+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Speedtest server

    Olá, sou tecnico em um provedor e estamos tendo um problema com o speedtest, a primeiro momento o que foi notado é que ele está com um desempenho ruim no wi-fi, pensei que era apenas um daqueles problemas que no wi-fi passa uma velocidade menor, mas após alguns relatos dos tecnicos em rua, fiz o teste, usando um roteador AX3000 e um s21+ fiz o teste, usando o proprio servidor dentro da rede a velocidade maxima é de 550 megas, e usando servidores fora da rede consegui passar 1 giga no wi-fi normalmente, já remontei a maquina virtual, atualizei e mesmo assim não consegui resultados, no cenario atual nosso servidor está com uma porta 10 gigas ligado diretamento no concentrador NE8000 já aumentei a memoria ram o numero de nucleos virtuais mas a velocidade não muda, o servidor é um hyper-v 2022, gostaria de saber por onde posso verificar mais sobre isso, pois por cabo a velocidade passa normalmente alcançando 1 giga tanto de download quanto upload mesmo pra fora ou dentro da rede, ja pelo wi-fi pra fora da rede passa 1 giga mas pro servidor interno passa 550 megas, montei uma maquina para usar o nperf mas o resultado foi o mesmo

  2. #2

    Padrão

    Este problema é nítido que é a sua máquina. HD/SSD é o problema, a leitura e gravação do disco não é suficiente para trazer teste com mais de 550 MEGA. Verifique o IOPS do HD e seja feliz.

  3. #3
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Speedtest server

    Bom dia, vc usa IPv6 ? se sim, faça um teste apenas em IPv4, essa luta com bate ou não bate banda, via cabo ou via wifi, e qndo coloco para testar em outro provedor passa banda. Já tem vários e vários tickets aberto com eles (Ookla), e nenhuma solução.
    Sobre IOPS pode até ser... mas um dos teste q faço e passa banda é em um provedor parceiro nosso, a configuração do Servidor e da VM é muito parecida com o nosso... Até o momento os testes q faço no SpeedTest para passar a banda contratada fazemos apenas em IPv4.
    Detalhe... tenho outros servidores de Teste na rede, como Wifiman, Nperf, OpenSpeed e IPerf3... Quando o cliente reclama muito faço em todos os q tenho na rede...

    PS
    oq mais chega proximo ao real pra mim é o Wifiman !!!

  4. #4

    Padrão

    Fiz o teste aqui migrando a VM para outro HD uma que estava sem uso para verificar essa questão mas a velocidade se permaneceu a mesma, antes estava em um SSD, usamos v6 e v4, fiz o teste usando somente o v4 e a velocidade que passou foi a mesma, mesmo usando o servidor no HD e no SSD, usamos o hyper-v 2022 aqui, o que estou suspeitando seria as configurações das propriedades da placa de rede, teria algum parte onde eu conseguiria meio que limitar esse trafego ? por cabo passa normalmente mas por wi-fi mesmo no cenario que eu consigo 1 giga pra fora da rede, para o servidor interno passa no maximo 600 megas

  5. #5
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Speedtest server

    Bom, aqui tive problema no Ookla em IPv6, mas em IPv4 passa tudo... mas tem mais uma... a placa de rede esta virtualizada ? bypass ? tem afinity no kernel Linux... tem alguns ajustes finos no linux, versão de firmeware da placa tudo isso influencia tb !!!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2023-09-26 às 08.18.13.png
Visualizações:	60
Tamanho: 	67,5 KB
ID:      	70767Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2023-09-26 às 08.19.17.png
Visualizações:	60
Tamanho: 	50,6 KB
ID:      	70768
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2023-09-26 às 08.18.13.png
Visualizações:	46
Tamanho: 	67,9 KB
ID:      	70766  

  6. #6

    Padrão

    então, eu chego com o adptador de 10 gigas e virtualizo ele, ai uso no speedtest
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         speedtest.jpg
Visualizações:	51
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	70769 Nome:      f1.jpg
Visitas:     153
Tamanho:  21,7 KBNome:      f2.jpg
Visitas:     160
Tamanho:  20,4 KBNome:      f3.jpg
Visitas:     155
Tamanho:  14,2 KBesses são as da placa fisica e da placa virtual são esses Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         v1.jpg
Visualizações:	46
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	70773Nome:      v2.jpg
Visitas:     165
Tamanho:  23,9 KBNome:      v3.jpg
Visitas:     151
Tamanho:  15,7 KBcreio que alguma dessas configurações possa estar interferindo, mas nessa parte não entendo muito sobre o assunto, a principio achei que poderia ser a maquina virtual, mas remontei ela e ficou da mesma forma, ela foi montada em cima do ubuntu 18
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         placa.jpg
Visualizações:	56
Tamanho: 	65,3 KB
ID:      	70776

  7. #7
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Speedtest server

    Montei o meu baseado nesse tutorial

    https://blog.remontti.com.br/6051

  8. #8

  9. #9
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Sim
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2023-09-26 às 14.33.06.png
Visualizações:	52
Tamanho: 	64,4 KB
ID:      	70777  

  10. #10

    Padrão

    Cara, abandonei o Speedtest devido a um problema relacionado a quantidade de testes/mês, tentei argumentar que o uso era pouco pois era um provedor pequeno, porém, sem sucesso.

    Agora eu montei um usando o Librespeed (https://github.com/librespeed/speedtest). Muito simples de configurar, funcional e exige poucos recursos de um servidor para funcionar. É tão leve que funciona até na calculadora gráfica da HP

    Você consegue rodar no Docker também se quiser.

  11. #11

    Padrão

    Pelo que eu estava vendo aqui, nem creio que seja o speed test o problema, montei com o wifiman na mesma VM e mesmo assim a mesma limitação, download 550mega e upload passa normal, creio que possa ser alguma configuração no próprio hyper-v ou na criação da VM, só não faço ideia do que possa ser

  12. #12
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Speedtest server

    Qual modelo da Placa de rede ? Ela esta em ByPass ? se virtualizada qual modelo vc escolheu (vmnetx, e1000e) ?
    Aqui uso o VMware Esxi6.7 em BareMetal.
    Vc esta virtulizando em Baremetal, ou no Windows ?

  13. #13

    Padrão

    eu uso no Windows server mesmo, foi adicionado a placa x710 da Intel e dela eu desço uma fibra do concentrador e ligo em 10 giga nela, ai com isso criei um adaptador virtual e nele coloquei todas as VM's, junto com a do speedtest

  14. #14
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Speedtest server

    Pode ser por isso então meu caro, pois das experiências que tive com X520 e Mellanox, em Linux, e ou Baremetal com VMawre a versão do driver, e firmware das placas é que foram o diferencial !!!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorhrm1 Ver Post
    Pelo que eu estava vendo aqui, nem creio que seja o speed test o problema, montei com o wifiman na mesma VM e mesmo assim a mesma limitação, download 550mega e upload passa normal, creio que possa ser alguma configuração no próprio hyper-v ou na criação da VM, só não faço ideia do que possa ser
    Você tá usando VMWare ou VirtualBox? Porque eu tive uns problemas com VMWare desde a época do Speedtest que só resolveu assim que comecei a usar o VirtualBox.

    Se for o caso de você usar VMWare, tenta usar o VirtualBox.

  16. #16

    Padrão

    uso direto no hyper-v o virtualizado do Windows server

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorhrm1 Ver Post
    uso direto no hyper-v o virtualizado do Windows server
    Dá uma testada no VirtualBox pra ver se muda algo.