Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: É viável montar um provedor de internet em pleno 2020?

Citação Postado originalmente por Christian1995 Ver Post
    E com a concorrência acirrada de hoje, se não souber competir fica pra trás.
    Saber competir e ser ganancioso tem uma baita diferença. A alguns dias um senhora me ligou perguntando valores, passei e ela já me falou do. Valor da concorrência. Ativação deles 50 a menos. Mensal 3 a mais. Como era difícil de instalar visada ruim por árvores nem fiz muita questão mas fiquei de ir ver. Achando que com uns 40m de cabo pra um lado teria visada. Hj chego lá uma antena na chaminé. AP deles pro mesmo lado q o meu atraz inclusive. Meu AP a 20m de altura o deles a 6m. Vcs acham que fiquei triste que perdi um cliente. Fiquei foi feliz. Tomara que ele coloque mais clientes com esse tipo de instalação. Assim cada dia cai ainda mais a qualidade deles e eu mantenho o que está ótimo. E segue o baile.

Citação Postado originalmente por Christian1995 Ver Post
    Na minha cidade realmente os planos para a zona rural são bem mais caros que os planos vendidos na cidade.
    Normal isso. Menor concorrência e difícil acesso

Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Saber competir e ser ganancioso tem uma baita diferença. A alguns dias um senhora me ligou perguntando valores, passei e ela já me falou do. Valor da concorrência. Ativação deles 50 a menos. Mensal 3 a mais. Como era difícil de instalar visada ruim por árvores nem fiz muita questão mas fiquei de ir ver. Achando que com uns 40m de cabo pra um lado teria visada. Hj chego lá uma antena na chaminé. AP deles pro mesmo lado q o meu atraz inclusive. Meu AP a 20m de altura o deles a 6m. Vcs acham que fiquei triste que perdi um cliente. Fiquei foi feliz. Tomara que ele coloque mais clientes com esse tipo de instalação. Assim cada dia cai ainda mais a qualidade deles e eu mantenho o que está ótimo. E segue o baile.
    A questão do trapaceiro é que ele até pode ter algum sucesso no começo, mas depois de um tempo ele mesmo que se ferra, já que nesse tipo de provedor os clientes ficam pouco tempo, já que dificilmente se tem qualidade e investimento em um provedor desses.

Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Normal isso. Menor concorrência e difícil acesso
    E tem o fato da densidade populacional atingida por cada torre na zona rural ser bem menor, o que acaba encarecendo o serviço. E tem o fato do valor de manutençao da torre ser o mesmo de uma torre instalada na cidade, que atende bem mais clientes numa única torre.

Padrão

Em pleno 2020, pra montar um provedor ao meu ver funciona da seguinte maneira:
    1° Fibra Optica se tiver capital e previsao de expansão, e um investimento continuo;
    2° Se for rádio que seja tudo MK, ou Tudo Ubiquiti, Com custo menor porem pode agregar outros serviços, por exemplo aqui na região estao entregando 220 megas por 99,00 umas 5 empresas na Fibra, os provedores no Rádio estao incrementando serviços auxiliares como formatação de computadores, etc para compensar, sem contar que pra tentar bater de frente com fibra só ac, mas o custo é bem alto tbm e deve ser bem analisado

Ingresso
    Mar 2011
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu vou entender que são 40Mb por 150 e não 1500.

Até aí o valor tá na média.

Agora o provedor, vender 500Mb por 199,00 é chamar o cliente de otário na cara dura. Pra isso funcionar o provedor tem que por uma ONU + roteador giga. Só isso + fibra drop + conectores + custo de mão de obra, pode por na conta de uns R$500 no mínimo e pra usar um router AC porco. Aí pega o cliente, nenhum equipamento wi-fi dele é 5.8.
    Ou seja, o equipamento é inútil. O cliente vai continuar conectando em 2.4 e o celular dele vai negociar, "torando o pau" 72.2mbps se estiver colado no roteador. E um heavy user de celular vai jogar Free Fire a 1mbps. Ou vai ver vídeo do YouTube 24hrs por dia no ultra (1080p) a 5mbps.
    Se somar uns 4 em casa na quarentena não bate 30mbps contínuo.
    Se utilizar router comum já fica com a velocidade "capada" na porta Lan (10/100). O resto da velocidade fica só na ilusão do cliente.

Pegue o valor agora $200 ÷ 500= 0,40 por mbps. Você só entrega essa velocidade nesse valor por mega em 2 situações: Ou você tem certeza que o cliente não consome essa velocidade ou você não entrega de caso pensado. Em ambos os casos é picaretagem!
    Eu não consigo negociar esse valor em link! Isso comprando gigas de link!

O menor plano que eu considero viável na fibra é 5MB por 79,90 com taxa de instalação. Abaixo disso é caridade.
    Isso sem falar que 4 clientes a 500mb já daria gargalo na porta PON "teoricamente"

Padrão

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Competir com esses valores? Esses preços aí são prostituição pura!

E plano de 500Mb é enganar o cliente na cara dura! O provedor instala uma fibra dessa velocidade, taca um roteador que dá 300mbps no wi-fi, que entra só 100Mb na porta Lan e o celular do "pião" negocia 36mbps com o roteador. No final o cliente enganado não tá utilizando mais que 50Mb!

Competir com isso como?
    Eu canso de falar isso e sou criticado constantemente. O cara só ganha dinheiro depois do primeiro ano de cliente ativado (isso é se ele souber fazer conta). E depois do primeiro ano o cliente não está mais na fidelidade então... qualquer 5 reais a menos que ele encontrar ele troca.

Eu não abriria provedor mais nem fodendo.

Abre um mercadinho de bairro que vai ser melhor.