+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Download de Atualizações Microsoft Windows 10 usando banda alta.

    Prezados,

    Tenho visto diversos clientes com problemas quanto à uso da banda contratada pelas atualizações Microsoft principalmente do Windows 10 por isso vou criar aqui abaixo um passo à passo de como fazer para capturar todo o tráfego e fazer o controle dessa banda utilizada.

    Criei um procedimento que faz a captura no dns dos endereços dessas atualizações e os inclui em uma lista onde consigo controlar o tráfego dessas atualizações.

    IMPORTANTE
    Isso é para uso em redes corporativas e que não atendem clientes (provedores) pois o Traffic Shaping é proibido.

    Vamos lá,

    CENÁRIO DA MINHA REDE: (Onde você irá substituir os dados conforme a sua rede)

    - MODO DE CONEXAO DO LINK: PPPOE
    - IP DA REDE INTERNA OU CLIENTES: 192.168.0.0/24
    - GATEWAY: 192.168.0.100 (IP DA MINHA MK)

    Primeiramente você irá forçar seu cliente à usar o DNS da Mikrotik, ou seja no meu caso o cliente recebe do DHCP o DNS como sendo o 192.168.0.100

    Para fazer isso você vai em IP / DHCP-SERVER / NETWORKS e configura o DNS com o IP da sua Mikrotik.

    Código :
    /ip dhcp-server network
    add address=192.168.0.0/24 gateway=192.168.0.100 netmask=24

    No Firewall você irá criar no NAT um direcionamento fazendo com que todas as requisições vindas dos computadores da sua rede para a porta DNS (53) da sua Mikrotik sejam redirecionadas para o DNS do Google (8.8.8.8), com isso essas informações ficarão registradas no Cache DNS da sua Mikrotik.

    Código :
    /ip firewall nat
    add action=dst-nat chain=dstnat comment="REDIRECIONAR DNS" \
        dst-port=53 in-interface=!pppoe-out1 protocol=udp to-addresses=\
        8.8.8.8 to-ports=53


    Agora iremos criar um agendamento no Scheduler para que à cada 2 Minutos seja feita uma captura no Cache do DNS de todos os endereços equivalentes à Microsoft.

    Caso queira você pode adicionar novos domínios à lista obedecendo a colocação entre as barras

    Código :
    /system scheduler
    add interval=2m name=microsoft on-event=":foreach i in=[/ip dns cache all find where (name~\"update.microsoft\" ||  name~\"
        wsupdate\" ||  name~\"download.microsoft\" ||  name~\"wustat\" ||   name~\"ntservicepack\") && (type=\"A\") ] do={\r\
        \n     :local tmpAddress [/ip dns cache get \$i address];\r\
        \ndelay delay-time=10ms\r\
        \n#prevent script from using all cpu time\r\
        \n    :if ( [/ip firewall address-list find where address=\$tmpAddress] = \"\") do={         \r\
        \n     :local cacheName [/ip dns cache get \$i name] ;\r\
        \n     :log info (\"added entry: \$cacheName  \$tmpAddress\");\r\
        \n     /ip firewall address-list add address=\$tmpAddress list=MS timeout=23:59:59 comment=\$cacheName;\r\
        \n\r\
        \n}\r\
        \n\r\
        \n}" policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive start-date=jan/01/2016 start-time=00:01:00



    Agora iremos criar uma Simple Queue que faz o controle de tráfego tanto de Download quanto de Upload para esses IPs da Microsoft.

    No meu caso eu criei um Burst de até 2,5Mega para uso de tráfego Microsoft. Porém vocês podem modificar conforme a necessidade. Coloquei um controle de horario para que a regra seja ativada somente no horário comercial.
    Atualizações poderão ser feitas sem nenhum controle na parte da noite ou nos finais de semana.

    Código :
    /queue simple
    add burst-limit=2560k/2560k burst-threshold=720k/938k burst-time=7m7s/5m28s comment="CONTROLE ATUALIZACOES MICROSOFT" limit-at=\
        768k/1M max-limit=768k/1M name=MS packet-marks=ms target=pppoe-out1 time=7h30m-17h59m59s,mon,tue,wed,thu,fri


    Para saber se a regra está funcionando basta você consultar no IP / Firewall / Address-List se estão sendo adicionadas à lista os endereços Microsoft.

    Caso tenha alguma sugestão de alteração ou melhoria favor contribuir.



    Att


    José Vanderlei Haás dos Santos
    Haás Tecnologia em Informática
    VisãoNet Telecom

    Tel: 42 3436-4096 / 42 3828-0001 / 0800-643-5025


  2. #2

    Padrão Re: Download de Atualizações Microsoft Windows 10 usando banda alta.

    Mas me tira uma dúvida, fiquei sabendo que o sistema de updates do Windows 10 funciona como um p2p na rede na hora de compartilhar. É aí?

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Download de Atualizações Microsoft Windows 10 usando banda alta.

    Em meu PC com processador AMD, 64 bits e HD SSD foi cerca de 5 horas, teve 3 anteriores frustradas, No note da minha ex, processador intel também com 64 bits foi cerca de 10 horas, o provedor é o mesmo mas IP de assinante é outro. No android para celulares chega a quase isso.
    Alguns pequenos provedores põe filtros para que usuário/ assinante não consiga mas liberam em finais de semana.

    Um cara leigo como eu, win 7, ou win 10 não sinto aquela diferença entre as atualizações, tirando as músicas piratas que se estiver no HD, ela corrompe no win 10. Melhora a segurança, os recursos e na performance fica difícil saber com 8 GB de RAM.
    Celular com android 4.4 para 5.0 música pirata tchau, daí para frente segue a mesma linha do windows.

  4. #4

    Padrão Re: Download de Atualizações Microsoft Windows 10 usando banda alta.

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Mas me tira uma dúvida, fiquei sabendo que o sistema de updates do Windows 10 funciona como um p2p na rede na hora de compartilhar. É aí?
    Sim, o sistema de Update da Microsoft permite compartilhar as atualizações dentro da rede. Essas regras não irão interferir nessa comunicação entre computadores. Portanto as atualizações continuarão sendo compartilhadas entre as máquinas da rede interna. Lembrando que essas regras podem e devem ser usadas apenas em redes corporativas que não atende clientes ou assinantes pois o controle é proibido sem o conhecimento e consentimento do usuário final.

  5. #5

    Padrão Re: Download de Atualizações Microsoft Windows 10 usando banda alta.

    Está falando do WSUS?

  6. #6

    Padrão Re: Download de Atualizações Microsoft Windows 10 usando banda alta.

    O cache do mikrotik funciona para o windows update? Para provedores e pequenas empresas um pequeno servidor de cache no proprio mikrotik ajudaria o windows update se o mesmo não for em https.

  7. #7

    Padrão Re: Download de Atualizações Microsoft Windows 10 usando banda alta.

    Para empresas recomendo WSUS.