+ Responder ao Tópico



  1. #641

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Conforme imagem, a banda ainda é 700MHz. O nível de sinal sempre variou de 35% até 40%.
    Então, posso afirmar que a TIM não diminuiu a potência e nem modificou a frequência.
    Tenho quase certeza que o problema está na minha antena. Mas o intrigante é que pega a Claro em 850MHz.
    Se eu pensar que alguma árvore tenha dificultado a visada, também não pegaria a Claro. Pois a torres estão uma do lado da outra.
    A verdade é que o sinal foi decaindo até sumir totalmente, só o da TIM.

    Anexo 69942
    Ehhhhh, compljcado hein? Agora o único jeito mesmo, será testar a antena no local onde tá chegando sinal em 700Mhz, e se ela funcionar, isso prova que problema será no Amplimax, e em específico nesta frequência!

    É muito confuso entender esse Amplimax, pois, com um nivel de sinal de -114dBm, em outros roteadores 3/4G, seria quase impossível se abrir um site; isso se esse sinal de -114dBm do Amplimax for referente ao nivel de sinal captado pela antena externa, é claro!

  2. #642

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Ehhhhh, compljcado hein? Agora o único jeito mesmo, será testar a antena no local onde tá chegando sinal em 700Mhz, e se ela funcionar, isso prova que problema será no Amplimax, e em específico nesta frequência!

    É muito confuso entender esse Amplimax, pois, com um nivel de sinal de -114dBm, em outros roteadores 3/4G, seria quase impossível se abrir um site; isso se esse sinal de -114dBm do Amplimax for referente ao nivel de sinal captado pela antena externa, é claro!
    Digo: -119dBm

  3. #643

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Ehhhhh, compljcado hein? Agora o único jeito mesmo, será testar a antena no local onde tá chegando sinal em 700Mhz, e se ela funcionar, isso prova que problema será no Amplimax, e em específico nesta frequência!
    Sabe que cheguei a pensar nisso?

    É muito confuso entender esse Amplimax, pois, com um nivel de sinal de -114dBm, em outros roteadores 3/4G, seria quase impossível se abrir um site; isso se esse sinal de -114dBm do Amplimax for referente ao nivel de sinal captado pela antena externa, é claro!
    Sim, está com uma antena externa. No caso do sítio do meu tio, é uma aquário de 850MHz, que ele usava no telefone rural.

  4. #644

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Sabe que cheguei a pensar nisso?


    Sim, está com uma antena externa. No caso do sítio do meu tio, é uma aquário de 850MHz, que ele usava no telefone rural.
    Teria que colocar uma de 700Mhz 20dBi e com Amplimax no mastro (fio curto) pra testar.
    Agora... Mesmo que o Amplimax diga que -119dBm é aceitável, pra mim é sinal praticamente inexistente. Se você pegar um celular rural de mesa Aquário, com -120dBm ele desconecta e não faz nem ligação.
    Na TIM e pra dados ainda. Eu não arriscaria nem com -100dBm imagina com 19 dB a menos. -119 é pífio

  5. #645

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Teria que colocar uma de 700Mhz 20dBi e com Amplimax no mastro (fio curto) pra testar.
    Particularmente, não gosto de colocar o Amplimax no Mastro. Mas é fato que cabo muito longo proporciona maiores perdas.

    Agora... Mesmo que o Amplimax diga que -119dBm é aceitável, pra mim é sinal praticamente inexistente. Se você pegar um celular rural de mesa Aquário, com -120dBm ele desconecta e não faz nem ligação.
    Na TIM e pra dados ainda. Eu não arriscaria nem com -100dBm imagina com 19 dB a menos. -119 é pífio
    Neste cenário está em uso quatro celulares, não há PC ou outro dispositivo. O uso da internet é moderado, é praticamente somente de Whatsapp.
    Eles nunca reclamaram da internet. Certamente é porque só tem essa.

  6. #646

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Sabe que cheguei a pensar nisso?
    Para mim, a melhor opçao seria levar o aparelho na cidade para testa-lo configurado na frequência de 700Mhz, aí sim, seria um tiro certeiro!

