+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Executando Testes de Software utilizando Eclipse Jee 2019-03 e Selenium

    Pessoal,

    Bom Dia, gostaria de tiurar uma dúvida e até uma ajuda de vocês.

    Realizo testes de Software de uma ferramenta web aqui na empresa que queria uma forma mais prática de capturar os resultados de uma sequência de testes executaodos.

    Hoje consigo ver o resultado em tela através do Status do JUnit do Eclipse somente.

    Gostaria de saber se é possível eu gravar em arquivo o nome do Script de Testes e o Resultado de Testes como OK ou NOK.

    Não conheço muito de Java, por isso venho pedir a ajuda neste Fórum.

    Segue um exemplo de script que utilizo:

    --------------------------------------------------------------------------------------

    package automationFramework;
    import static org.junit.Assert.assertEquals;
    import org.junit.Test;
    import org.openqa.selenium.By;

    public class CT0002_UsuariocomSituacaoBloqueado extends TestBase {

    /*
    * TESTE DE LOGIN BLOQUEADO
    */
    @Test
    public void LoginBloqueadoTeste() throws Exception {
    String login = "homolog98";
    String senha = "123456";
    String evidencia = "O usuário "+login+" está temporariamente inativo para acesso ao Sistema.";

    driver.get(baseUrl + "/sistema-web/default.login?id=0.10793669017590768");
    driver.findElement(By.id("loginForm:login")).clear();
    driver.findElement(By.id("loginForm:login")).sendKeys(login);
    driver.findElement(By.id("loginFormass")).clear();
    driver.findElement(By.id("loginFormass")).sendKeys(senha);
    driver.findElement(By.id("loginForm:enviar")).click();

    //EVIDENCIA
    assertEquals(evidencia, driver.findElement(By.xpath("//div[@id='page']/div/table/tbody/tr[3]/td")).getText());
    }
    }



    --------------------------------------------------------------------------------------

  2. #2

    Padrão Re: Executando Testes de Software utilizando Eclipse Jee 2019-03 e Selenium

    Boa noite amigo !

    Eu sei que existem, por exemplo, ferramentas que podem automatizar a execução dos testes, uma delas é o Jenkins. você pode configurar ela de acordo com a sua necessidade.
    Rodar todos os teste sempre que algo for commitado no repositório, rodar os testes apenas quando você quiser executando o gatilho manualmente e por ai vai é bem customizável.
    Lá também pode configurar para quando houver algum erro que ele envie um email falando o qual o teste falhou.
    Existem várias ferramentas que tem essas mesma ideia de automatizar os testes e garantir a qualidade do produto final.
    Isso tudo pensando em um ambiente onde os testes não são executados locais(na máquina do desenvolvedor).

    Pensando em um ambiente de dev, eu sei que é possível configurar o maven, gradle ou qualquer outra ferramenta que você usa para controlar as dependências e gerar os builds do projeto para que essa ferramenta rode todos os testes.
    Cada cenário demanda um pouco de estudo específico porquê não é tudo igual mas acredito que esse seja o caminho.

    Espero ter ajudado e qualquer coisa pode perguntar se eu souber eu respondo rsrs.... se eu não souber tem muita gente que pode ajudar.