Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Lightbulb Roteamento cgnat

Boa noite.
    Recentemente, resolvi separar o serviços por router, então dessa forma, vou colocar somente um mikrotik (CCR1036-8G-2S+) para fazer o serviço de CGNAT, até ai ok. Porém ainda não encontrei uma forma de fazer o roteamento chegar até o concentrador, pois neste mesmo concentrador, tenho clientes com IP Fixo. Abaixo a topologia.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho1.png
Visualizações:	8
Tamanho: 	16,2 KB
ID:      	69939

Acima, representei o meu bloco válido como 192.168.x.x.

BGP, fecha uma conexão direta com o concentrador: 192.168.0.1/28 BGP - 192.168.0.2/28 Concentrador

CGNAT, fecha uma conexão direta com o BGP: 192.168.1.0/30 BGP - 192.168.1.2/30 CGNAT. Fiz uma rota estática no BGP, aonde envio a classe que fiz o CGNAT, o serviço do CGNAT está OK. Usei a classe 100.127.0.0/19 para o meu serviço.

Porém a minha dúvida, está sendo em questão ao roteamento até o concentrador, lembrando que, eu ainda tenho porta disponível no equipamento de CGNAT ou posso fazer via VLAN mesmo pela porta UP de 10G entre BGP x CGNAT.
    No meu BGP, eu também tenho uma fatia de IP que uso para clientes que tem IP fixo, aonde aponto o bloco estaticamente, direto para o Concentrador, atualmente o serviço está funcionando normal.

Tentei dentro do CGNAT apontar a classe 100.127.0.0/19 para o IP do concentrador, porém não deu certo, já que o concentrador tem o gateway do IP do BGP.

Não queria apontar todo o tráfego para o router do CGNAT, se possível. Tentei fazer por mangle na marcação de rota, mas não deu muito certo também, pois não consigo acessar os clientes, e também eles não conseguem acessar alguns serviços da nossa empresa.

CGNAT
    Código :
    /ip route
    add comment="CGNAT --> ROUTER" distance=1 dst-address=100.127.0.0/19 gateway=192.168.1.1

Como a classe entre o CGNAT e Concentrador é diferente, eu apontei para o BGP, e no BGP, eu apontei para o Concentrador.

BGP
    Código :
    /ip route
    add comment="CGNAT --> ROUTER" distance=1 dst-address=100.127.0.0/19 gateway=192.168.0.2

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia de como eu poderia fazer neste cenário.

Padrão Re: Roteamento cgnat

Sobe o concentrador depois do cgnat

Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Sobe o concentrador depois do cgnat
    e usar o cgnat de gateway? e a classe válida que eu preciso passar dos clientes fixo? que na logica seria direto do BGP para o concentrador?

faz por rota

Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    faz por rota
    na sua opinião, como ficaria melhor este cenário a topologia? e como faria o roteamento? Pode dar sua opinião um pouco melhor? senão for incomodo.

Eu colocaria um suite gerenciável para fazer vlans na saida do bgp e ligaria cgnat e concentrador no suite.
    Outra forma mais simples seria mesmo bgp-cgnat-concentrador , e ai sim vc faria rota do bgp pra cgnat e do cgnat para concentrador, para usar os ips públicos.