  7. #647

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Particularmente, não gosto de colocar o Amplimax no Mastro. Mas é fato que cabo muito longo proporciona maiores perdas.
    Já vi relatos de internautas que, quando usava o Amplimax dentro de casa, sofriam com frequentes quedas de sinal, e depois que colocou o aparelho 50cm a 01 metro embaixo da antena externa, funcionou perfeitamente e até aumentando a porcentagem do nível de sinal. Agora, acho muito confuso isso, pois uma cabo RGC-213 de 15m de comprimento em frequências baixas, essa perda seria relativamente insignificante; a não ser que o aparelho estando tão próximo da antena, se crie um campo eletromagnético indutivo fazendo com que esse aparelho tivesse um melhor aproveitamento de ondas estacionárias, assim como uma antena de rádio que, quando se aproxima uma fase de um fio, se percebe a melhora na recepção; do contrario é algo muito confuso!

  8. #648

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Somente para elucidar um pouco mais o problema.
    Conforme havia dito, tenho outro Amplimax instalado no sítio do meu tio, na mesma região, apontando para a mesma antena da TIM. Sendo que este está um pouco mais longe.
    Agora pouco, após muita luta, consegui acessar remotamente e fazer um print.
    Conforme imagem, a banda ainda é 700MHz. O nível de sinal sempre variou de 35% até 40%.
    Então, posso afirmar que a TIM não diminuiu a potência e nem modificou a frequência.
    Tenho quase certeza que o problema está na minha antena. Mas o intrigante é que pega a Claro em 850MHz.
    Se eu pensar que alguma árvore tenha dificultado a visada, também não pegaria a Claro. Pois a torres estão uma do lado da outra.
    A verdade é que o sinal foi decaindo até sumir totalmente, só o da TIM.

    Anexo 69942
    aqui aconteceu algo parecido.
    no sitio da minha cunhada coloquei um roteador 3g da vivo, funcionava muito bem, foi só o pessoal da vivo fazer um down tilt na antena que ja nao tinha mais sinal.
    desconfio que no seu caso ele devem ter mudado a posição da antena.

  9. #649
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Somente para elucidar um pouco mais o problema.
    Conforme havia dito, tenho outro Amplimax instalado no sítio do meu tio, na mesma região, apontando para a mesma antena da TIM. Sendo que este está um pouco mais longe.
    Agora pouco, após muita luta, consegui acessar remotamente e fazer um print.
    Conforme imagem, a banda ainda é 700MHz. O nível de sinal sempre variou de 35% até 40%.
    Então, posso afirmar que a TIM não diminuiu a potência e nem modificou a frequência.
    Tenho quase certeza que o problema está na minha antena. Mas o intrigante é que pega a Claro em 850MHz.
    Se eu pensar que alguma árvore tenha dificultado a visada, também não pegaria a Claro. Pois a torres estão uma do lado da outra.
    A verdade é que o sinal foi decaindo até sumir totalmente, só o da TIM.

    Anexo 69942
    Tenho um caso em que o sinal da Tim chega numa propriedade rural de -97 a -102 dBm, virando de um lado a outro a Vivo chega com -107 dBm e de quando em vez com -104 dBm.
    No mesmo local a 50 metros em rastreio chega Vivo com -100 dBm mas Tim, Claro e Oi só localiza usando a mesma antena, cabo, aparelho e até energia elétrica na mesma fase rsrs.

  10. #650

    Padrão

    Ehhhh, realmente o Amplimax consegue fazer milagres!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         amplimax..png
Visualizações:	112
Tamanho: 	34,8 KB
ID:      	69944


    A minha conclusão técnica é Bug, portanto, será perda de tempo testar antena. Esse aparelho não consegue se manter no 4G, é sempre caindo para o 3G em 850Mhz mesmo estando com quase 100% de nível de sinal, sendo obrigado a reiniciar o aparelho para que ele volte. Se não fosse esses Bugs, seria um ótimo aparelho. Se a Elsys não procurar sanar esses Bugs desse aparelho, ela irá perder mercado com ele!

