+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Permissão a arquivos no centos

    Bom dia pessoal, hoje eu possuo servidores na distro Centos 7, e estou configurando um DeployBot para eu subir as atualizações sozinho no servidor, mas eu sempre tenho que ficar dando permissões as pastas, exemplo
    Chown -R user:user /usr/share/nginx/html/..........


    Eu tenho 2 usuarios que preciso dar permissão para escrever e editar arquivos de tal diretorio, como posso fazer isso pelo ssh.
    Os usuarios sao tarcisio e deploybot, ambos no grupo sudoes.
    Alguem poderia me ajudar , muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Permissão a arquivos no centos

    Cria um grupo novo, add esses dois logins nesse novo grupo, e aí você faz assim:

    chown www-data:novogrupo -R /path
    chmod 774 -R /path

    Só a critério de curiosidade, você sabe o significa esses números?

    É a notação decimal do bitmask ativo no arquivo/pasta. Por exemplo 7 é igual a 111, que por sua vez seria 4 + 2 + 1. Cada posição do exemplo "774" seria, usuário/grupo/outros, ou seja, usuário = 7 (lê, escreve, executa), grupo = 7 (idem ao usuário), outros = 4 (apenas lê).

    Ficou claro?

  3. #3

    Padrão Re: Permissão a arquivos no centos

    Muito obrigado pela resposta, consegui fazer oque eu queria, mas so deu um problema na hora de visualizar os arquivos no sftp, e o usuario do sftp é o usuario do grupo nginx, eu consigo editar porem nao consigo ver no sftp
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         12-0-2018_17-24-30.png
Visualizações:	128
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	68833
    EU coloquei os usuarios dentro do grupo nginx e fiz assim:
    Group Nginx: tm, deploybot, nginx
    Chown -R nginx:nginx /usr/share/nginx/html/
    chmod 770 -R /usr/share/nginx/html

  4. #4

    Padrão Re: Permissão a arquivos no centos

    Cara, sftp é FTP sobre SSH, e precisa de um usuário para login no SSH. Assumindo que você logou no SSH usando um desses usuários, veja que, você está usando o "-R" que é aplicável aos arquivos internos recursivamente, ou seja, não na pasta em si...