+ Responder ao Tópico



  1. #781
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    tuberculo
    Nas stories, merkets, play storie etc existe vários tipos de aplicativos.
    Nos android tinha uma que media o tipos de rede, banda, intensidade de sinal etc. Chip 1, 2 e wi-fi e por ele mesmo a taxa de conexão, no fim só opção paga. Atualmente " speed test light", não é tão bom mas ajuda.
    IOS ou celulares importados é um problema por que muitos utilizam banda 13 ou 27 em 700 MHz. Como modelo de homologação na ANATEL, funciona em quase todos os países e continentes.

  2. #782
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, atualmente com Motorola One Hyper, verifiquei até 107 Mbps.
    No momento 60 Mbps com a Claro e 4 Mbps com a Vivo, ambos em 4 G ( 17: 55 hS).
    No meio urbano muitos estão comprando o chip da claro, por conta das aulas on line e nos planos controle pouca diferença em valores; pós pago cada um tem um diferencial, no meu caso passaporte Américas e 40 GB + 40 GB ( Claro).

  3. #783

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Parece que eu comemorei cedo demais. O 4G mudou para 700 MHz novamente e não estou mais conseguindo conexão.
    @tuberculo Você desmarca todas as demais frequências, e deixa marcada apenas a frequência de 1800Mhz em 4G, para ver o que acontece!

  4. #784

    Padrão

    Opa, fiquei uns dias sem aparecer por aqui porque meio que desisti de arrumar, por falta de qualquer progresso.
    De qualquer forma, quando coloco somente no 4G 1800 MHz, não há conexão. Até na busca cega, não aparece o 4G disponível. Quando libero também o 700 MHz, aparece na busca cega, mas também não conecta.

  5. #785
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    tuberculo;
    Desde março as operadoras Tim e Vivo reduziram seus campos de alcance pelo menos nesta região embora a densidade populacional seja baixa.
    Sinal 4 G da Vivo e Tim mal atinge 4 km visual no celular e 8 km com antena específica, em 3 G 15 km e a Claro manteve isso desde a implantação porém 10 a 12 km em 3 G.
    Essa redução diminuiu as interferências sofridas por aparelhos em AM, e muitos outros fabricados até meados de 2017 e aliás a partir de 2010 são praticamente imperceptíveis.
    Entrada de 5 G vai ser um problemão quando tiver antenas em 3,5 GHz, vez que muitas antenas parabólicas operam na faixa de 3,6 GHz a 4,3 GHz e muitos receptores não contam com esse filtro. Nesta região mesmo com renda per capita baixa, a maioria utiliza banda KU principalmente os mais humildes os "ricos" ainda querem manter seus aparelhos.

  6. #786

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Opa, fiquei uns dias sem aparecer por aqui porque meio que desisti de arrumar, por falta de qualquer progresso.
    De qualquer forma, quando coloco somente no 4G 1800 MHz, não há conexão. Até na busca cega, não aparece o 4G disponível. Quando libero também o 700 MHz, aparece na busca cega, mas também não conecta.
    @tuberculoFaz uma configuração manual de APN:
    USUÁRIO: vivo
    SENHA: vivo
    PIN: 8486
    APN: zap.vivo.com.br
    NUMERO DE DISCAGEM: *99#

  7. #787

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    tuberculo;
    Desde março as operadoras Tim e Vivo reduziram seus campos de alcance pelo menos nesta região embora a densidade populacional seja baixa.
    Sinal 4 G da Vivo e Tim mal atinge 4 km visual no celular e 8 km com antena específica, em 3 G 15 km e a Claro manteve isso desde a implantação porém 10 a 12 km em 3 G.
    Essa redução diminuiu as interferências sofridas por aparelhos em AM, e muitos outros fabricados até meados de 2017 e aliás a partir de 2010 são praticamente imperceptíveis.
    Entrada de 5 G vai ser um problemão quando tiver antenas em 3,5 GHz, vez que muitas antenas parabólicas operam na faixa de 3,6 GHz a 4,3 GHz e muitos receptores não contam com esse filtro. Nesta região mesmo com renda per capita baixa, a maioria utiliza banda KU principalmente os mais humildes os "ricos" ainda querem manter seus aparelhos.
    @Nilton Nakao Esses problemas de conexão com rede 4G é problema especifico apenas desses Amplimax. Com certeza se sabendo a frequência exata da 4G da operadora, e comprando uma antena externa e ligando em um modem 3/4 da Zte, Huawei ou qualquer modem chinês do Aliexpress que seja compatível com a frequência, irá funcionar perfeitamente. O único detalhe exigido que porventura pode acontecer, é ser exigido uma configuração de APN da operadora. Os chips da Tim com plano de dados pós pagos são bloqueados para funcionar nesse Amplimax!

