+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ccq alto no cliente e baixo no ap

    Ola galera. Hoje dando uma geral nos APs aqui notei que muitos clientes estao com ccq no ap em torno de 90 a 92% mas quando acesso o nano do cliente remotamente esta la 95 a 98% de ccq. Fiquei meio bolado.

  2. #2

    Padrão Re: Ccq alto no cliente e baixo no ap

    O CCQ é a qualidade dos pacotes enviados pelo aparelho que o exibe, então tem mesmo que ter CCQ diferente em cada lado da conexão.

    AP com muitos clientes terá sempre CCQ um pouco mais baixo já que tem colisão de pacotes, muito pacote de uma estação chega ao mesmo tempo dos pacotes da outra, e pro CCQ conta até os pacotes de sincronia, a "autorização" ou pedido de transmissão evita colisões mas ela mesma as vezes chega simultaneamente, e faz aumentar CCQ.

    A indicação de usar datarate baixo na estação e alto no AP é pra isso, pra não haver perda nenhuma entre cliente e AP, jpa que o coitado do AP está afogado com várias estações enviando pedidos ao mesmo tempo.

    No geral é só ver sinais, pra ter CCQ tipo 90% deve ter algum sinal ruim, geralmente baixo por culpa de uma zona de Fresnel parcial e não por distância, nessa hora tem o quebra-galho de aumentar o ack timeout (Só nessa estação) mas é só quebra-galho, solução é equalizar sinais (RX das estações todos iguais, 1 ou 2dBm de variação ou menos, mas sem ser devido a perdas por zona de Fresnel parcial).



  3. #3

    Padrão Re: Ccq alto no cliente e baixo no ap

    Perfeito, sua colocação.