+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Boa noite pessoal preciso de uma ajudinha. Quero acessar via winbox um mikrotik que esta em uma rede abaixo como na imagem
    O mikrotik esta na faixa 192.168.88.1/24
    O roteador que esta a cima esta na faixa 192.168.0.1/24

    O roteador serve internet para o mikrotik, quero acessar o mikrotik de um computador que esta na rede de cima.

    Ip do computador 192.168.0.50 que deseja acessar o mikrotik via winbox.
    Ip do mikrotik no roteador é 192.168.0.21 (estatico) na ether 1 do mikrotik.
    Ip interno do mikrotik é 192.168.88.1 port 8291 (winbox)
    ip service list default.


    Imagem da topologia. Se possível sem ddns, tentei algumas regras no nat do mikrotik mas sem sucesso, se alguém já fez e puder compartilhar eu agradeço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	92
Tamanho: 	39,9 KB
ID:      	68590

  2. #2

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    o Mikrotik conhece(tem rota) a rede na qual você está conectado?

  3. #3

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Citação Postado originalmente por andersonmendes88 Ver Post
    Então de dentro da rede do mikrotik eu acesso todos os dispositivos da primeira rede. Acredito que é só um configuração no nat, mas nao achei nada.
    Vc tem algum firewall definido no meio. Veja se o ping funciona. Tente também SSH ou Telnet na mk.
    Como foi configurado? Utilizou o setup padrão?
    Rode o comando
    /IP firewall Export
    para ver se tem firewall ativo na mk.

    Desculpe perguntar, mas como está a rota na mk?

  4. #4

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Tudo configurado como padrão, rb 750 r2 firmware 6.3. Apenas plugado cabo wan na ether1 e cabo lan na ether2, ele ja roteou tudo por padrão não fiz nada, verificando agora vi que ele só pinga o roteador 192.168.0.1, as maquinas da faixa 192.168.0.1/24 nao pinga. Apenas o roteador.

    rodando o comando dito ele me exibiu as tabelas de filter e nat
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fire.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	262,8 KB
ID:      	68591

    As rotas tenho apenas 3
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rotas.jpg
Visualizações:	97
Tamanho: 	140,9 KB
ID:      	68592

    Tentei conexão por ssh e telnet, sem resposta.

  5. #5

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Anderson, quando você disse que foi roteado tudo por padrão, isso foi por DHCP, ou você fez de outra forma?

    Se ele ta aceitando PING pelo endereçamento 192.168.0.1, talvez você tenha acesso pelo mesmo, faça essa verificação!

    Caso não tenha, coloque pra gente ver como esta os endereços em ip/address por gentileza.

    Att. Patrício

    Paz

  6. #6

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Estou tentando acessa o rádio do cliente em um outro pop com ip válido diferente do meu pop aqui. Como faço?

  7. #7

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Citação Postado originalmente por ocmnet Ver Post
    Estou tentando acessa o rádio do cliente em um outro pop com ip válido diferente do meu pop aqui. Como faço?
    o que tem a ver tua pergunta neste tópico? por favor crie um tópico próprio para o teu questionamento!

  8. #8

    Padrão

    Tem uma regra do teu firewall que esta barrando o acesso na ether1 de conexões vindo por ela.
    /ip firewall filter
    action=drop chain=input in-interface=ether1
    Neste caso, se vc desabilitar esta regra deverá ter acesso via winbox, ssh ou telnet.
    Lembrando que esta é uma configuração padrão da MK, que é feita para usuários domesticos. A porta ether1 é a porta wan e as outras portas são portas da tua rede local. Mas vc pode alterar isto a qualquer momento. Fica a teu grado.

  9. #9

    Padrão

    Isso tinha me passado desapercebido, mais como o amigo falou realmente tem essa regra por padrão, o que você pode fazer pra não ter que fazer uma alteração muito brusca, é criar uma regra pra aceitar conexões via winbox, e colocá-la antes de todas as demais regras:

    Código :
    ip firewall filter add chain=input action=accept protocol=tcp dst-port=8291

    Assim vai ser permitido acessos via winbox

    Att, Patrício

    Paz

  10. #10

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Citação Postado originalmente por patriciomartins Ver Post
    Isso tinha me passado desapercebido, mais como o amigo falou realmente tem essa regra por padrão, o que você pode fazer pra não ter que fazer uma alteração muito brusca, é criar uma regra pra aceitar conexões via winbox, e colocá-la antes de todas as demais regras:

    Código :
    ip firewall filter add chain=input action=accept protocol=tcp dst-port=8291

    Assim vai ser permitido acessos via winbox

    Att, Patrício

    Paz
    Boa era isso mesmo, crie essa regra e funcionou o acesso via winbox pela rede de cima. Obrigado a todos pela ajuda.

  11. #11

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Citação Postado originalmente por csjuniormga Ver Post
    Tem uma regra do teu firewall que esta barrando o acesso na ether1 de conexões vindo por ela.
    /ip firewall filter
    action=drop chain=input in-interface=ether1
    Neste caso, se vc desabilitar esta regra deverá ter acesso via winbox, ssh ou telnet.
    Lembrando que esta é uma configuração padrão da MK, que é feita para usuários domesticos. A porta ether1 é a porta wan e as outras portas são portas da tua rede local. Mas vc pode alterar isto a qualquer momento. Fica a teu grado.
    Por sorte não precisei desabilitar e só criei um accept na porta 8291, obrigado pela atençao de vcs

  12. #12

    Padrão Re: Acesso externo ao mikrotik sem ddns

    Precisando, estamos aqui para isso.

    Boa sorte

    Att, Patrício

    Paz