+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar qualquer dos gateways (no caso modens da VIVO) com o mesmo IP em interfaces diferentes.

    Bom dia a TODOS.

    A minha situação é a seguinte, até então simples e funcional:

    Tenho uma RB que se conecta a um switch gerenciável que nele cada porta está em uma VLAN diferente, menos a porta do switch que interliga com a RB (porta 01) que me traz todas estas VLANS untaget.

    Na minha RB estão configuradas 23 bridges e cada VLAN que chega na minha porta 01 da RB pertence a uma destas bridges. Em cada VLAN/bridge na ponta do switch eu tenho um modem da VIVO com o mesmo IP de gateway (192.168.0.1) de clientes diferentes pois a vivo só entrega os modens até o nosso CPD pois não há cabeamento deles até as residências, mas há um FttH que interliga cada casa.

    Então tudo funciona bacana pois entrego cada VLAN à residencia correspondente e lá eles acessam o DHCP de seu próprio modem, DNS, etc e utilizam sua própria internet.

    Vem o problema / dúvida.

    Preciso de uma forma de acessar todos estes modens ao mesmo tempo pela minha RB, para que eu possa criar um script de monitoramento deste link para saber se este caiu ou não antes que o morador me reclame.

    1) Como fazer uma espécie de alias (talvez utilizando NAT) de um IP meu de "gerencia", ex. 172.0.0.1 para a VLAN 1 que acessaria o modem da bridge 1 com o IP 192.168.0.1, e assim por diante:
    IP 172.0.0.2 para a VLAN 2 para acessar o IP 192.168.0.1 da bridge 2;
    IP 172.0.0.3 para a VLAN 3 para acessar o IP 192.168.0.1 da bridge 3;
    IP 172.0.0.4 para a VLAN 4 para acessar o IP 192.168.0.1 da bridge 4;
    ...

    Obrigado a TODOS!

  2. #2

    Padrão Re: Acessar qualquer dos gateways (no caso modens da VIVO) com o mesmo IP em interfaces diferentes.

    Aconselho usar uma range diferente pra cada moldem exemplo 192.168.0.1, 192.168.1.1... depois basta fazer um nat mascarando o ip de cada moldem, para monitor aconselho the dude ou zabbix.

  3. #3

    Padrão Re: Acessar qualquer dos gateways (no caso modens da VIVO) com o mesmo IP em interfaces diferentes.

    Pensei nisto mas eu esbarrei em um problema de que alguns modelos dos modens da NET não me permite fazer a alteração de seu IP do gateway, muito menos do range do DHCP do mesmo pois estão bloqueados para isso. Não temos como fazer isso de forma diferente, para deixar o mais transparente possível para o morador ?? Alguma outra resposta ?? Obrigado a todos.

  4. #4

    Padrão Re: Acessar qualquer dos gateways (no caso modens da VIVO) com o mesmo IP em interfaces diferentes.

    Como existe 23 bridges com a faixa 192.168.0.x, o mikrotik não sabe onde buscar essa informação.
    Pra buscar essa informação você precisaria setar um ip no seu mikrotik nessa faixa 192.168.0.X, ou até mesmo fazer de forma roteada, e ainda assim, precisaria informar qual a interface está a faixa.

  5. #5

    Padrão Re: Acessar qualquer dos gateways (no caso modens da VIVO) com o mesmo IP em interfaces diferentes.

    É uma situação complicada, pois não respeita a camada 3

    Você poderia em vez de monitorar a LAN dos modens que são todas iguais, monitorar a WANs via o ip publico de cada WAN de cada modem, como os ips devem ser dinâmicos teria que criar um DDNS para cada e monitorar o nome DDNS de cada uma.

    Tem outro opção que é mais gambiarra ainda, seria criar um NAT de MAC na BRIDGE de gerencia para trocar o MAC destino do quadro para cada ip destino diferente que representariam as LAN de cada modem na BRIDGE de gerencia, só pra não falar que é impossível rsrs, Mas eu não perderia esse tempo nesse nível de gambiarra, mas ai vai do tamanho da necessidade.