+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Qualidade cabo de rede duvida

    Ola Boa noite, estava aqui me perguntando hoje se a qualidade do cabo de rede pode interferir na qualidade do AP. Estou sofrendo com um ap "Apc 5a 90" logo o qe esta mas longe do switch, cerca de 30m. Os clientes que estao conectado nela, a cada 2 3hrs cai o ppoe e reconecta, mesmo o up time do Ap estando normal o uptime do enlace estando normal, a mas de 8hrs. Sera que o cabo pode estar interferindo nisso? Uso cabo de rede creio qe de aluminio, pois foi 1$ o metro dele na minha cidade, esse mas comum mesmo que usamos para instalar na casa de cliente.
    Sera qe o cabo e o culpado?
    pois ja fiz de tudo kkk

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qualidade cabo de rede duvida

    Vou por minha experiência em minha casa que é um prédio e embaixo meu ambiente de trabalho.
    1- recepção de internet via SXT, cabo de rede cobreado portanto nada de 100% cobre.
    2- autenticação no switch 3Com via DHCP, antes era PPPoE.
    3-Portas Lans com DHCP desativados.
    4_ um bullet2 em casa e meu vizinho.
    5- roteador multilaser com DHCP desativado.

    Aí é que fica interessante.
    Bullet e multilaser recebem a internet da mesma marca junto com SXT e cada um com 20 metros.
    Os pig-tails que sai do 3Com para régua POE eram da mesma marca e especificação, mas do nada tudo ou parte dele se reiniciava ou perdia a conexão. Troquei o cabo referente a Wan, melhorou, troquei outras 3 nunca mais tive problema; cada um com 2 metros de cabo aluminizado, era o que achei e até usei os cabos prontos de renome mas em vão.
    Por mais que queira, via rádio não passa mais do que 6 MB mesmo visual e 400 metros, tenho 3 MB não estrangulo o rádio. Era para terem ou pelo menos começar a fibrar, mas a crise pôs com certeza muita coisa ladeira abaixo.

    Numa construção em alvenaria, dependendo do caso e todo servidor se não tiver aterramento decente e gaiola de faraday, esquece por que sempre terá problemas. Tenho num ambiente de 5 m², e o wi-fi no celular chega a atenuar de -80 para algo próximo de -90 dBm e conforme marca-modelo não consegue captar. Em 21 anos nunca queimou nenhum eletrônico dentro desse limite, fiz por que mexia com radio-comunicador de até 200 watts em faixa privada e ondas curtas de modo a não interferir nos eletronicos da vizinhança.

  3. #3

    Padrão Re: Qualidade cabo de rede duvida

    Citação Postado originalmente por dodr Ver Post
    Ola Boa noite, estava aqui me perguntando hoje se a qualidade do cabo de rede pode interferir na qualidade do AP. Estou sofrendo com um ap "Apc 5a 90" logo o qe esta mas longe do switch, cerca de 30m. Os clientes que estao conectado nela, a cada 2 3hrs cai o ppoe e reconecta, mesmo o up time do Ap estando normal o uptime do enlace estando normal, a mas de 8hrs. Sera que o cabo pode estar interferindo nisso? Uso cabo de rede creio qe de aluminio, pois foi 1$ o metro dele na minha cidade, esse mas comum mesmo que usamos para instalar na casa de cliente.
    Sera qe o cabo e o culpado?
    pois ja fiz de tudo kkk
    Troque o cabo por garantia. Use blindado. É mais caro mas melhor.

    Quanto a queda de PPPOE, em geral não é cabo. É alguma configuração do concentrador.
    Amarração por Mac, WDS, cliente por sessão.

    Teria que tirar um print do log de um rádio cliente pra verificar o que diz o log no momento da desconexão do PPPOE

  4. #4

    Padrão Re: Qualidade cabo de rede duvida

    O mas estranho cara e qe o uptime na antena do cliente e na minha base está normal, sq a conexão pppoe fica caindo de 2 em 2 hrs. E se fosse só um cliente ainda poderia ser problema na casa dele, porém são os 8 clientes qe estão nessa base cai ao mesmo tempo. E qando vou olhar o uptime do enlace está normal como se n tivesse desconectado mas na minha rb o pppoe cai e volta.

  5. #5

    Padrão Re: Qualidade cabo de rede duvida

    Citação Postado originalmente por dodr Ver Post
    O mas estranho cara e qe o uptime na antena do cliente e na minha base está normal, sq a conexão pppoe fica caindo de 2 em 2 hrs. E se fosse só um cliente ainda poderia ser problema na casa dele, porém são os 8 clientes qe estão nessa base cai ao mesmo tempo. E qando vou olhar o uptime do enlace está normal como se n tivesse desconectado mas na minha rb o pppoe cai e volta.
    Então... Por isso que eu disse que me parece ser alguma coisa referente a configuração do concentrador PPPOE.
    Já tive problemas assim em que o rádio-enlace não cai, ou seja, as antenas estão conectadas OK, mas na CCR que estava antes do AP tinha configuração errada. Ou mesmo no AP tinha WDS errado que não repassava o MAC cliente pra CCR.

    O primeiro passo é: Acessar o rádio do cliente e baixar o log pra análise ou se for um roteador que faz a discagem PPPOE no cliente, habilitar o log pra poder ver qual a mensagem de erro que dá a hora que o modem dá hangup.

    Porque uptime da antena cliente (rádio-enlace) e conexão PPPOE são duas coisas diferentes.

  6. #6

    Padrão Re: Qualidade cabo de rede duvida

    O estranho amigo e qe só acontece com qem está nesse ap. Tenho outros aps e não acontece isso, será qe mesmo assim pode ser configuração da rb?

  7. #7

    Padrão Re: Qualidade cabo de rede duvida

    Citação Postado originalmente por dodr Ver Post
    O estranho amigo e qe só acontece com qem está nesse ap. Tenho outros aps e não acontece isso, será qe mesmo assim pode ser configuração da rb?
    Sim... Não... Talvez...

    Logs amigo... Logs!

    A análise dos logs é primordial! Lá você consegue ter uma base preliminar se é problema no rádio enlace. Problema de echo requests. Problema de cabo. Duplicidade de MAC. etc, etc,etc...

  8. #8

    Padrão Re: Qualidade cabo de rede duvida

    Você consegue analisar os logs? Me dá uma moral aí 31 973213093