Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Ola galera gostaria de saber se alguém sabe configurar esse Switch não entendo nada. Eu queria que uma porta se comunicasse com todas e as outras 7 não se comunique com nenhuma porta se alguém puder me ajudar agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Ta todo em inglês e quando joga a tradução no google não fica muito boa não mas vou tentar aqui e depois posto se consegui ou não. Obrigado



  3. #3

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.260

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    No manual em português da 3Com( HP), me deixa todo confuso com explicações meio sem sentido, li em inglês melhorou, mas no manual gravado dentro do sistema ( via TFFP ou WEB), é muito mais fácil( põe fácil) pelo menos no básico. Fico me perguntando, eeses cara que traduzem o manual se são topeiras, burros ou mais oque. Fiz algumas traduções para a empresa em que trabalhava, posteriormente acabei descobrindo que outras fizeram o mesmo com base no meu texto como atualmente diz português brasileiro.



  5. #5

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    A exemplo do pessoal que traduz "voltagem" e "amperagem", eu digo que o fabricante sempre põe leigo pra fazer tradução.

    Existe tradutor técnico, mas eles cobram caro, então o importador provavelmente sempre põe um vendedor ou design pra fazer a tradução, gera isso.

    O negócio é aprender inglês técnico pra isso, até porque as traduções técnicas usam muita variação, por exemplo um vai falar em frame, outro em quadro, mas... QUADRO? 1% dos artigos técnico usam esse termo, o mundo todo chama de frame, simplesmente porque falta termo decente em quase todo idioma.

    Uma tradução técnica decente devia usar a maioria dos termos em inglês mesmo, por exemplo usar "download" ao invés de "descer". O problema do tradutor não-técnico é não conhecer os termos, não sabe o que é parte estrutural da frase e o que é o termo técnico da frase.

    Por exemplo, a wiki sobre frame de rede explica bem o que ele é:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Frame_%28networking%29

    Enquanto o equivalente em PT_BR foi feito por algum professor universitário, pro ambiente irreal da parte teórica dos cursos de Ciências da Computação (Que nunca vão mexer com redes por isso não precisam aprender de fato, só decorar 2 ou 3 definições tipo "é uma entidade de telecomunicação"), e não explica muita coisa:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Datagrama

    É a mania de traduzir igual robô, traduzir todos os termos sem ver no contexto se PRECISA traduzir. Quem não sabe o que é "download" nem devia estar num "site" então não tem porque traduzir isso pra "Descer", vai só confundir quem não tem esse conceito que servidor está em cima e terminal em baixo, por isso precisaria "descer" um arquivo (Pior ainda é traduzir "download" por "salvar", o arquivo já está salvo no servidor, e você não alterou nada, então não tem porque salvar. Se quer traduzir use "baixar", mas 100% dos usuários veem 80 "Download" pra cada "baixar" então não tem porque traduzir, todo mundo no mundo real está acostumado com o termo em inglês mesmo. Em redes é melhor deixar os termos em inglês porque o pouco conteúdo técnico decente é assim, termos em inglês, o conteúdo com apenas termos traduzidos é pra cursecos teóricos com professores idosos do tempo do SO08 (CP/M traduzido) que usam termos que só existem nos seus livros de editoras universitárias nanicas.

    (Esse "datagrama" é um que você só encontra em livro universitário, e não pra cursos de rede (Focados em prática no mundo real), usar ele fora do TCC da faculdade é pedir pra não ser entendido)

  6. #6

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por milanbe Ver Post
    Ola galera gostaria de saber se alguém sabe configurar esse Switch não entendo nada. Eu queria que uma porta se comunicasse com todas e as outras 7 não se comunique com nenhuma porta se alguém puder me ajudar agradeço.
    Manda seu WhatsApp que te explico. Nativamente as portas se comunicam

    Sent from my SM-N920G using UnderLinux mobile app



  7. #7

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Ola gregorypv se puder da essa ajuda agradeço enviarei em inbox e postarei o resultado aqui.

  8. #8

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Vlw rossisorac mas as imagens não estão abrindo, ai abriu?