  8. #788

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @Nilton Nakao Esses problemas de conexão com rede 4G é problema especifico apenas desses Amplimax. Com certeza se sabendo a frequência exata da 4G da operadora, e comprando uma antena externa e ligando em um modem 3/4 da Zte, Huawei ou qualquer modem chinês do Aliexpress que seja compatível com a frequência, irá funcionar perfeitamente. O único detalhe exigido que porventura pode acontecer, é ser exigido uma configuração de APN da operadora. Os chips da Tim com plano de dados pós pagos são bloqueados para funcionar nesse Amplimax!
    Melhor router externo hoje pra se utilizar com dados em 700MHZ é o ZTE MF253V. Utilizo sem problemas. Confiável e estável.

    Esses Amplimax já abandonei. O parente dele (clone) da Aquário tem os mesmos defeitos. Devem ser fabricados na mesma fábrica chinesa.

    Outros que tem uma boa qualidade são os 4G da WNC. São meio pobres de firmware mas dá pra engrenar melhor que o Amplimax.

    Eu ainda não entendo como que esses fabricantes brasileiros (ELSYS, Aquário, Intelbras) escolhem esses equipamentos pra serem importados em massa da China. É só equipamento bugado. Ou quando o equipamento não é bugado o firmware é lixo. Elsys e Aquário que o digam. São os piores firmwares do planeta!



    Edit::::

    Só pra vocês terem uma idéia. Um WNC no 4G da TIM em 700MHZ, com antena Aquário CF-714 (yagi 14dBi).

    Sem visada pra torre (região de morros)
    Apontamento oposto a torre (apontamento de melhor sinal)
    Distância: 5km da torre

    Resultados:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rttimmm.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	88,8 KB
ID:      	70405

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rttimmm222.jpg
Visualizações:	89
Tamanho: 	37,9 KB
ID:      	70404

  9. #789

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Melhor router externo hoje pra se utilizar com dados em 700MHZ é o ZTE MF253V. Utilizo sem problemas. Confiável e estável.

    Esses Amplimax já abandonei. O parente dele (clone) da Aquário tem os mesmos defeitos. Devem ser fabricados na mesma fábrica chinesa.

    Outros que tem uma boa qualidade são os 4G da WNC. São meio pobres de firmware mas dá pra engrenar melhor que o Amplimax.

    Eu ainda não entendo como que esses fabricantes brasileiros (ELSYS, Aquário, Intelbras) escolhem esses equipamentos pra serem importados em massa da China. É só equipamento bugado. Ou quando o equipamento não é bugado o firmware é lixo. Elsys e Aquário que o digam. São os piores firmwares do planeta!



    Edit::::

    Só pra vocês terem uma idéia. Um WNC no 4G da TIM em 700MHZ, com antena Aquário CF-714 (yagi 14dBi).

    Sem visada pra torre (região de morros)
    Apontamento oposto a torre (apontamento de melhor sinal)
    Distância: 5km da torre

    Resultados:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rttimmm.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	88,8 KB
ID:      	70405

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rttimmm222.jpg
Visualizações:	89
Tamanho: 	37,9 KB
ID:      	70404
    Pois é. Um amigo possue um WNC da Tim, mas queria usar um chip da Claro, pois tem melhor sinal onde ele mora, mas o chip da Claro não funcionava no aparelho. Como falei no comentário anterior, enviei pra ele uma Apn para chip pré Claro e outra para chip de dados pós, e pronto, tá todo feliz navegando na internet da Claro!

  10. #790

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @tuberculoFaz uma configuração manual de APN:
    USUÁRIO: vivo
    SENHA: vivo
    PIN: 8486
    APN: zap.vivo.com.br
    NUMERO DE DISCAGEM: *99#
    Mudar o APN para essa configuração não muda nada, nem pra melhor nem pra pior.

