+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    Não estou achando algo que se encaixe nesse meu perfil de hoje. Não quero comprar um NE-20 agora pois me parece uma solução superdimensionada pro perfil da minha rede hoje. Muito dinheiro parado que poderia estar rendendo mais se transformados em outro tipo de coisa. CCRs me deixam em dúvida pois me falam que independentemente de tráfego, elas não lidam bem com multi-operadoras (aceito orientações e sugestões de leitura sobre esse tópico especificamente).

    Montar um servidor é uma opção viável hoje, tenho acesso a máquinas com dual Xeon X5670 e placas 10g a preços módicos, e a máquina no futuro poderia ser reaproveitada para praticamente qualquer coisa - apenas não tenho nenhum referencial, não sei quem usa parecido e tem bons resultados.

    Caixas sem interfaces 10g são uma opção pra esse cenário dos 5gb, caso o desempenho delas agregando portas seja tão bom quanto o de uma caixa similar com interface 10g. Agregaria portas pra receber os links do switch e faria o mesmo para enviar link pro meu CGNAT. Tenho à disposição aqui 1036 sem portas 10g que estão muito acessíveis.

    O que procuro é gastar o mínimo possível para chegar aos 5gb de tráfego na rede e podendo contratar mais de uma operadora simultaneamente sem perda NENHUMA de qualidade devido a limitações de hardware. Quero gastar o mínimo possível pq após chegar aos 5gb eu certamente migraria esse BGP para um NE-20 de qualquer jeito, então é algo que comprarei hoje para me desfazer em 1 ano...

    Acho que é pertinente informar que meu tráfego hoje roda na casa dos 2gb mas que deve subir vertiginosamente pois pulei de planos de 50 mega pra planos de 300mbps, então mesmo que não cresça nada e apenas troque o perfil dos clientes nos próximos meses, acho difícil eu não dobrar essa demanda daqui para o meio de 2021.

    Ficou meio enrolado mas se eu não tiver colocado dados suficientes me digam que eu passo a informação necessária para vcs poderem me sugerir com mais segurança. Agradeço a ajuda de antemão

  2. #2

    Padrão Re: Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    @Gosulator

    Pode pegar um Server desses tranquilamente. Como planeja subir tráfego até 5g, minha recomendação seria pegar pelo menos 1 placa Intel x520 da2 (2 sfp+) e uma i350 t4 com 4 portas giga elétricas. São placas decentes que aproveitam bem os multi cores por terem mais filas para troca de pacotes.

    A placa com 2 sfp+ vc pode deixar uma para downlink para suas caixas de CGNAT/Agregação e outra para ativar uma conexão ao PTT ou mesmo links CDN. As elétricas para receber links de trânsito que serão bem pouco usadas. PTT-SP para mim, tá batendo quase 80% do tráfego total hoje.



  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @Gosulator

    Pode pegar um Server desses tranquilamente. Como planeja subir tráfego até 5g, minha recomendação seria pegar pelo menos 1 placa Intel x520 da2 (2 sfp+) e uma i350 t4 com 4 portas giga elétricas. São placas decentes que aproveitam bem os multi cores por terem mais filas para troca de pacotes.

    A placa com 2 sfp+ vc pode deixar uma para downlink para suas caixas de CGNAT/Agregação e outra para ativar uma conexão ao PTT ou mesmo links CDN. As elétricas para receber links de trânsito que serão bem pouco usadas. PTT-SP para mim, tá batendo quase 80% do tráfego total hoje.
    Obrigado pela resposta.

    A x520 eu teria que deixar uma interface pra downlink e a outra pra uplink, correto? Na uplink ia ter que vir meus link. Entrariam no switch, e subiriam pro sgp ambos pela porta 1 da 520. Pela porta 2 desceria pro switch de acesso que distribuiria pro cgnat e concentradores vis ospf, esses últimos com interfaces de 1gb agregadas.

    A i350 t4 não sei se seria necessário pois os chassis que estou vendo, uns da HP, vêm com 4 portas gigabit nativas.

  4. #4



  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    por algum motivo o link aparece escrito certinho mas redireciona para um endereço interno provavelmente da máquina que vc tá acessando. Consegui copiar o nome do endereço e baixar o arquivo de qualquer modo, obrigado.

    Aproveitar pra postar aqui que me sugeriram o Vyos também, o que acham dele?