  9. #9

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    tb to com duvidas sobre esse switch

  10. #10

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por Lemaxtelecom Ver Post
    tb to com duvidas sobre esse switch
    Qual eh a dúvida?

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App



  11. #11

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por gregorypv Ver Post
    Manda seu WhatsApp que te explico. Nativamente as portas se comunicam

    Sent from my SM-N920G using UnderLinux mobile app
    Citação Postado originalmente por Lemaxtelecom
    Citação Postado originalmente por gregorypv
    Posso. Diga ai
    entao meu caso e o seguinte temos uma 2 torre aqui , nela temos 5 paineis com rocket m5 , usavamos uma rb em bridge para fazer funcionar la , acontece que tiramos a rb e colocamos um switch normal , agora adiquirimos um tp link easy smart switch tl sg108e queria fazer vlan entre as portas , mas nao to conseguindo
    O q vc quer dizer em fazer vlan entre as portas.?
    Vc quer que não exista comunicação entre as portas. Somente comunicação de 1 porta com as demais ,mas não entre si?
    Eh isso?
    Assim...esse switch possui 3 configurações de VLAN:
    1.MTU VLAN
    2.PORT BASED VLAN
    3.802.1Q VLAN

    por padrão ele vem configurado na opção 2 PORTO BASED VLAN.
    Isso significa que todas as portas estão na mesma vlan,ou seja, todas se comunicam entre si. Eh o funcionamento normal de um switch.
    A opção 1. MTU VLAN funciona como o switch da INTELBRAS SF800 VLAN. Isso significa que ele bloqueia o tráfego entre as portas. Ele só deixa cada porta se comunicar com uma única porta que a eh a de UPLINK. A "vantagem" desse switch em relação ao da INTELBRAS ,nesse quesito,eh que vc pode escolher a porta de UPLINK,mas a porta padrão eh a 1.
    A opção 3 eh a opção de formar troncos VLAN. Ou seja ,por uma porta vão passar tráfego de várias VLANS e com isso vai ter que mudar o frame pra indicar o tráfego de cada VLAN.

    Sacou?

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Saquei e muito obrigado pela ajuda



  13. #13

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Amigo poderia explicar melhor a opção

    2.PORT BASED VLAN
    3.802.1Q VLAN

    se pode de mais detalhes da 2 e da 3


    Dessa 3

    qual vc recomenda ?

  14. #14

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por Ericoly Ver Post
    Amigo poderia explicar melhor a opção

    2.PORT BASED VLAN
    3.802.1Q VLAN

    se pode de mais detalhes da 2 e da 3


    Dessa 3

    qual vc recomenda ?
    O modo 2 define a VLAN por porta.
    Por exemplo. Digamos que vc tenha duas redes a 192.168.1.0/24 e a rede 192.168.2.0/24.
    Vamos imaginar que em cada rede vc tenha 2 pcs. Na rede 192.168.1.0 vc tem o 192.168.1.2 e o 192.168.1.3 e na outra vc 192.168.2.2 e 192.168.2.3 .
    Vc quer fazer essas 2 redes ,mas só tem 1 switch o sg108e. Logo vc pode trabalhar com o PORT BASED VLAN. VC habilita as portas 2,3,4 para a VLAN 192.168.1.0 E as portas 5,6,7 para a VLAN 192.168.2.0.
    Dessa forma 192.168.1.2 se comunica com 192.168.1.3 e vice versa.
    Da mesma maneira 192.168.2.2 e 192.168.2.3 tb se comunicarão entre si.
    O modo 3 imagine que vc tem 2 redes e cada rede tem 5 pcs. Um switch não eh suficiente. Mas vc tem dois sg108e.
    Vc vai usar uma porta trunk entre os dois switchs . Imagine que um pc na porta 2 do sw1 quer se comunicar com outro pc da mesma rede que está na porta 2 do sw2?
    Como o switch 1 vai saber pra onde encaminhar se ele não entende IP e como sw2 vai saber o que fazer qnd chegar o frame ?
    Para isso ele vai aumentar o tamanho do frame pra dizer de qual VLAN aquele frame tá saindo. E qnd chegar no sw2 ele vai saber pra onde direcionar. Esse campo que ele adiciona chama se VLANID.
    Teoricamente eh isso.

