Página 35 de 35 PrimeiroPrimeiro ... 303132333435
+ Responder ao Tópico



  1. #681

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Confesso que não tenho muito conhecimento em offset. Mas nesse caso, parece ser uma parabólica comum.
    Corrija-me, se estiver errado.


    Sim, isso mesmo. Mas em todos os casos de uso do Amplimax com uma parabólica comum (ex: telada de 2m). O mesmo teve melhor rendimento no lugar do iluminador, ou seja, no ponto focal.
    Eu sei que você sabe de tudo isso. É só pra explicar aos demais.
    Então... offset é o modelo dessas antenas pequenas de chapa utilizadas em banda KU (TV a cabo). Com LNB fixado inclinado em relação a chapa concentradora.
    Parabólica é aquela que a gente já conhece. Telada e com LNB central.

    Com relação a colocação do Amplimax no lugar do iluminador da parabólica é porque é o ponto focal da parábola.

    Hoje desmontando um eu descobri que a chapa atrás dele é só uma questão de montagem/projeto da Elsys. Não tem diferença em colocar ele de frente ou de costas. As antenas dele são impressas na placa.
    Então eu me corrijo de ontem. Tanto faz a posição.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ELSYS1.jpg
Visualizações:	33
Tamanho: 	793,5 KB
ID:      	70078

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ELSYS2.jpg
Visualizações:	38
Tamanho: 	1.016,0 KB
ID:      	70079

    Analisando o circuito impresso do Amplimax eu cheguei a conclusão que a chapa original dele é fundamental. Ela funciona como o diretor refletor do dipolo da antena impressa. Esse diretor refletor tem uma distância exata do dipolo para que a antena funcione corretamente. Então na minha opinião, mesmo ele sendo colocado no lugar do iluminador da parábola, a montagem deve ser feita com a chapa atrás.

  2. #682

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Tem as mesmas características de uma antena painel, usada em Provedores de Internet via Rádio.



  3. #683

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, tem como a operadora tá transmitindo Gsm em 1800~1700Mhz. O aplicativo Net work cell infor lite informa Band 4, ou esse aplicativo tá fumando?

  4. #684

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, tem como a operadora tá transmitindo Gsm em 1800~1700Mhz. O aplicativo Net work cell infor lite informa Band 4, ou esse aplicativo tá fumando?
    Na verdade a banda 4 faz downlink em 2132mhz e uplink em 1732mhz (faixa central) com 40mhz de largura (20mhz acima e abaixo do centro).

    Então a banda é WCDMA 2100.

    Mas o aplicativo pode ter informado errado. Já vi acontecer de estar com sinal 4G no celular e o app informar GPRS ou estar em 3G e informar GSM.

    A única maneira de ter certeza da Band exata é com o seguinte procedimento:

    Com um smartphone Samsung (não serve de outra marca), com o chip da operadora desejada, verifica se ele faz ligação (é necessário pois smartphone Samsung exibe sinal de qualquer operadora quando não está registrado na rede do chip).
    Feito isso digita, como se fosse fazer uma ligação, *#0011#
    Vai acessar a tela de informações de serviço. Deve-se buscar os valores de UL e DL. Esses valores podem ser convertidos na frequência que a torre a qual o celular se conecta está operando.

    É a única maneira de saber com exatidão.

    Se conseguir os valores de DL e UL posts aqui que eu converto pra você.


    Uma errata em tempo: Os valores de UL e DL pode ser TX e RX em alguns celulares

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20200501-WA0093.jpg
Visualizações:	21
Tamanho: 	74,9 KB
ID:      	70098

    Neste caso da print a banda é CDMA 850 Mhz (3G)



  5. #685

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Na verdade a banda 4 faz downlink em 2132mhz e uplink em 1732mhz (faixa central) com 40mhz de largura (20mhz acima e abaixo do centro).

    Então a banda é WCDMA 2100.

    Mas o aplicativo pode ter informado errado. Já vi acontecer de estar com sinal 4G no celular e o app informar GPRS ou estar em 3G e informar GSM.