  11. #791

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    @Nilton Nakao Esses problemas de conexão com rede 4G é problema especifico apenas desses Amplimax. Com certeza se sabendo a frequência exata da 4G da operadora, e comprando uma antena externa e ligando em um modem 3/4 da Zte, Huawei ou qualquer modem chinês do Aliexpress que seja compatível com a frequência, irá funcionar perfeitamente. O único detalhe exigido que porventura pode acontecer, é ser exigido uma configuração de APN da operadora. Os chips da Tim com plano de dados pós pagos são bloqueados para funcionar nesse Amplimax!
    Eu já testei um chip da Claro no aparelho e só funcionou no 2G, apesar de o sinal em 3G e 4G aparecer melhor até que a Vivo. Será que foi por causa das configurações de APN?

  12. #792

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Eu já testei um chip da Claro no aparelho e só funcionou no 2G, apesar de o sinal em 3G e 4G aparecer melhor até que a Vivo. Será que foi por causa das configurações de APN?
    Foi não. A única maneira pra saber se é defeito no seu aparelho é levá-lo pra testar na cidade, pois do contrário fica dificílimo detectar qual é o verdadeiro problema!

  13. #793
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48; tenho dois chips da Claro e um da Vivo pré que está mais morto( ligação/dados) do que vivo rsrs.

    Claro pós. número principal e maioria das vezes para saber o número de telefone do cliente, muito comum nem ele saber( a cobrar).
    Claro pré para PABX e teste de modens, quando não era associado a conta na website( minha claro), nem conseguia navegar e ligação ilimitada é uma mão na roda mas quase não ligo.
    Vivo pré. adiciono os créditos, não dá tempo para fazer nenhuma ligação.

    Claro, Vivo e Tim para funcionar bem somente com os aparelhos homologados, muitos são falsificados usando licenças da ZTE, Aquario, Huawei, Elsys, Intelbrás etc por que vamos em cotação de preços. Basta pegarmos um celular Xiaomi global e um Br( Anatel) dá para sentir diferenças gritante conforme a operadora e modalidade do plano, pelo menos com a Claro e Tim tenho certeza no aspecto performance.
    Dispositivo homologado tão logo conectemos o PC, entra na página do fabricante e raramente na página da operadora sem precisar de digitar o endereço. Nos celulares da Motorola já começa com CPF, depois se será de terceiros, menor de 13 anos etc e sendo importado não pede esse doc mas um outro.
    Fui testar um Elsys para minha cunhada, e por ter adquirido diretamente com a fabricante logo de antemão a página inicial da Elsys e outra da Vivo; em outras compras pelo(s) cliente(s) não entrou, funciona mas... Em uma cliente com Elsys comprado do fabricante com 16% acessa e navega em 3 G ( -102 dBm) e com 12% consegue fazer e receber ligações, num outro cliente pelo ML precisei de 36% sendo que lá chega -96 dBm por um outro dispositivo e ambas com a mesma operadora.

  14. #794

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48; tenho dois chips da Claro e um da Vivo pré que está mais morto( ligação/dados) do que vivo rsrs.

    Claro pós. número principal e maioria das vezes para saber o número de telefone do cliente, muito comum nem ele saber( a cobrar).
    Claro pré para PABX e teste de modens, quando não era associado a conta na website( minha claro), nem conseguia navegar e ligação ilimitada é uma mão na roda mas quase não ligo.
    Vivo pré. adiciono os créditos, não dá tempo para fazer nenhuma ligação.

    Claro, Vivo e Tim para funcionar bem somente com os aparelhos homologados, muitos são falsificados usando licenças da ZTE, Aquario, Huawei, Elsys, Intelbrás etc por que vamos em cotação de preços. Basta pegarmos um celular Xiaomi global e um Br( Anatel) dá para sentir diferenças gritante conforme a operadora e modalidade do plano, pelo menos com a Claro e Tim tenho certeza no aspecto performance.
    Dispositivo homologado tão logo conectemos o PC, entra na página do fabricante e raramente na página da operadora sem precisar de digitar o endereço. Nos celulares da Motorola já começa com CPF, depois se será de terceiros, menor de 13 anos etc e sendo importado não pede esse doc mas um outro.
    @Nilton Nakao As pessoas antes de comprar um modem 3/4G têm que se atentar para as disponibilidades de configuração manual que aquele modem oferece no seu firmware. Hoje tem algumas operadoras que não funcionam em alguns modens em algumas regiões sem que de antemão se configure manualmente a APN dela. Uma pessoa comprou um Zte chinês sem logomarca de nenhuma operadora do mesmo modelo do Zte 253v. Esse modem não oferece opção de configuração manual de APN e nem de frequência. Ele usa o chip da Tim, mas não pode usar chip da Claro, pois, tem que fazer uma configuração manual de APN, mas, o aparelho não oferece essa opção. O outro comprou um modem usb wifi chinês, e estava se descabelando todo porque inseria o chip da Vivo, e o chip se conectava na rede, mas, não acessava internet. Só entrou internet depois que eu enviei pra ele essa configuração aqui:

