+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de velocidade com regras

    Galera, bom dia
    Estou criando uma pequena rede aqui num escritório contábil onde o pessoal tem um link de 40MB que será gerenciado por uma rb 750G.
    O seguinte é :
    Quero definir uma velocidade fixa para cada pc funcionário ( ex: 2mb ) para que todos eles tenham uma velocidade legal para trabalhar.Porém , gostaria de criar uma regra para que no momento de setor "menos lotado" essa velocidade ficasse maior.
    Por exemplo, aquele mesmo pc de 2mb num momento de pico no trabalho agora no final da tarde está com 5mb, sei lá, tendo um maior consumo da banda baseado na quantidade de funcionário conectados.

    As regras de QoS resolveriam isso ?

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Controle de velocidade com regras

    PCQ.

  3. #3

    Padrão Re: Controle de velocidade com regras

    É possível fazer combinando queue, scripts e scheduler, vai um exemplo de configuração:

    #Adicionar cliente no queue

    /queue simple
    add max-limit=2M/5M name=João target=10.1.1.2/32

    #Adicionar scripts que vão mudar a velocidade de conexão (Prestar atenção ao número da regra gerada na queue e preencher em "numbers=0")

    /system script
    add name=normal source="/queue simple set numbers=0 max-limit=2M/5M"

    /system script
    add name=pico source="/queue simple set numbers=0 max-limit=5M/10M"

    #Adicionar schedulers para definir horário normal/pico (Considerando que o horário normal inicia todos os dias as 07:30 e o horário de pico inicia as 15h, lembrando que das 15h até as 7:30 do próximo dia o cliente ficará na política "pico")

    /system scheduler
    add interval=1d name="Horario Normal" on-event=normal policy=\
    ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive,romon \
    start-date=nov/13/2018 start-time=07:30:00

    add interval=1d name="Horario de Pico" on-event=pico policy=\
    ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive,romon \
    start-date=aug/28/2018 start-time=15:00:00