  11. #651

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Tenho um caso em que o sinal da Tim chega numa propriedade rural de -97 a -102 dBm, virando de um lado a outro a Vivo chega com -107 dBm e de quando em vez com -104 dBm.
    No mesmo local a 50 metros em rastreio chega Vivo com -100 dBm mas Tim, Claro e Oi só localiza usando a mesma antena, cabo, aparelho e até energia elétrica na mesma fase rsrs.
    Se alimentou tanta expectativa quanto a chegada dessa frequência de 700Mhz, pra nada; não consegue alcançar com perfeição nem mesmo 20 Km de distância com recepção através de antena!

  12. #652
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Ehhhh, realmente o Amplimax consegue fazer milagres!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         amplimax..png
Visualizações:	112
Tamanho: 	34,8 KB
ID:      	69944


    A minha conclusão técnica é Bug, portanto, será perda de tempo testar antena. Esse aparelho não consegue se manter no 4G, é sempre caindo para o 3G em 850Mhz mesmo estando com quase 100% de nível de sinal, sendo obrigado a reiniciar o aparelho para que ele volte. Se não fosse esses Bugs, seria um ótimo aparelho. Se a Elsys não procurar sanar esses Bugs desse aparelho, ela irá perder mercado com ele!
    Em meu celular Moto G um chip depois 2 chips entrava 3G, H ou H+ usando a internet; ao estar em uma chamada de voz mudava para G tanto fazia com Claro ou Vivo, caso usasse somente 3 G perdia e muito no raio de cobertura.
    Com moto G 5 S, fica de 4 G para 3G em chamada de voz e no caso da Vivo para G. Como a Tim e Vivo usam banda 28 em dados, imagina estando em 3 G que está na banda 5; a Claro opera em banda 3 nas duas tecnologias mas acho que em Rx da ERB opera nas sobras das frequências da banda 5.
    Nos celulares, não sentimos diferença alguma, por que esta no aparelho diversa antenas para atender os requisitos da homologação; nas propriedades rurais fica complicado por que quanto maior o seu ganho ( dBi) mais estreito é a sua faixa de operação e abertura do foco( yagi). Uma antena de 20 dBi deve ter uma abertura de uns 10°, enquanto uma antena de 10 dBi deve ter 30°; em locais com ventos constantes vai fazer muita diferença.

  13. #653

    Padrão

    Finalmente consegui trazer minha antena pra testar aqui em casa, na cidade onde tem sinal bom de todas as operadoras.
    Só recapitulando. Minha antena é de 700MHz e lá na zona rural, só a Tim que não pegava. A qual a frequência é a mesma.
    Vamos aos fatos e as fotos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20200219_210719485.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	1,90 MB
ID:      	69947
    É isso mesmo, a antena é em curto?
    OBS.: Depois dessa foto, fiz um teste na escala correta e vi que não tá em curto. Mas aparece uma resistência muito baixa, cerca de 0,001 Ohm.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20200219_211130582_HDR.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	1,91 MB
ID:      	69948
    Olha aí, Amplimax ligado na minha antena de 700MHz, capitando sinal de 2600MHz.
    Pode isso?
    Tentando já responder.
    Teste 1
    Detalhe1: Neste teste, o Amplimax está configurado pra captar todas as frequências. Então, é possível que o sinal de 2600MHz esteja chegando muito forte e esteja sendo capitado no cabo e não na antena.
    Detalhe2: Com o cabo enroscado na antena, o sinal é de 71%. Desenroscando o cabo na antena, o sinal permanece em 71%.
    Ou seja, posso afirmar que o sinal de 2600MHz, esteja realmente sendo capitado no cabo e não na antena.

    Teste 2
    Configurei o Amplimax pra capitar somente 700MHz.
    Usando só uma parte da antena (a antena é dividida em duas partes), o sinal fica em 84%. Unindo as duas partes da antena, fica em 87%.
    A antena inteira tem 20dbi. Pela metade, acho que fica com 14dbi.
    Achava que iria dar um percentual de capitação muito maior unindo as duas partes, mas a diferença foi somente de 3%.

