Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: calculo de baterias e placa para tocar 60w de consumo somado

Se for por hora:

60 watts / 24 volts = 2,5Ah por hora ---> 2,5Ah por 24 horas = 60 amperes por dia

Partindo dos ensinamentos do mestre rubem, a descarga máxima que se pode ter em uma bateria seria de 20% da capacidade dela, ou seja, 60 amperes equivaleriam a 20%, então você DEVERIA ter uma bateria de 300 amperes, ou duas de 150 ligadas em paralelo.

Sobre o painel mais indicado: seu consumo em Watts é de 1.440 watts por dia, então o painel deve acompanhar o consumo. A média de sol é de 4 a 5 horas por dia, mas vamos trabalhar com 4 horas. Então: 1.440 Watts /4 horas = 360 Watts por hora (dentro dessas 4 horas de sol que estamos nos referenciando), o que leva a entender que você deveria ter, no mínimo, um painel de 360 Watts pra recarregar esses 1.440 Watts consumidos durante a descarga, mas acho que não exista tal painel, você terá que usar dois e passar um pouco dessa conta para captar mais um pouco e deixar uma folga na captação!

O controlador [acho] deveria ser um MPPT, porque o painel trabalha com 33V (ou 37) e só os MPPT que fazem essa redução de tensão para 24V.

Veja preços nesses dois sites:
    https://www.minhacasasolar.com.br
    https://www.neosolar.com.br/loja

O rubem é O CARA pra te ajudar nisso!
    E se eu me equivoquei em algo, por favor, me corrijam.

Abraços!

Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    é o que mostra no datasheet dos equipamentos, somados da 52w mas arredondei pra 60 pra ter uma folga
    Fazendo que conta que seus equipamentos são alimentados por 12V:

60W x 24hrs = 1440W total/dia

Considerando que a eficiência média de sistemas solares é de 80%

1440W = 80% ... 100% = 1800W

Julgando que P=T x i (potência = tensão x corrente)

Então 1800W=12V x i
    i=1800W ÷ 12V
    i=150A

Julgando que a insolação média é de 6 horas abaixo do trópico no Brasil (não sei qual sua região), você deverá ter um sistema que produza cerca de 25Ah em 12Volts se for em 24V é cerca de 12.5Ah.
    Sua necessidade é de um sistema solar que tenha capacidade mínima de 300Wp

Tendo ainda em mente que você terá de possuir um sistema de armazenamento (baterias) que suportem as outras 18horas sem insolação:

150A ÷ 24horas = 6,25A x 18hrs = 112A é a soma da capacidade das baterias que você deve acoplar nesse sistema.

Tenha em mente que podem existir dias de chuva/nublados que produzem pouca energia, então o correto é você ter um sistema de baterias que suporte pelo menos 36 horas autônomas.

Material aconselhado:

3 painéis de 150Wp
    1 Controlador de carga
    4 baterias de 60Ah

Verifique a possibilidade de alimentar seus aparelhos direto em 12V ou 24V. Se você possuir equipamentos de múltiplas voltagens, será necessário adquirir step downs para regular a voltagem de saída individual de cada equipamento.

Boa sorte!

Ingresso
    Sep 2013

Precisaria de um painel com pelo menos 300 ou 400 watts em 24 volts, se não for usar inversor e bateria de 150 A. Rede elétrica vai custar aproximadamente R$ 60,00 por mês consumindo 70 watts conforme a tarifa da concessionária local.
    Painel solar nos prometem uma vida útil de 20 anos, bateria estacionária de 5 anos; Vamos dividir isso por 2, e calcular custo de um e custo de outro e ainda infelizmente o sistema de 12 volts ou 24 volts é marginalizado.
    As grandes TELES, usam com 48 volts até mesmo em 96 volts e ouvi casos com 120 volts, isso na realidade é para economizar o condutor que pode ser na placa cobreada ou o mesmo no fio, circuito eletrônico acredito que seja com 3,3 volts ou no máximo 5 volts mas a corrente é alta. Num roteador doméstico é no mínimo 0,5 A/h, num SXT ou air grid quase o triplo.

Conforme a região, se for de difícil acesso precisa ainda verificar número de dias consecutivos sem sol; aqui tem chegado a uma semana e a média é 3 dias. Nestes dias já conta com duas semanas parcialmente nublado, o que acarreta um grande prejuízo para sistema solar.

Seu eu fosse fazer um sistema desse aqui no nordeste seria assim: 60w x 24h=1440w 1440w/12v=120a/h bateria
    1 placa de 150w custa no ML em média r$450,00 contra o valor de 1 placa de 260w que custa r$700,00

1 placa de 150w gera 8,81a/h, contra 10a/h de 1 placa de 260w.
    Eu ligaria 2 placas de 150w em paralelo, que gerariam 17,62a/h.
    Aqui, na pior das situações, se eu contar de 9 horas da manhã as 4 horas da tarde, terei média de 7h/sol.
    17,62a x 7h/sol=123,34a/dia.

Em um sistema simples desse, não há necessidade de motar em 24v.

O gasto com 2 placas de 150w seria r$900,00, e geraria 17,62a/h, enquanto isso, 1 placa de 260w que custa r$700,00 gera apenas 10a/h.
    Porque, se você colocar apenas uma placa gerando 10a/h, esses 10a/h, serão apenas quando o sol está centralizado em cima das placas, após isso, a geração irá cair para a metade.

E, ao invés de uma bateria de 120a/h, eu colocaria uma a partir de 150a/h.

Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Em um sistema simples desse, não há necessidade de motar em 24v.
    É, acho que não precisa ser 24V, não. Vai encarecer o projeto. Vai de 12V mesmo.

Vai ser em uma torre baixa. Uns 10m então ñ vai ter queda muito significativa se por um cabo pp2.5mm. Vou usar um RB como hub daquelas que alimenta as portas. Com ela posso acompanhar a tensão das baterias. Vou calcular o que for mais viável puchar 800m de rede ou solar.