+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Cpe em bridge ou router???

    Bom dia pessoal! Eu trabalho com rede wireless e eu queria saber oq é melhor pois tenho um provedor e trabalho com servidor pppoe, minha rede é composta de antenas ubiquiti e intelbras. O que seria melhor? DEIXAR A CPE EM MODO BRIDGE E AUTENTICAR O PPPOE NO ROTEADOR OU DEIXAR ELA EM MODO ROUTER E AUTENTICAR NELA MESMO? QUAIS SAO AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DOS DOIS?

  2. #2

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Melhor na cpe em router. Vantagem cliente troca o roteador e não precisa saber a senha do ppoe e nem saber configurar pois muitos não sabem e acaba gerando manutenão. Desvantagem mais processamento na cpe, mais nat, mais a vantagem e melhor por não gerar tanta manutenção e as cpe tem mais atualizaçoes que muito roteador tem por ai que e o caso do ipv6 muitos roteadores não funciona em ipv6.

  3. #3

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Pessoal acostumado a resetar desktop quando ele trava tem a mania de resetar o roteador quando ACHA que ele está travado. Não entendem a diferença de conceito e acabam gerando muito chamado por bobeira.

    Então EU NUNCA colocaria o roteador discando! O cliente tem que ter a liberdade de colocar o roteador que quiser, trocar por switch, ou colocar o cabo da CPE direto num desktop se quiser, sem ter que chamar o provedor a cada troca de equipamento DENTRO de casa (Dia que tiver que chamar a operadora de telefonia pra trocar meu modem ADSL eu cancelo o plano, se o modem é meu quem configura sou eu!).

    Se é comodato aí a coisa muda, mas ainda assim sempre tem os fuçadores que resetam roteador (E não tem como resetar 90% das CPE's pela fonte POE).

  4. #4

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Sempre melhor CPE roteado... Rede do provedor é do provedor.... Rede na casa do cliente é dele..Assim você mantem separação das redes.
    Assim você só terá manutenção caso a CPE queime ou então se desalinhar o apontamento... Se houver travamento é só orientar o cliente para desligar e religar.
    Sem falar que o broadcasting na sua rede vai diminuir bastante.

  5. #5

    Padrão

    coloca a cpe roteada, evita que o cliente gere dhcp quando o mesmo coloca o cabo na porta lan por engano.
    Uma bosta isso.

  6. #6

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Pessoal, pegando um gancho no tópico do amigo... Aqui nós usamos a CPE em modo router, justamente pra evitar todos os problemas mencionados acima, mas e se caso fosse em bridge e o cliente gerasse um loop dentro da casa dele, através de um switch, certamente chegaria no AP. A pergunta é, como identificar de onde está partindo o loop?

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Recebo do provedor via PPPoE mas com LAN habilitada e/ou roteada. Mas minha rede interna está em bridge inclusive o bullet, isso me garante um certo controle, esses dias descobri que não precisava por que a potência de wi-fi do meu celular é maior do que as outras. Uns comentaram a respeito disso mas como prestador de serviços puxar a sardinha só para uma marca soa como um crime.

    Muitos usuários acham que resetar o roteador resolve a sua internet mesmo que saiba configurá-lo, pode criar um outro problema que é a queima, com essa qualidade que temos, mesmo os mais caros.

  8. #8

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Pessoal, pegando um gancho no tópico do amigo... Aqui nós usamos a CPE em modo router, justamente pra evitar todos os problemas mencionados acima, mas e se caso fosse em bridge e o cliente gerasse um loop dentro da casa dele, através de um switch, certamente chegaria no AP. A pergunta é, como identificar de onde está partindo o loop?
    Melhor vc usar uma cpe mikrotik e ativar o antiloop na ether . Assim não espalharia para todo o lado.

  9. #9

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Ressuscitando a thread... Eu to com um problema igual mas em rede cabeada...
    To pensando em colocar um roteador barato na casa do cliente so pra pppoe e deixar o cara usar a lan para ligar outro roteador para ele fazer wireless, resetar, brincar, etc... Ai eu me comprometo so até o meu roteador...

  10. #10

    Padrão Re: Cpe em bridge ou router???

    Citação Postado originalmente por M3Marques Ver Post
    Ressuscitando a thread... Eu to com um problema igual mas em rede cabeada...
    To pensando em colocar um roteador barato na casa do cliente so pra pppoe e deixar o cara usar a lan para ligar outro roteador para ele fazer wireless, resetar, brincar, etc... Ai eu me comprometo so até o meu roteador...
    Use IP fixo atrelado ao MAC. Daí mesmo se o cara resetar o roteador, seu pool DHCP irá sempre fornecer o mesmo IP para o mesmo roteador. Larga um user e senha na mão do cara pra ele por no PPOE e avisa que a instalação inicial é gratuita. Se ele resetar por conta própria é cobrado visita técnica (viagem improdutiva).
    Eu faço assim. No começo é osso, mas depois os clientes entram na linha.

    Ou você pode optar por IP fixo por MAC sem PPOE, daí o cliente só se ferra se ele tentar espetar outro router na linha.