    Essa é a visão de um Analista de Sistemas, que não entende de antenas.

  14. #654

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Finalmente consegui trazer minha antena pra testar aqui em casa, na cidade onde tem sinal bom de todas as operadoras.
    Só recapitulando. Minha antena é de 700MHz e lá na zona rural, só a Tim que não pegava. A qual a frequência é a mesma.
    Vamos aos fatos e as fotos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20200219_210719485.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	1,90 MB
ID:      	69947
    É isso mesmo, a antena é em curto?
    OBS.: Depois dessa foto, fiz um teste na escala correta e vi que não tá em curto. Mas aparece uma resistência muito baixa, cerca de 0,001 Ohm.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20200219_211130582_HDR.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	1,91 MB
ID:      	69948
    Olha aí, Amplimax ligado na minha antena de 700MHz, capitando sinal de 2600MHz.
    Pode isso?
    Tentando já responder.
    Teste 1
    Detalhe1: Neste teste, o Amplimax está configurado pra captar todas as frequências. Então, é possível que o sinal de 2600MHz esteja chegando muito forte e esteja sendo capitado no cabo e não na antena.
    Detalhe2: Com o cabo enroscado na antena, o sinal é de 71%. Desenroscando o cabo na antena, o sinal permanece em 71%.
    Ou seja, posso afirmar que o sinal de 2600MHz, esteja realmente sendo capitado no cabo e não na antena.

    Teste 2
    Configurei o Amplimax pra capitar somente 700MHz.
    Usando só uma parte da antena (a antena é dividida em duas partes), o sinal fica em 84%. Unindo as duas partes da antena, fica em 87%.
    A antena inteira tem 20dbi. Pela metade, acho que fica com 14dbi.
    Achava que iria dar um percentual de capitação muito maior unindo as duas partes, mas a diferença foi somente de 3%.

    Essa é a visão de um Analista de Sistemas, que não entende de antenas.
    Tem alguns detalhes:

    Sim a antena é um curto. Só as antenas de dipolo aberto não são em curto. As Yagi comerciais são dipolo fechado (oval), portanto em curto.

    Quanto a pegar 4G em 2600Mhz próximo a torre até um toco de fio de 3cm capta o sinal. Afinal as antenas internas de celulares são menores que isso. Então sim... É sua Yagi que captou 2600Mhz e esse dado não serve de base pra praticamente nada.

    Quanto a antena estar pela metade, ela fica com 17dBi. Pra 14dBi ela teria só uns 4 ou 5 diretores.
    O ganho de 17 ou 20dBi em uma antena de baixa frequência dessa, tem mais influência na direcionalidade do uplink do que na recepção de downlink. Que vai ser quase a mesma entre Yagis de 17 e 20dBi.
    Quanto a diferença de 3% é uma valor mínimo (1dB talvez?) Só a diferença de ganho entre 20dBi e 17dBi pela antena estar pela metade daria um percentual na casa dos 9~11%. O que reforça a situação de que o ganho direcional dessas Yagis é mais no quesito uplink do que downlink.

    De tudo isso que você está passando eu posso dizer o seguinte: A TIM é o pior lixo de operadora do Brasil. Sinal ruim, alcance ruim, internet ruim.

  15. #655

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Finalmente consegui trazer minha antena pra testar aqui em casa, na cidade onde tem sinal bom de todas as operadoras.
    Só recapitulando. Minha antena é de 700MHz e lá na zona rural, só a Tim que não pegava.
    Pronto, a minha conclusão de Bug foi derrubada por terra; menos mal, pois seria pior, quando lembro que um amigo quebrou com uma marreta aquela interface lixo dele da Intelbrás toda contaminada de Bugs, do contrário ele teria sido internado numa camisa de força. Problema na antena seria causa quase nula. Conclusão: nenhuma novidade para mim quanto a Tim ter baixado a sua potência de sinal!

