+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto

    Boa tarde pessoal!

    Sou iniciante em redes via rádio, e estou precisando de uma ajuda, ou pelo menos uma direção.
    Então, até já fiz um PTP com duas intelbras wom 5000, ficou mto bom, o acesso chegava 50 Mbps, e no radio no final chegava 46 Mbps. Gostei do resultado, o que me motivou a fazer isso.


    Moro na zona rural, a instalação a radio hoje pra mim fica em R$ 600,00 a instalação, e R$ 100,00 por 3 Mbps. Foi aí que me surgiu a ideia de trazer internet pra mim, já que a fibra fica a 3 km da minha casa (conversei com provedor, e sem chance se chegar aqui).

    Estou pensando em trazer de inicio uns 100Mbps, quais equipamentos vcs me indicariam para fazer o percurso abaixo? Eu pensei em fazer tudo com litebean M5-23. O que acham?


    Escopo:

    Ponto 1: Uma litebean M5-23;
    Ponto 2: Duas litebean M5-23, uma pra receber e outra para enviar;
    Ponto 3: Duas litebean M5-23, uma pra receber e outra para enviar para minha casa.


    Lembrando que eu teria um ponto 4, que seria minha casa. Dependendo dos resultados, penso em até fazer um POP no terceiro ponto, podendo compartilhar com mais 4 casas, talvez uma antena ominidirecional no ponto 3? Se alguém puder me dar uma direção melhor, seria de grande aproveito.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foto.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	473,8 KB
ID:      	70229  

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    100mbps somente rádio MIMO. Litebeam é SISO, então o througput vai ser half pra up e half pra down. Se tudo correr bem (visada 100% perfeita, sinal ok) pode modular em MCS 7. Ai consegue 100mbps em full duplex(50up e 50down), mas a banda de download não vai passar de 50Mb.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Olá, amigo sphreak... e qual seria o rádio MIMO mais indicado para esse cenário?

    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Alemassini Ver Post
    Boa tarde pessoal!

    Sou iniciante em redes via rádio, e estou precisando de uma ajuda, ou pelo menos uma direção.
    Então, até já fiz um PTP com duas intelbras wom 5000, ficou mto bom, o acesso chegava 50 Mbps, e no radio no final chegava 46 Mbps. Gostei do resultado, o que me motivou a fazer isso.


    Moro na zona rural, a instalação a radio hoje pra mim fica em R$ 600,00 a instalação, e R$ 100,00 por 3 Mbps. Foi aí que me surgiu a ideia de trazer internet pra mim, já que a fibra fica a 3 km da minha casa (conversei com provedor, e sem chance se chegar aqui).

    Estou pensando em trazer de inicio uns 100Mbps, quais equipamentos vcs me indicariam para fazer o percurso abaixo? Eu pensei em fazer tudo com litebean M5-23. O que acham?


    Escopo:

    Ponto 1: Uma litebean M5-23;
    Ponto 2: Duas litebean M5-23, uma pra receber e outra para enviar;
    Ponto 3: Duas litebean M5-23, uma pra receber e outra para enviar para minha casa.


    Lembrando que eu teria um ponto 4, que seria minha casa. Dependendo dos resultados, penso em até fazer um POP no terceiro ponto, podendo compartilhar com mais 4 casas, talvez uma antena ominidirecional no ponto 3? Se alguém puder me dar uma direção melhor, seria de grande aproveito.
    Voce esta certo, Litebeam M5 AC funciona perfeitamente. O "M" de M5 significa ele é MIMO. Aconselho ele pois é de baixo custo e simples de configurar.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    a ac e mimo, ja a m5 e siso mesmo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         litebean.jpg
Visualizações:	83
Tamanho: 	133,4 KB
ID:      	70230

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Olá, amigo sphreak... e qual seria o rádio MIMO mais indicado para esse cenário?

    Abraço.
    Rádios AC da UBNT são MIMO. Mas são caros. Se são somente 3km o próprio WOM 5000 dá conta, mas a versão MIMO dele. Se preferir algo em conta, procure um rádio Intelbras WOM 5A 23. É direcional e também é MIMO (multi input multi output). Tem capacidade pra 300mbps sendo limitado somente pela porta LAN de 100Mb (10/100). Provavelmente você consiga entre 90~95 down.

    Tem também um rádio TPLink muito bom, a CPE510.