+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Sistema de prevenção contra raios.

Pelo que eu entendi do vídeo do senhor explicando sobre o sistema da empresa dele, a torre tem que estar bem aterrada num aterramento de baixa resistência pras cerdas dissiparem bem as cargas? A minha torre em questão não sei se tem um bom contato com o solo já que o buraco foi todo concretado... Há realmente essa necessidade?

As pontas das "escovas" só trocam carga com o ar se elas estiveram bem unidas ao solo, se tiver uma baixa resistividade entre elas e o solo.

Não precisa tanto, as vezes 3 ou 4 hastes de cobre de 2,4m numa parte de solo nú (Sem concreto por cima, porque TEM QUE molhar as vezes pra resistência cair, solo molhado tem resistência bem menor que solo seco) já são o suficiente pra dissipação/equalização. Não serve pra dissipar raio no para-raios mas serve pra dissipar a carga estática (Idem pra protetor de surto ethernet, precisa só 1% do aterramento de um para-raios).

Sem ligação com o solo o risco é justamente a torre ficar com a polarização que o vento trouxer, diferente da do solo, aí o centelhamento vai ocorrer na fonte chaveada mais próxima, entre o negativo da saída DC (Ligado até o negativo da antena, as vezes preso no metal da torre) e o neutro ou alguma fase da tomada, porque o neutro é aterrado em algum ponto e a fase apesar de não ser aterrada é ligada ao solo pelo enrolamento grosso de um transformador, o caminho da descarga acaba sendo circular pelo meio de algum CI da fonte (Na construção interna tem trilhas a 0,2mm uma da outra quando muito).

Se a torre tiver contato com o solo e o dissipador de estatica com a torre ja deve ser o suficiente senão aterra a torre, E checa se for instalar o dissipador se ele chega ate o aterramento através da torre.

Sim, entendi Rubem e Wala. Poderia usar o aterramento que ja tenho perto da torre, com 4 hastes de 3 metros cada que recebe o cabo de descida do para-raios. Meu receio é prender esse cabo na torre e causar uma corrosão galvânica devido a diferença dos metais e umidade. Como seria a forma correta de ligar um cabo de cobre numa torre que tb tá pintada?

Padrão

Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Como seria a forma correta de ligar um cabo de cobre numa torre que tb tá pintada?
    Teria que fazer ou mandar fazer isolador mais ou menos assim:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DR-033.jpg
Visualizações:	11
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	69804

Pra você parafusar em qualquer posição da torre, sobre a pintura.

Já vi a venda por R$ 10, mas também a R$ 50, como nem sempre é fácil achar as vezes é mais fácil encomendar uns 10 pra um serralheiro qualquer, leva os isoladores tipo roldana que acha em qualquer loja de material de construção (http://judycabos.com.br/wp-content/u...-porcelana.jpg) e manda ele fazer um suporte pra parafusar na torre sem precisar furar ela (Tubular ou cantoneira, fica firme igual).

Ideal é o cabo ir por fora da torre, desde o alto do para-raio até o chão ele seguir pelo lado da torre, com esses isoladores separando a mais de 15cm da estrutura. Prende os dissipadores no cabo, ou leva outro cabo (Mais fino) até dissipador preso em outro isolador talvez no outro lado da torre e pronto, pode manter o lado de subir na torre sem obstáculos, sem dissipador nem cabo de aterramento no caminho.

Ah não Rubem, acho que vc nao me entendeu! Eu quis dizer, ligar o cabo no pé da torre, aterrar a estrutura metalica dela. O cabo do para-raios já tá la em cima e passa por dentro dos isoladores que não sei muito a função do isolador a não ser não deixar o cabo batendo com vento na torre, já que la em cima o tubo do captor franklin tá preso direto no metal da torre e de certa forma ta aterrando a estrutura metalica por meio desse contato. Se for pra tirar esse para-raios e botar os dissipadores, queria "aterra-los" direto na estrutura dos modulos da torre, nada de cabo subindo!