    USUÁRIO: vivo
    SENHA: vivo
    PIN: 8486
    APN: zap.vivo.com.br
    NUMERO DE DISCAGEM: *99#

  15. #795
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48 sempre aconselho meus clientes a comprarem com selo da ANATEL, se não tem fuja. Muitas vezes são placas recusadas no CQ e vão a leilão ou são desviadas.
    Recebi 5 placas da ZTE para configurar, só podia entrar em seu firmiware sem o chip e mesmo assim por menos de 3 minutos, reset e tudo de novo limpando o histórico do PC ou celular; mesmo modelo homologado tudo normal.

  16. #796

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Quando já se fala em 5G no Brasil, a Claro tá enterrada em 2/3G até hoje em várias pequenas cidades, e enquanto isso, a Tim expande sua rede, montando repetidoras de sinal em pequenos povoados a 30~60 km distante das cidades principais, já em apenas 4G, e com o VoLTE ativado!

  17. #797
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48; outros lugares não sei.
    Primeiro a colocar 3 G foi a Oi sendo a única com esse suporte por anos.
    Enquanto isso a torre da Claro ficou "emperrada" sem ligar os equipamentos por um bom tempo...
    Vivo ligou o 3 G, tempos depois foi a Vez da Tim, Claro somente com 2 G affff.
    Claro ligou 3 G e 4 G simultaneamente, Vivo e Tim quase dois anos depois; Oi continua com 3 G mas durante o dia é pior do que 2 G.

    Vivo, Tim e Claro com VoLTE.
    Em certos aparelhos pegam em 700, 850, 900,1800, 1900, 2100 e 2600 em qualquer uma das três operadoras; mas normalmente:
    Claro: 2 G, 1800 MHz; 3 G, 2100 MHz; 4 G, 1800 MHz
    Tim: 2 G, 900 MHz; 3 G, 850 MHz e 4 G, 700 MHz
    Vivo: 2 G, 900 MHz; 3 G 850 MHz e 4 G, 700 MHz
    Oi: GSM 1800 MHz e 3 G, 2100 MHz mas 1,5 km da torre sem sinal e tem dia que nem ao lado da torre o sinal está fraco; cidades vizinhas Oi só conta com GSM e áudio muito ruim pra piorar

    Acho que tem "acordo de cavalheiros";
    Para alguns ficam presos por serviço de dados, outros por contatos em sua agenda e outros pela cobertura; com certeza poucos estão satisfeitos( custo/benefício).
    Todas elas nos forçam a termos contrato de fidelidade, quem não tem e possui um bom plano( eu) não têm aquelas vantagens mas estou no primeiro ano ...

  18. #798

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Outros que tem uma boa qualidade são os 4G da WNC. São meio pobres de firmware mas dá pra engrenar melhor que o Amplimax.

    Edit::::

    Só pra vocês terem uma idéia. Um WNC no 4G da TIM em 700MHZ, com antena Aquário CF-714 (yagi 14dBi).

    Sem visada pra torre (região de morros)
    Apontamento oposto a torre (apontamento de melhor sinal)
    Distância: 5km da torre
    Esse eu não conheço.
    Manda um link, por favor.

    Ele é melhor, igual, ou inferior ao ZTE MF253V mencionado ?
    Última edição por JoaoBC; 26-08-2021 às 12:53. Razão: Correção de digitação

  19. #799

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Esse eu não conheço.
    Manda um link, por favor.

    Ele é melhor, igual, ou inferior ao ZTE MF253V mencionado ?
    Desse aqui

    https://produto.mercadolivre.com.br/...sbloqueado-_JM


    Mas se você procurar no Google roteador WNC 4G vai aparecer um outro com a cara um pouco diferente. Mas o hardware é idêntico.

    É o modelo WLD71-T5. Daí tem a versão a, b, c, d

    Tem uma dessas versões que não dá suporte 700Mhz. Só perguntar na hora de comprar.

  20. #800

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Obrigado, vou pesquisar.
    E entre ele e o ZTE, qual ?