Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

Padrão

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mtu.JPG
Visualizações:	9
Tamanho: 	45,7 KB
ID:      	69642

Não adiantou. Fiz o que vc falou e o MTU continua diferente do MRU, só fica igual se eu for no discador do cliente e alterar pra 1492 tb.

Padrão Re: MTU PPPoe

Fiz também e não houve alteração de MTU e nem MRU

O servidor PPPoE e o Cliente PPPoE vão negociar no menor MTU configurado neles, normalmente os roteadores vem com MTU 1500 e 1492 ao mudar para o modo PPPoE na WAN, então você vai controlar o MTU somente no servidor PPPoE, alguns roteadores residenciais permitem alterar o MTU, mas o recomendado é sempre deixar no 1492 ou 1500, e controlar isso no Servidor, lembrando que no caminho até o roteador os equipamentos (SWITCH, PTP E ETC) devem suportar a transmissão do MTU, normalmente eles vem com o MTU de 1600, mas devemos sempre conferir se o MTU está trafegando sem fragmentação, seguindo esses passos:

No Winbox vá na aba tools e abra a ferramenta PING, coloque para pingar no IP de um cliente, vá na aba advanced altere o Packet Size para 1492 ou para o MTU atual que está configurado no PPPoE, marque abaixo a caixa Dont Fragment e clique em start para pingar novamente, se em Status aparecer a mensagem fragmentation, significa se você está com problema de MTU.

Mas é o seguinte, se eu configurar o PPPOE Server pra 1492, todas CPE's Mikrotik vem por padrão em 1480. Queria saber se tem um jeito da CPE obedecer o servidor. O único jeito que achei foi ao criar o discador pppoe na CPE, no caso SXT's, tem que setar manualmente o valor de 1492 também, o que torna mais trabalhoso e numa rede que já tem centenas de antenas configurada em 1480, fica osso mudar tudo.

Realmente tem esse problema no caso das SXT, mas se tiver funcionando sem problemas, não há motivo para alterar nas CPE, tem 3 opções, deixar como está, mudar uma por um ou executar um script em massa.

Problemas nunca se sabe se vai dar, de repente aparece alguém reclamando que algo não ta abrindo ou dando problemas e vc sempre vai ficar na duvida, acho que o correto é MRU e MTU ficarem iguais... Agora montar um script desse tipo pra alterar em massa, nao sei fazer.