+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Signal to noise

    Ola pessoal bom dia.
    Gostaria de saber qual Significado do Signal to Noise em relação ao sinal do ap, se para mais ou para menos é melhor, estou na duvida.
    estou tentando setar alguns clientes com sinal bom para um ccq em torno de 100%.
    Para isso diminui a potencia dos clientes e AP para 20dbi AP e 17dbi clientes.
    Segui prints


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cl.png
Visualizações:	101
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	68553


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	87
Tamanho: 	19,1 KB
ID:      	68550

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	108
Tamanho: 	20,1 KB
ID:      	68551

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	96
Tamanho: 	19,2 KB
ID:      	68552

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Signal to noise

    É a diferença entre o nível de sinal e o nível de ruído. Quanto maior melhor. Entretanto essa interpretação não pode vir sozinha.
    Não adianta por exemplo ter um SNR alto e um sinal pífio ou ainda um noise floor alto (-95dBm ou maior)

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Signal to noise

    então meu sinal estaria em condições para um ccq de 100%.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Signal to noise

    Citação Postado originalmente por renatoweb Ver Post
    então meu sinal estaria em condições para um ccq de 100%.
    CCQ leva em conta vários outros fatores além de sinal, noise e SNR. O chamado "client connection quality" CCQ, leva em conta também as taxas de retransmissão de dados, perdas de pacotes, sinal, etc etc. O que mais mata o chamado CCQ é fresnel! Noise floor também, mas um fresnel obstruído causa perda de qualidade do sinal, perda de intensidade, multipath, difração.

    Tenha me mente então que, você pode fazer um enlace de 200mts. Se tiver problema de fresnel, o sinal pode estar -40dBm o noise em -110dBm (SNR de 70dB) e teu CCQ ser um lixo de 50%/ 55%/ 60%. Em compensação você pode ter um enlace de quilómetros, com sinal de -60dBm (menor que o exmplo anterior) um noise de -95dBm (maior que o exemplo anterior) um SNR de 35dB e um CCQ de 90%~95%, se este enlace estiver com fresnel totalmente liberado e um alinhamento bem feito!

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Signal to noise

    Só um detalhe bobo que me diz pra IGNORAR o SNR: O SNR mínimo pra ter alguma qualidade ótima é uns 25dB. Mas... a relação mínima entre sinal e sensibilidade é maior que isso em data rates altos tipo MCS15, coisa tipo 30dB de margem.

    Então no dia que o SNR for tão baixo tipo 25dB, a relação entre sinal e sensibilidade será menor que isso e o PTP será um completo lixo!

    Não sei quais os data rates em uso, mas tem sinais péssimos tipo -62dBm nos prints. Isso é sinal suficiente pra MCS11 ou MCS12 apenas (E de fato, na imagem 3.png tem HT40-3, ou seja, MCS3 em 1 chain, ou MCS11 com 2 chains. Não é HT40-4 porque está com 40MHz, que exige MAIS sinal que 20MHz de largura).

    Enfim, seu CCQ está ruim porque os sinais estão ruins. Aquele CCQ de 100% pelo visto é porque o sinal de -70dBm está TÃO RUIM que esse rádio está operando só com 1 chain, e o chain que tem sinal tem -51dBm, que realmente dá 100% de CCQ num data rate de MCS0 a MCS4 mesmo com 40MHz de largura.

    Nota que tem diferença entre as polarizações em todos esses 3 clientes, o cliente que tem -56 e -58dBm tem CCQ ruim porque está usando MCS15 (HT40-7), e isso é sinal insuficiente pra data rate tão alto (MCS14 precisa -54dBm com 20MHz, e uns -51 ou -52dBm com 40MHz). Experimenta fixar o uso em MCS12, e em 20MHz, mesmo que por algumas horas de madrugada, só pra ver se o CCQ de quase todos não bate bem perto dos 100% (96-98% já dá pra chamar de ótimo). Pra ter 100% de CCQ com data rate tão altos tipo MCS13 a MCS15 precisa aquele sinal de -51dBm que um cliente tem (Mas tem que ter isso nos 2 chains! Não -51dbm em um chain e -56dBm em outro).

    Quem tem 1 chain com sinal ruim geralmente é quem faz cagada nas instalações, colocando antena só 50cm acima dos telhados (A zona de Fresnel já é comprometida na própria casa! Que dirá a perturbação que terá nos obstáculo no meio do caminho!). Diferença de 1dBm dá pra ignorar, variando entre 1 e 2dBm não é o fim do mundo, mas tem essa diferença TEM QUE nivelar pelo menor sinal! Na imagem 1.png é -60dBm (MCS11 com segurança), em 2.png é -58dBm (MCS12 com segurança) e 3.png é -62dbm (MCS11 com segurança), não importa se algum chain tem sinal maior, o que importa é nivelar pelo PIOR, mas não pode ter algo tão ruim quanto o cl.png, esse sinal de -70dBm e outro 19dBm maior, em -51dBm, força o uso de só 1 chain, e vai PARECER tudo bem só quando esse cliente não tem tráfego, hora que ele tiver alto tráfego (Depende do pacote vendido pra ele também) o CCQ vai cair pra mixaria, é 100% só enquanto tem só pacotes de sincronia trafegando (E pacotes de sincronia usam uma modulação de sensibilidade muito boa, por isso esses pacotes raramente são perdidos mesmo com sinais tipo -80dBm).

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Duvida Signal to noise

    Durante muitos anos usei na minha rede wi-fi o canal 3; mas volta e meia perdia pacotes, conexão ficava ruim. Escaneava os canais e estava limpo, que droga.
    Até o dia em que comprei um bullet m-2 usado, e aparecia o noise-floor de -95, até -85 mas ninguém no canal, que droga.... Troquei de canal, resolvi o problema, reduzi o Tx para -15 dBm, melhorou mais ainda. Celulares bagunçados nem consegue captar mais o sinal, e o noise-floor ficou em -96 até -98.
    Pessoal aqui, ficam achando que o sinal precisa estar em pelo menos 90%, mas prefiro 50% com qualidade( é o que se exige em canal digital por satélite), se estiver com 90% algo errado tem.

  7. #7

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Signal to noise

    To com o Noise Floor em -108 e 15 clientes ne um ap