+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Os computadores da minha rede não conseguem aceder a pasta compartilhada do servidor

    Olá pessoal
    Estou com um problema
    Acabo de trocar o meu router TP-link pelo Mikrotik, no entanto, logo que fiz isso, os computadores da rede já não conseguem aceder a pasta compartilhada da rede.
    O ping funciona sem nenhum problema, o compartilhamento é feito por nome e não IP.
    A topologia é a seguinte, na porta 1 recebo a Internet a partir do modem.
    Na porta 2 é LAN que funciona como bridge com as portas 3 e 4 e a wifi.
    Alguma coisa esta faltando.
    Atenção: isso acontece apenas quando uso o router Mikrotik, com o TP-link não há nenhum problema.

  2. #2

    Padrão

    vc tem algum DNS interno?

    Citação Postado originalmente por taniam Ver Post
    Olá pessoal
    Estou com um problema
    Acabo de trocar o meu router TP-link pelo Mikrotik, no entanto, logo que fiz isso, os computadores da rede já não conseguem aceder a pasta compartilhada da rede.
    O ping funciona sem nenhum problema, o compartilhamento é feito por nome e não IP.
    A topologia é a seguinte, na porta 1 recebo a Internet a partir do modem.
    Na porta 2 é LAN que funciona como bridge com as portas 3 e 4 e a wifi.
    Alguma coisa esta faltando.
    Atenção: isso acontece apenas quando uso o router Mikrotik, com o TP-link não há nenhum problema.

  3. #3

    Padrão

    Não tenho

    Deixei automático para ele apanhar do provedor de Internet.

    Como é que configuro o DNS interno?
    Última edição por taniam; 24-06-2021 às 06:32.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por taniam Ver Post
    Não tenho

    Deixei automático para ele apanhar do provedor de Internet.

    Como é que configuro o DNS interno?
    vc precisa de algo para resolver o nome WINS. por isso que colocando o nome do PC voce nao chega ate ele.

    PAra configurar depende muito se vc tem servidor windows na rede ou linux. e se nao tiver nenhum quiser colocar algum. Precisará procurar como configurar servidor DNS no youtube para ficar mais rápido e facil.

  5. #5

    Padrão

    Tenho um computador com Windows 10 com a pasta compartilhada e uma impressora compartilhada.

    Percebi a ideia de que tenho que colocar um DNS interno para resolver os nomes na rede.

    A minha duvida agora é onde configuro essa informação no Router Mikrotik?

    Pensei que ao ativar o servidor DHCP tudo estaria pronto

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leufrasiojunior Ver Post
    vc precisa de algo para resolver o nome WINS. por isso que colocando o nome do PC voce nao chega ate ele.

    PAra configurar depende muito se vc tem servidor windows na rede ou linux. e se nao tiver nenhum quiser colocar algum. Precisará procurar como configurar servidor DNS no youtube para ficar mais rápido e facil.
    ve se ajuda:





  7. #7

    Padrão

    Thank

    Vou ver os vídeos. Mas, tenho uma duvida, esta configuração não ajuda apenas para os computadores acederem a Internet?

  8. #8