+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problema com faixas diferentes de ip no MK.

    Bom dia !

    Estou com o seguinte problema: coloquei uma RB750GR3 em minha rede, só que não consigo acesso para faixas de ip diferente. O roteador gateway (192.168.1.5) não tem acesso para redes 2.x ou 3.x do MK. Se coloco rede 1.x no MK, o acesso é normal.

    Acho o MK fantástico pelo que ele pode fazer, mas como sou novato, surgiu esta dificuldade para deixar a rede "transparente".

    Os DVRs conseguem acessar a internet, mas não dá acesso pela intranet. O roteador da rede 3.x dá acesso a internet pelo wifi/cabo, mas não consigo acessar ele remotamente pelo roteador gateway.

    Alguém teria uma dica ?

    Segue a imagem para ilustrar a rede.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MK PROJECT.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	532,0 KB
ID:      	68911

  2. #2

    Padrão Re: Problema com faixas diferentes de ip no MK.

    O problema é a mascara, né ? Vou ter que mudar toda a rede que está no MK....

  3. #3

    Padrão Re: Problema com faixas diferentes de ip no MK.

    O roteador Gateway não conhece as redes 2.x e 3.x. Somente o mikrotik que conhece essas redes. Você vai precisar setar as rotas no roteador Gateway utilizando a mk como meio de chegada nessas redes.

    No roteador Gateway você precisa criar rotas estáticas dizendo que a rede 192.168.2.0/24 irá ter como gateway o ip da RB 192.168.1.120.
    Repete para a rede 192.168.3.0/24 e se tudo saiu correto sem ter regras que possam bloquear esse tráfego na RB, o acesso deverá acontecer a partir da rede 192.168.1.0/24.

  4. #4

    Padrão

    Agradeço a ajuda, darkih ! Funcionou aqui ! No entanto, a rota estática só funcionou de uma maneira bizarra, que descobri sem querer enquanto mexia no roteador gateway.