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App



  15. #15

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Otima resposta

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    kkk


    Legal cara valeu


    Aparentemente a configuraçao mas simples seria o 1.MTU VLAN

    Nesta configuração se eu ir na opção

    1 MTU VLAN Configuration vo em enable apply certo
    2 depois eu escolho a porta uplink e neste caso a vlan ja esta criada ?? nao preciso fazer mas nada ??


    Bem eu entendi um poco a teoria das 3 opção eu to mexendo nesses switch desde de ontem dia 18/02 só que eu peguei um tutorial da propria tplink www.tp-link.com.br/faq-788.html e do jeito que ta aqui eu fiz mas a rede parou num sei porque kk ta complicado

    eu to tentando aplicar algumas dessas topologia mas to encalhando valeu



  17. #17

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por gregorypv Ver Post
    O modo 2 define a VLAN por porta.
    Por exemplo. Digamos que vc tenha duas redes a 192.168.1.0/24 e a rede 192.168.2.0/24.
    Vamos imaginar que em cada rede vc tenha 2 pcs. Na rede 192.168.1.0 vc tem o 192.168.1.2 e o 192.168.1.3 e na outra vc 192.168.2.2 e 192.168.2.3 .
    Vc quer fazer essas 2 redes ,mas só tem 1 switch o sg108e. Logo vc pode trabalhar com o PORT BASED VLAN. VC habilita as portas 2,3,4 para a VLAN 192.168.1.0 E as portas 5,6,7 para a VLAN 192.168.2.0.
    Dessa forma 192.168.1.2 se comunica com 192.168.1.3 e vice versa.
    Da mesma maneira 192.168.2.2 e 192.168.2.3 tb se comunicarão entre si.
    O modo 3 imagine que vc tem 2 redes e cada rede tem 5 pcs. Um switch não eh suficiente. Mas vc tem dois sg108e.
    Vc vai usar uma porta trunk entre os dois switchs . Imagine que um pc na porta 2 do sw1 quer se comunicar com outro pc da mesma rede que está na porta 2 do sw2?
    Como o switch 1 vai saber pra onde encaminhar se ele não entende IP e como sw2 vai saber o que fazer qnd chegar o frame ?
    Para isso ele vai aumentar o tamanho do frame pra dizer de qual VLAN aquele frame tá saindo. E qnd chegar no sw2 ele vai saber pra onde direcionar. Esse campo que ele adiciona chama se VLANID.
    Teoricamente eh isso.

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App



    então eu respondi em cima kk

  18. #18

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por Ericoly Ver Post
    então eu respondi em cima kk
    Eu não entendi o que vc quer que o switch faça rsrs

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App



  19. #19

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por gregorypv Ver Post
    Eu não entendi o que vc quer que o switch faça rsrs

    Enviado via SM-N920G usando UnderLinux App



    queria fazer vlans nele tipo igual o menino falou mais pra cima porta 1 e 2 elas podia enxergar todas as outras portas 3-8 e separar as porta para nenhum cliente se enxerga somente eu na porta 1 e 2

  20. #20

    Padrão Re: Configuração vlan Switch TL-SG108E Ajuda

    Citação Postado originalmente por Ericoly Ver Post
    queria fazer vlans nele tipo igual o menino falou mais pra cima porta 1 e 2 elas podia enxergar todas as outras portas 3-8 e separar as porta para nenhum cliente se enxerga somente eu na porta 1 e 2


    tenho 5 pops via radio nesses pops vai um cabo pra cada um tenho 14 cliente em um 20 em outros 10 em outros 15 em outros então cáda porta seria uma vlan para nenhum cliente se enxerga em pops diferentes somente a porta 1 que seria a do link e a porta 2 seria meu zabbix PC monitorando e enxergando todas as portas vlans separadas queria fazer 7 vlans