    A única maneira de ter certeza da Band exata é com o seguinte procedimento:

    Com um smartphone Samsung (não serve de outra marca), com o chip da operadora desejada, verifica se ele faz ligação (é necessário pois smartphone Samsung exibe sinal de qualquer operadora quando não está registrado na rede do chip).
    Feito isso digita, como se fosse fazer uma ligação, *#0011#
    Vai acessar a tela de informações de serviço. Deve-se buscar os valores de UL e DL. Esses valores podem ser convertidos na frequência que a torre a qual o celular se conecta está operando.

    É a única maneira de saber com exatidão.

    Se conseguir os valores de DL e UL posts aqui que eu converto pra você.


    Uma errata em tempo: Os valores de UL e DL pode ser TX e RX em alguns celulares

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20200501-WA0093.jpg
Visualizações:	21
Tamanho: 	74,9 KB
ID:      	70098

    Neste caso da print a banda é CDMA 850 Mhz (3G)
    O Samsung indica na primeira linha: Gsm 1800Mhz num slot, e no outro slot indica Gsm 900Mhz. Tenho uma tabela de todas as banda frequência, e consultei a tabela, e essa banda 4 se refere a 1700Mhz. Pior que tem gente usando esse aplicativo como referência para comprar antena. Dias atrás, um internauta informou que esse aplicativo tava indicando Gsm Band 2. Eu olhei na minha tabela, e banda 2 é 1900Mhz. Antigamente a Vivo de MG transmitia Gsm nessa frequência!

  6. #686

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    o Elsys debe estar na distancia focal, isso é na ponta da bengala do iluminador. Desse jeito unicamente atua como blindagem contra interferencias vindas de traz.



  7. #687

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    O Samsung indica na primeira linha: Gsm 1800Mhz num slot, e no outro slot indica Gsm 900Mhz. Tenho uma tabela de todas as banda frequência, e consultei a tabela, e essa banda 4 se refere a 1700Mhz. Pior que tem gente usando esse aplicativo como referência para comprar antena. Dias atrás, um internauta informou que esse aplicativo tava indicando Gsm Band 2. Eu olhei na minha tabela, e banda 2 é 1900Mhz. Antigamente a Vivo de MG transmitia Gsm nessa frequência!
    Na prática não é assim que funciona. Esse GSM 1800Mhz e GSM 900Mhz é referência. Não ajuda. Só com esse esquema e analisando os dois parâmetros que te passei que é possível definir a banda exata e a frequência exata.

    Por exemplo na print que eu te passei acima:

    RX 4358 e TX 4133. Na conversão fica assim:

    Banda 5 CDMA
    Downlink (RX) 871,6Mhz
    Uplink (TX) 826,6Mhz

    A banda 4 a qual você se refere, pode ser até 1700Mhz. Mas não no Brasil. No Brasil essa banda é para a faixa de uplink (celular > torre)

    As frequências no Brasil são conforme a tabela:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tabela.jpg
Visualizações:	29
Tamanho: 	221,1 KB
ID:      	70099

    Se você observar, a banda 4 começa com o downlink entre 2155Mhz e 2110Mhz termina no uplink entre 1755Mhz e 1710Mhz. No Brasil essa frequência é destinada ao LTE (4G).

    Se você encontrou em seu celular que a banda é GSM 1800Mhz, para existir operação em 1700Mhz (somente na fase do uplink) a banda não é a 4. É a 1800 DCS. Banda antiga do GSM (2G - GPRS) que só não foi totalmente desativada no Brasil para implantação do 4G devido aos fabricantes de máquina de cartão (Elo, Cielo, Sumup, Getnet, etc) ainda importarem placas GSM/GPRS da China para a fabricação das máquinas.

    Observe na tabela abaixo que as frequências de downlink para GSM 1800Mhz são entre 1879,8Mhz e 1805,2Mhz enquanto as de uplink são entre 1784,8Mhz e 1710,2Mhz

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tabela2.jpg
Visualizações:	25
Tamanho: 	154,7 KB
ID:      	70100


    Portanto a banda 4 é LTE em AWS-1 (Advanced Wireless Systems) pouco usada no Brasil e vai de 2100Mhz a 1700Mhz.

