertimento.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Cleicimar, pesquisei aqui sobre rede mesh, achei muito interessante, realmente seria viável, estamos pensando em no minimo uns 800 smartphone, qual equipamento me indicaria ?

  4. #4

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Eu trabalho assim, show de bola! minha rede ganha da 3G e em breve vamos investir para fica em nada atrás de uma 4G.

    O segredo é não tentar cobrir grandes áreas, e sim cobrir pequenas áreas com muitos equipamentos, não uso mesh, onde quer que a pessoa esteja na cidade, ligando o wi-fi, , seu smart conecta e o seu celular é identificado automaticamente e liberado o acesso.

    Não usamos equipamentos muito potentes, nem antenas de auto ganho, pois assim teria muita interferência.

  5. #5

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Delegato, poderia me falar mais sobre a questão de como funciona a autenticação da sua rede? no caso que sitei uma rb1100 e o restante tudo em bridge funcionaria? ou vc faz autenticação em cada ponto ? grato

  6. #6

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Citação Postado originalmente por cleicimar Ver Post
    Ola @WitechInfo bom dia.

    Não sei se te atenderia, mas já pesou em montar uma rede mesh com Mikrotik?
    Dependendo do cenário acredito que ficaria mais interessante pra você.
    Quase não vemos essa aplicação, mas acredito que nesses casos atenderia bem
    Lógico que também vai depender da sua disponibilidade para invertimento.
    Apesar do preconceito contra mesh, eu já usei em mikrotik . A maior parte que critica o mesh nunca nem testou. Facílimo de configurar...
    A única coisa que precisa é planejar vários gateways para não embolar tudo numa saída só.. No mesh do mikrotik chama-se Portal. É só marcar na config que aquela rb é portal que o mesh já vai reconhecer como saída.

    Tem um vídeo de uma apresentação num MUM que mostra o passo a passo.

  7. #7

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Eu trabalho assim, show de bola! minha rede ganha da 3G e em breve vamos investir para fica em nada atrás de uma 4G.

    O segredo é não tentar cobrir grandes áreas, e sim cobrir pequenas áreas com muitos equipamentos, não uso mesh, onde quer que a pessoa esteja na cidade, ligando o wi-fi, , seu smart conecta e o seu celular é identificado automaticamente e liberado o acesso.

    Não usamos equipamentos muito potentes, nem antenas de auto ganho, pois assim teria muita interferência.

    Poderia citar como é sua rede ?

  8. #8

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Poderia passar o link da apresentação com o passo a passo??

  9. #9

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Poderia dar mais informações sobre a rede?

  10. #10

    Padrão Re: Provedor wifi para smartphones em "toda" a cidade!

    Citação Postado originalmente por junin663 Ver Post
    Poderia passar o link da apresentação com o passo a passo??

    https://mum.mikrotik.com//presentati...2/07-jonny.pdf