  7. #7

    Padrão Re: Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    Bom dia amigo.
    Eu sugiriria vc começar com no mínimo 4 portas de 10Gb.Idependente do hardware .
    Eu tomei na cabeça aqui ,meu cenário era igual ao seu.
    Tinha 2 de links de 1Gb e 4 concentradores, sendo 1 que transitava mais banda passando de 1Gb as vezes.Pensei comigo,não preciso de portas de 10Gb para esse trânsito atual e para o concentrador que faz mais de 1Gb agrego portas e tá tudo certo. Comprei duas CCRs 1036 comuns .
    Resultado,me ferrei.Pois já estava no escopo mudar para planos maiores como seu.Tive que mudar quase tudo.
    Aqui tive que fazer um CGNAT (porta 10Gb),tive que por um concentrador com porta 10Gb e tive que aumentar os links para bem mais que um 1Gb.Como meu trânsito total não passa ainda de 4 GB tice que ceder e por uma ccr1072,até o momento não tenho o que reclamar.
    Toda essa mudança porque achei que não iria crescer tão rápido e que o uso não seria tal vertiginoso.
    Enfim,não recomendo ninguém a gastar horrores e deixar equipamento subutilizado no rack .Mas não considero bom trocar equipamentos com pouco tempo de uso por o mau dimensionamento das perspectivas futuras.

  8. #8

    Padrão

    Temos aqui uma CCR 1036 com duas operadoras e 1.5gb de link. Só fazendo bgp. Temos 03 concentradores, cada uma em ccr separados.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CCR 1036.gif
Visualizações:	10
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	70106  



  9. #9

    Padrão Re: Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Bom dia amigo.
    Eu sugiriria vc começar com no mínimo 4 portas de 10Gb.Idependente do hardware .
    Eu tomei na cabeça aqui ,meu cenário era igual ao seu.
    Tinha 2 de links de 1Gb e 4 concentradores, sendo 1 que transitava mais banda passando de 1Gb as vezes.Pensei comigo,não preciso de portas de 10Gb para esse trânsito atual e para o concentrador que faz mais de 1Gb agrego portas e tá tudo certo. Comprei duas CCRs 1036 comuns .
    Resultado,me ferrei.Pois já estava no escopo mudar para planos maiores como seu.Tive que mudar quase tudo.
    Aqui tive que fazer um CGNAT (porta 10Gb),tive que por um concentrador com porta 10Gb e tive que aumentar os links para bem mais que um 1Gb.Como meu trânsito total não passa ainda de 4 GB tice que ceder e por uma ccr1072,até o momento não tenho o que reclamar.
    Toda essa mudança porque achei que não iria crescer tão rápido e que o uso não seria tal vertiginoso.
    Enfim,não recomendo ninguém a gastar horrores e deixar equipamento subutilizado no rack .Mas não considero bom trocar equipamentos com pouco tempo de uso por o mau dimensionamento das perspectivas futuras.
    Então. Não conheço seu case. Mas no dele, acho difícil a máquina passar mais de 10 giga. Então, não seria necessário mais que 2 portas 10g. Uma ficaria para enviar para as máquinas internas (em geral um roteador agregador de tráfego) ou mesmo para um switch que ficaria ligado nos concentradores e máquinas CGNAT.

    O único link maior que 1giga seria o ix.br mesmo. A não ser que não conecte-se ao ix.br. Aí já passo a concordar contigo.

    Importante mesmo é não usar essas placas que vem no servidor, em geral são um pouco piores que lixo.

    Tenho um concentrador aqui que veio com uma placa hp 10 giga, chipset qlogic. É um pouco pior que lixo. kkkkkkkkkk. Só esperando chegar o server spare que vou colocar a x520 nessa e na nova também.

  10. #10

    Padrão Re: Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    entendo, penso em fazer algo aqui que seja escalonável, a questão é justamente essa, tomar cuidado pra eu não colocar algo hoje que tenha que ser trocado amanhã. No caso meu plano atual é colocar pelo menos uma x520 com 2 portas 10g, se eu tiver certeza que o barramento pci-e aguenta esse tráfego de 20gb. E o resto dos equipamentos vou trocando à medida que o agregamento dep ortas não for mais suficiente. A questão principal é acertar a mão no bgp.

    Alguém aqui entende mais ou menos quanto passa de banda nos barramentos PCI-e? Como essas placas que estou vendo são razoavelmente antigas (fabricação entre 2010 e 2014), não creio que tenham a especificação mais atual de pci-e. Tenho que entender tb como funciona a questão de barramento e questão de geração, que parecem ser coisas diferentes mas ambas influenciam no tráfego que pode passar pela interface. Toda informação nesse sentido é bemvinda.



  11. #11

    Padrão Re: Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    Já vi passar 10g em servidores bem básicos. Xeon Quad core modernos.

    Mas a questão é escalabilidade horizontal e não vertical. Faz assim. Quando o tráfego passar dos 5 giga, levanta uma segunda caixa de BGP, liga os dois por iBGP e divide os transitos.

    Você terá capacidade de banda e redundância fisica.

    Quanto ao Barramento, se usar o PCI-e 2.0 x4, se não me engano passa 40 gigabits, mas esse está longe de ser o limite da caixa.

    Em routeador baseado em Linux pelo menos, gargalo está nas sIRQ. Por isso a importância de placas de rede decentes. Multi queues.

  12. #12

    Padrão Re: Recomendação de máquina pra BGP com mais de uma operadora e tráfego abaixo de 5gb.

    Você pode ir tambem de EDGEROUTER INFINITY da UBNT

    vem com 8 portas de 10Gigas uso aqui a 2 anos,