    GSM 1800 é a banda 1800 DCS que opera o 2G/GSM/GPRS que opera entre 1800Mhz e 1700Mhz.

    Como eu disse, pra ter certeza somente tirando os valores de UL (TX) e DL (RX) de um celular Samsung efetivamente conectado a rede desejada e convertendo os valores.

  8. #688

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Na prática não é assim que funciona. Esse GSM 1800Mhz e GSM 900Mhz é referência. Não ajuda. Só com esse esquema e analisando os dois parâmetros que te passei que é possível definir a banda exata e a frequência exata.

    Por exemplo na print que eu te passei acima:

    RX 4358 e TX 4133. Na conversão fica assim:

    Banda 5 CDMA
    Downlink (RX) 871,6Mhz
    Uplink (TX) 826,6Mhz

    A banda 4 a qual você se refere, pode ser até 1700Mhz. Mas não no Brasil. No Brasil essa banda é para a faixa de uplink (celular > torre)

    As frequências no Brasil são conforme a tabela:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tabela.jpg
Visualizações:	29
Tamanho: 	221,1 KB
ID:      	70099

    Se você observar, a banda 4 começa com o downlink entre 2155Mhz e 2110Mhz termina no uplink entre 1755Mhz e 1710Mhz. No Brasil essa frequência é destinada ao LTE (4G).

    Se você encontrou em seu celular que a banda é GSM 1800Mhz, para existir operação em 1700Mhz (somente na fase do uplink) a banda não é a 4. É a 1800 DCS. Banda antiga do GSM (2G - GPRS) que só não foi totalmente desativada no Brasil para implantação do 4G devido aos fabricantes de máquina de cartão (Elo, Cielo, Sumup, Getnet, etc) ainda importarem placas GSM/GPRS da China para a fabricação das máquinas.

    Observe na tabela abaixo que as frequências de downlink para GSM 1800Mhz são entre 1879,8Mhz e 1805,2Mhz enquanto as de uplink são entre 1784,8Mhz e 1710,2Mhz

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tabela2.jpg
Visualizações:	25
Tamanho: 	154,7 KB
ID:      	70100


    Portanto a banda 4 é LTE em AWS-1 (Advanced Wireless Systems) pouco usada no Brasil e vai de 2100Mhz a 1700Mhz.

    GSM 1800 é a banda 1800 DCS que opera o 2G/GSM/GPRS que opera entre 1800Mhz e 1700Mhz.

    Como eu disse, pra ter certeza somente tirando os valores de UL (TX) e DL (RX) de um celular Samsung efetivamente conectado a rede desejada e convertendo os valores.
    Eu olhei na minha tabela de bandas e existe mesmo TX e RX para cada banda de frequência!



  9. #689

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Eu olhei na minha tabela de bandas e existe mesmo TX e RX para cada banda de frequência!
    Inclusive bate certinho com a sua referência a respeito da banda 4.

  10. #690



  11. #691

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Gente, faz tempo que sumiu a página de download da elsys. Também não estou conseguindo contato por telefone. Vi em algum lugar q estão testando o firmware 1.4.5 RC 1 do amplimax. Alguém está sabendo o que houve ?

    Ps: 40min depois achei isto:
    https://www.elsys.com.br/modem-4g-para-iinternet/p

    Fala de firmware 1.6.1.3 para amplimax, mas não diz se é o ultimo modelo Amplimax 4G ou Anterior (amplimax ou link 4G) não sei se mudou o nome

  12. #692

    Padrão

    As informações abaixo, estão no "arquivo release_notes_1_6_1_3.txt"

    Alterações da versão 1.6.1.3 do Amplimax em relação à anterior (1.3):

    _ inclusão da funcionalidade de conxão à plataforma Elsys cloud, que permite gerenciamento remoto do produto, mesmo na ausência de IP público (https://cloud.elsys.com.br/planos/)



  13. #693

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Um colega do fórum de telefonia do telegram me passou um IP para acessar.
    Encontrei um campo para colocar o APN IMS, mas como ele não usa chip da Tim, não deu para testar.