+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Repetir Sinal

    amigos, tenho 25MB em casa... e gostaria de compartilhar com a minha assistencia tecnica de celular... da minha casa, pra minha loja em linha reta da uns 100 metros no maximo com uma barreira... tenho algumas duvidas e gostaria de uma ajuda:

    estou pensando em comprar uma antena omni 25dbi (achei uma no ML por $120 e gostaria de saber se é boa mesmo) setorial,
    e colocar um repetidor na minha assistencia para receber o sinal... por causa dessa barreira que esta na imagem... vou conseguir receber o sinal ou não??
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.png
Visualizações:	57
Tamanho: 	1,14 MB
ID:      	68910  

  2. #2

    Padrão Re: Repetir Sinal

    Faça o teste com o https://link.ubnt.com/

    Mas se é um PTP coloca duas litebeam, faz mais sentido que uma omni e vai ter uma qualidade melhor.

  3. #3

    Padrão

    fiz o que vc me pediu... eu não intendo muito... eu ja fiz isso... com nano loko mas foi sem obstrução...
    eu estava pensando em colocar essa omni 25dbi e uma antena grade pra receber...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace2.png
Visualizações:	67
Tamanho: 	1,59 MB
ID:      	68912

  4. #4

    Padrão Re: Repetir Sinal

    Você tem que colocar a altura da casa + altura do cano da antena

    Vamos supor que do chão até o telhado tenha 4m + um cano padrão de 3m = 7m
    Ai no airlink você colocar 7m, se uma da casas for um sobrado e for maior, coloca o tamanho de acordo.
    Claro que pode ser suposição, não precisa medir o valor exato, isso é só pra você ter uma ideia.

    Assim você sabe se passa ou não, claro que você tem que levar em consideração prédios, árvores, sobrados. Pq claramente o airlink não considera isso.

    A Omni joga sinal em 360°, se você vai fazer um PTP não tem necessidade de uma Omni. A não ser que vai ativar em mais lugares, mas ela não tem um alcance tão grande.
    Mas você não pode esquecer que a Omni sozinha não serve pra nada além de mastro, Tem que ter uma CPE na ponta dela, Bullet ou Rocket, e por assim vai depende do modelo e da aplicação.

    Por esse motivo recomendei duas litebeam, pode optar por duas NanoLoco M5, 1 litebeam outra NanoLoco, ai vai do seu orçamento.

  5. #5

    Padrão Re: Repetir Sinal

    Citação Postado originalmente por lllpato Ver Post
    Você tem que colocar a altura da casa + altura do cano da antena

    Vamos supor que do chão até o telhado tenha 4m + um cano padrão de 3m = 7m
    Ai no airlink você colocar 7m, se uma da casas for um sobrado e for maior, coloca o tamanho de acordo.
    Claro que pode ser suposição, não precisa medir o valor exato, isso é só pra você ter uma ideia.

    Assim você sabe se passa ou não, claro que você tem que levar em consideração prédios, árvores, sobrados. Pq claramente o airlink não considera isso.

    A Omni joga sinal em 360°, se você vai fazer um PTP não tem necessidade de uma Omni. A não ser que vai ativar em mais lugares, mas ela não tem um alcance tão grande.
    Mas você não pode esquecer que a Omni sozinha não serve pra nada além de mastro, Tem que ter uma CPE na ponta dela, Bullet ou Rocket, e por assim vai depende do modelo e da aplicação.