  16. #656
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Finalmente consegui trazer minha antena pra testar aqui em casa, na cidade onde tem sinal bom de todas as operadoras.
    Só recapitulando. Minha antena é de 700MHz e lá na zona rural, só a Tim que não pegava. A qual a frequência é a mesma.
    Vamos aos fatos e as fotos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20200219_210719485.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	1,90 MB
ID:      	69947
    É isso mesmo, a antena é em curto?
    OBS.: Depois dessa foto, fiz um teste na escala correta e vi que não tá em curto. Mas aparece uma resistência muito baixa, cerca de 0,001 Ohm.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20200219_211130582_HDR.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	1,91 MB
ID:      	69948
    Olha aí, Amplimax ligado na minha antena de 700MHz, capitando sinal de 2600MHz.
    Pode isso?
    Tentando já responder.
    Teste 1
    Detalhe1: Neste teste, o Amplimax está configurado pra captar todas as frequências. Então, é possível que o sinal de 2600MHz esteja chegando muito forte e esteja sendo capitado no cabo e não na antena.
    Detalhe2: Com o cabo enroscado na antena, o sinal é de 71%. Desenroscando o cabo na antena, o sinal permanece em 71%.
    Ou seja, posso afirmar que o sinal de 2600MHz, esteja realmente sendo capitado no cabo e não na antena.

    Teste 2
    Configurei o Amplimax pra capitar somente 700MHz.
    Usando só uma parte da antena (a antena é dividida em duas partes), o sinal fica em 84%. Unindo as duas partes da antena, fica em 87%.
    A antena inteira tem 20dbi. Pela metade, acho que fica com 14dbi.
    Achava que iria dar um percentual de capitação muito maior unindo as duas partes, mas a diferença foi somente de 3%.

    Essa é a visão de um Analista de Sistemas, que não entende de antenas.
    Antena direcional ou melhor yagi que pode ser de dipolo fechado( curto) ou aberto e no caso o irradiante é de 300 ohms com um casador de impedância dentro deste formato oval. Dipolo fechado são menos ruidosas, em casos de tempestades atmosféricas evitam que queimem o aparelho não é raios com trovoadas mas com ar seco e vento úmido ou vice-versa.
    Sem a emenda na antena deve ter uns 15 a 17 dBi com uma abertura de feixe ou foco de 12° enquanto com 20 dbi teria um feixe de 8° ou seja a antena ficou menos diretiva. Tenho caso em que antena de 8 dBi funcionou melhor do que com 14, 17 ou 20 dBi por que o seu feixe deve ser de uns 30° e o aparelho captando com -100 dBm, enquanto com 20 dBm chegava a -95 dBm mas caía do nada para -107 dBm. Sinal que chega no aparelho nunca é o mesmo que chega nas ERBs que usam antenas setoriais duplas,triplas ou quádruplas.

  17. #657

    Padrão

    A Aquário lançou um protetor contra surto em cabo coaxial. Valor do Aquário, 200 reais, enquanto que o japonês no Aliexpress, somando com o frete, apenas 60 reais!

    Nome:      Centelhador aquario.png
Visitas:     155
Tamanho:  35,5 KBNome:      Centelhador chines.png
Visitas:     148
Tamanho:  26,6 KB

  18. #658

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Olha aí amigos, um comparativo entre Zte e o Amplimax, que eu encontrei no you tube!


  19. #659

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Meus pais moro no interior no rio a 4km da torre mais próxima.
    Tenho um amplimax 4g e na região tem 3g claro a 850mhz e 4g da Tim a 700mhz.
    Colocando o amplimax no alto consegui 9mb/14mb isso colocando ele preso a um bambo para testar já o da claro fica com 86% porém a 2mb no máximo.
    Preciso de indicação de antena de 700mhz

  20. #660

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por vfernandes0408 Ver Post
    Meus pais moro no interior no rio a 4km da torre mais próxima.
    Tenho um amplimax 4g e na região tem 3g claro a 850mhz e 4g da Tim a 700mhz.
    Colocando o amplimax no alto consegui 9mb/14mb isso colocando ele preso a um bambo para testar já o da claro fica com 86% porém a 2mb no máximo.
    Preciso de indicação de antena de 700mhz
    CF720 Aquário

    Procura no ML ou em loja.aquario.com.br Entrega somente por transportadora.