+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interligar duas RBS com IP Válido

    Bom dia Pessoal! Gostaria de uma ajuda dos amigos.

    Recebi de minha operadora uma faixa de IP /30 (ex: 200.200.200.x/30) e coloquei ela em minha RB3011 (concentrador PPPOE 1) e fiz um NAT na rede interna para distribuir a internet via PPPOE.
    Recebi também uma outra faixa da operadora /29
    (ex: 199.199.199.x/29)
    configurada lá na operadora como next pool.


    Minhas dúvidas são:

    • Gostaria de ligar outra RB3011
      (concentrador PPPOE 2)
      e utilizar nela um IP do /29, fiz isso criando um pppoe para ela configurando ele assim: local address
      200.200.200.194 e no remote address
      199.199.199.194 Consegui acessar a internet nessa segunda RB3011 normalmente, mas não consigo acessar ela de uma rede externa, nem mesmo pingar o endereço dela
      199.199.199.194. Não quero interligar ela por NAT, não sei se faltou alguma configuração aí.



    • Meu tráfego da segunda RB3011 obrigatoriamente, no meu caso tem que passar dentro da primeira RB3011. Minha intenção é que em qualquer uma das duas RB eu possa entregar IP valido restante do /29 para alguns clientes que irei selecionar, gostaria também que essa interligação das duas, se possível, não gerasse muito tráfego na primeira RB e que ambas pudessem ser acessadas de fora da rede.


    Segue anexa imagem de exemplo da estrutura.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Diagrama.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	35,9 KB
ID:      	68644

    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Interligar duas RBS com IP Válido

    O meio mais 'econômico' (para evitar desperdícios). É usar um IP do bloco 'adicional' numa interface loopback da segunda rb, se tiver ospf devidamente configurado, ele mesmo 'espalhará' o IP para o restante da rede, se não tem ospf, insere uma rota estática na primeira rb apontando para o IP da segunda. Por ex, vamos supor que entre as rb's já tem um /30, (10.1.1.1/30 na rb1 e 10.1.1.2/30 na rb2), então na rb1 você adiciona uma rota com "dst-addr 199.199.199.194 via Gateway 10.1.1.2".

    Obs: não se chama 'next pool' e sim 'next hop'.

  3. #3

    Padrão Re: Interligar duas RBS com IP Válido

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    O meio mais 'econômico' (para evitar desperdícios). É usar um IP do bloco 'adicional' numa interface loopback da segunda rb, se tiver ospf devidamente configurado, ele mesmo 'espalhará' o IP para o restante da rede, se não tem ospf, insere uma rota estática na primeira rb apontando para o IP da segunda. Por ex, vamos supor que entre as rb's já tem um /30, (10.1.1.1/30 na rb1 e 10.1.1.2/30 na rb2), então na rb1 você adiciona uma rota com "dst-addr 199.199.199.194 via Gateway 10.1.1.2".

    Obs: não se chama 'next pool' e sim 'next hop'.
    Boa noite. Não tenho ospf. Realmente me expressei errado é next rop. Vou fazer como me falou e postobo resultado. Obrigado

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Interligar duas RBS com IP Válido

    Alguém saberia me dizer se tem como repassar ip váildo via ospf?
    Tenho bloco /27 e gateway /30, na RB1 tenho /27 e /30 configurado em rip2, e uma faixa de ip dos cliente sob nat
    fiz ospf na rb1 e na rb2, tenho internet funcionando na rb2 tranquilo, quando configuro ip valido via netmap a net na rb2 não abre o site por completo, até habilitei na porta de entrada do link da rb1 proxy-arp, mas não funciona.

  5. #5

    Padrão Re: Interligar duas RBS com IP Válido

    Sim, tem!

  6. #6

    Padrão Re: Interligar duas RBS com IP Válido

    Pera, tu tem rip na rede? oO

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Interligar duas RBS com IP Válido

    Sim, minha rede é em bridge e rip apenas na chegada do link, solicitei minha operadora para mudar para ospf, pois vou estar alterando minha rede para roteada.