+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pode ter certeza.
    Agora me bateu uma dúvida a respeito de um repetidor de sinal de celular de 10W, se instalado num pequeno povoado, e dependendo da quantidade de habitantes, se teria limitações de quantidade de aparelhos conectados nele simultaneamente!

Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Agora me bateu uma dúvida a respeito de um repetidor de sinal de celular de 10W, se instalado num pequeno povoado, e dependendo da quantidade de habitantes, se teria limitações de quantidade de aparelhos conectados nele simultaneamente!
    Como o sistema de repetição de celular, nada mais é do que um túnel de amplificação de sinal, ele não distingue o que está sendo transmitido por ele. A limitação seria o pico de interferência entre os equipamentos. Uns 30~50 sem tráfego simultâneo excessivo.

Agora com 10W em campo aberto o problema é a tia Ana. Como não existe possibilidade de licenciamento pra esse tipo de operação, lacre e o confisco dos equipamentos é quase certo.

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Como o sistema de repetição de celular, nada mais é do que um túnel de amplificação de sinal, ele não distingue o que está sendo transmitido por ele. A limitação seria o pico de interferência entre os equipamentos. Uns 30~50 sem tráfego simultâneo excessivo.

Agora com 10W em campo aberto o problema é a tia Ana. Como não existe possibilidade de licenciamento pra esse tipo de operação, lacre e o confisco dos equipamentos é quase certo.
    O ano passado eu me deparei com uma reportagem de um blogueiro na internet, a respeito de uma comunidade de uma região do Brasil, que não lembro mais de onde, que a população de um povoado, devido a Vivo não atender ao pedido deles e nem de autoridades municipais, de montar uma repetidora de sinal, lá; eles estavam fazendo uma vaquinha para montar uma repetidora de sinal por conta própria, e eu alertei que seria um investimento de risco, pois a Vivo iria amarrar essa história na barra da saia, e iria fofocar pra dona ANATEL, e a mesma iria apreender os equipamentos. Também mandei uma pergunta através do site de reclamações da ANATEL, se instalar um repetidor de 5W homologado por ela para irradiar o sinal ao ar livre seria permitido; tive como resposta que não, pois apenas as operadoras de celular são detentoras do direito de explorar as faixas de frequências.
    Última edição por chicao48; 17-03-2019 às 11:37.

O ano passado eu me deparei com uma reportagem de um blogueiro na internet, a respeito de uma comunidade de uma região do Brasil, que não lembro mais de onde, que a população de um povoado, devido a Vivo não atender ao pedido deles e nem de autoridades municipais, de montar uma repetidora de sinal, lá; eles estavam fazendo uma vaquinha para montar uma repetidora de sinal por conta própria, e eu alertei que seria um investimento de risco, pois a Vivo iria amarrar essa história na barra da saia, e iria fofocar pra dona ANATEL, e a mesma iria apreender os equipamentos. Também mandei uma pergunta através do site de reclamações da ANATEL, se instalar um repetidor de 5W homologado por ela para irradiar o sinal ao ar livre seria permitido; tive como resposta que não, pois apenas as operadoras de celular são detentoras do direito de explorar as faixas de frequências.
    Nunca irei entender como um repetidor de sinal de celular é de uso restrito das operadoras, e o mesmo é homologado por dona ANATEL, pode ser comercializado e não ter nem mesmo meios de legalizar o seu funcionamento!

Padrão

Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    No hotspot que fiz, usando o 4G da TIM, estou percebendo que provavelmente a TIM está bloqueando minha conexão, sem derrubar a conexão.
    No Amplimax está tudo ok, tudo indicando o sinal de 4G. Mas ninguém consegue navegar.
    Não tenho como afirmar. Pois não estou na localidade onde isso ocorre. Mas presumo que seja isso.
    Alguém já passou por algo parecido?
    Olá amigos,
    Somente para informar qual era o problema e o que foi feito.

Este fim de semana, fui na localidade e me deparei com:
    - Uma fonte PoE queimada.
    Provavelmente pelas constantes variações de energia.
    - O cabo do Amplimax estava no Mikrotik.
    Meu "ajudante" trocou e não soube colocar no local correto.
    - O cabo do Mikrotik estava no Amplimax.
    Meu "ajudante" trocou e não soube colocar no local correto. II
    - Mikrotik desconfigurado.
    Provavelmente pelas constantes variações de energia.

Procedimentos:
    Fiz o aterramento, troquei toda a fiação elétrica, comprei um nobreak APC 400VA.
    Depois de um dia de trabalho, reset de fábrica Amplimax e Mikrotik. Configurei tudo novamente.
    Pronto, tudo normal e operante sem interrupções até o momento.

Detalhes:
    O APC400 VA é muito bom. No domingo, por várias vezes ele entrou em ação, não por falta de energia, e sim pelas constantes variações de energia. Foi o R$400,00 mais bem gasto
    No plug do nobreak, estou usando um Clamper Pocket.
    Como levei somente uma vara de 3m para o aterramento, o mesmo não ficou 100%. Na verdade, longe disso.
    Fazendo medições no Multímetro, Fase/Neutro = 117V, Fase/Terra = 140V, Terra/Neutro = 22V.
    Nunca vi um aterramento tão fora dos padrões. No final do mês estarei levando mais três varas de aterramento.

Ainda bem que não era a TIM barrando as conexões.
    Muito obrigado a todos pelas colaborações e ajuda.

Nunca irei entender como um repetidor de sinal de celular é de uso restrito das operadoras, e o mesmo é homologado por dona ANATEL, pode ser comercializado e não ter nem mesmo meios de legalizar o seu funcionamento!
    Na verdade eles são homologados para que as operadoras possam importar.

Tem regras pra repetidores de uso doméstico, uma é que o sinal repetido não exceda os limites da edificação, seu ganho em downlink só pode ser de no máximo 70dB e a potência irradiada não pode ser superior a 500mW.

Qualquer um pode importar e homologar repetidores de diversos ganhos e potência.
    O que muda é quem pode usar e onde podd usar.