    Por esse motivo recomendei duas litebeam, pode optar por duas NanoLoco M5, 1 litebeam outra NanoLoco, ai vai do seu orçamento.
    Muito bem colocado. Só vou salientar o seguinte. Se tem muitas obstruções o 2.4 vai funcionar melhor em curtas distancias assim, por que 2.4 rompe melhor as barreiras, porem, vai pegar um pouco de interferência mais em curta distancia assim e se usar um bom rádio nem vai se notar. Recomendo 2 deses https://produto.mercadolivre.com.br/...link-5210g-_JM um apontado para o outro. Pode ir que rola bem

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Repetir Sinal

    Alguns anos fiz isso, usando uma antena omni 15 dBi em minha casa para enviar sinais a dois pontos opostos.
    Nos dois clientes, era antena de grade 25 dBi. Minha surpresa é que uma delas a 120 metros visada não conseguia melhor do que -80 dBm, mas em outras a 400 metros sendo obstruída pela zona de fresnell era de -85 dBm em dias de chuva e -70 dBm em dias normais; em ambos os casos abria vídeos no you tube com folga.
    Logicamente a minha demanda aumentou e a deles também contratando serviço de provimento.

    Como assim a demanda aumentou?
    Durante um ano mais ou menos era só um PC para cada cliente( minha cunhada e meu amigo de peito), hoje são PCs que cada um possui 3 mais 4 celulares continuamente e sabe mais quantos aleatórios.
    Há 2 anos considerava 700 KB por dispositivo pelo menos, mas na semana passada descobri que necessito pelo menos de 2 MB por dispositivo e 50 MB está sendo o ideal onde baixo programas pesados em questão de alguns minutos na rede 4 G de celular. Baixei um programa de leitor de tela para cegos( 1 h em 3 MB ou 45 min em 10 MB), na rede 4 G foi em 4 minutos e com todos os complementos e atualizações não chegou a 6 minutos.

    Pessoalmente acho melhor contratar um outro link, dependendo do provedor consegue ter desconto para segundo ou terceiro link ou um adcional por um segundo ponto.

  7. #7

    Padrão Re: Repetir Sinal

    Citação Postado originalmente por lllpato Ver Post
    Você tem que colocar a altura da casa + altura do cano da antena

    Vamos supor que do chão até o telhado tenha 4m + um cano padrão de 3m = 7m
    Ai no airlink você colocar 7m, se uma da casas for um sobrado e for maior, coloca o tamanho de acordo.
    Claro que pode ser suposição, não precisa medir o valor exato, isso é só pra você ter uma ideia.

    Assim você sabe se passa ou não, claro que você tem que levar em consideração prédios, árvores, sobrados. Pq claramente o airlink não considera isso.

    A Omni joga sinal em 360°, se você vai fazer um PTP não tem necessidade de uma Omni. A não ser que vai ativar em mais lugares, mas ela não tem um alcance tão grande.
    Mas você não pode esquecer que a Omni sozinha não serve pra nada além de mastro, Tem que ter uma CPE na ponta dela, Bullet ou Rocket, e por assim vai depende do modelo e da aplicação.

    Por esse motivo recomendei duas litebeam, pode optar por duas NanoLoco M5, 1 litebeam outra NanoLoco, ai vai do seu orçamento.
    eu intendi... mas eu tenho planos de colocar um login social aqui... tenho uma RB 705g eu vou colocar um script... e em linha reta tem 64m de um ponto a outro... e só tem um sobrado entre um ponto a ponto...

  8. #8

    Padrão Re: Repetir Sinal

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Muito bem colocado. Só vou salientar o seguinte. Se tem muitas obstruções o 2.4 vai funcionar melhor em curtas distancias assim, por que 2.4 rompe melhor as barreiras, porem, vai pegar um pouco de interferência mais em curta distancia assim e se usar um bom rádio nem vai se notar. Recomendo 2 deses https://produto.mercadolivre.com.br/...link-5210g-_JM um apontado para o outro. Pode ir que rola bem
    tem 64m em linha reta... e tem um sobrado no caminho....

  9. #9

    Padrão Re: Repetir Sinal

    Eu vi pelo maps, aparentemente sua assistência fica em um sobrado, você pode erguer um cano de 6 metros em um dos pontos e creio que ja vai funcionar legal.

    sobre o login social, melhor partir pra 2.4, você vai ter mais celulares compatíveis, nem todos trabalham com 5.8
    Ou fica no 5.8 e força as pessoas atualizarem seus celulares xD