+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal ótico variando

    Prezados ,o fórum anda meio parado então vamos a um desafio .
    Meu provedor seguiu o mesmo que muitos ,trabalhávamos no rádio ,depois utp e agora fibra .
    Uma maravilha ,mas o tempo passa e aparece alguns problemas fora da curva .
    Estou com um problema bem estranho ,tem uma porta PON que sinal TX varia em todas ONUs e derruba algumas conexões ,é algo aleatório .Não existe padrão ,tem vezes que fica dias sem dar problema ,tem dias que repete várias vezes .
    Já passei por um problema parecido ,uma ONU travou toda porta PON .Fui matando ctos até encontrar o setor e assim chegar no cliente/ONU com problema .Mas isso ocorreu em um senário que o defeito era constante ,a rede ficava travada .O atual é aleatório então fomos fazendo algumas mudanças e vê se resolvia ,mas até agora nenhuma evolução .
    As mudanças foram :
    Troca do cordão na Gbic
    Troca da Gbic PON
    Troca de algumas ONUs de marca Ching-Ling
    Retirada de atenuações
    O próximo passo vai ser trocar o splitter primário(na porta PON em questão trabalhamos com splitter 1*8 e depois outros 1*16) ,acho que mesmo pode esta variando .
    Enfim ,caso alguém possa ajudar ficaria grato .

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal ótico variando

    Arrisco em dizer que pode ser a qualidade da fibra que está usando.
    Quando os eletrônicos vão para sucata os cabos de energia sempre retiro e guardo; mas alguns as malhas condutoras meio que se deterioram, mesmo calculados para 1 A ou 10 A em alguns com apenas 0,35 A ( ventilador 23 cm ) o fio esquenta podendo sentir nos dias frios.

    Recentemente vi que aparelhos usados pela Claro aparentam ser mais "robustos" do que Vivo mesmo ainda sendo via cabo coaxial( vivo fibra não funcionou ). Qualidade no atendimento foram normais.
    Nestes dias redes de celulares da Vivo, Claro e Tim tem apresentado problemas de conexão com serviço de dados e sem ela nem telefone funciona; de praxe pequenos provedores com certeza enfrentam o mesmo problema, no meu caso um minuto com internet e uma hora sem.

  3. #3

    Padrão Re: Sinal ótico variando

    Nos dias atuais tem muitos modelos de fibras que são super ruins mesmo .Tem muita tralha no mercado e uma hora isso vai dar problemas ,mas no meu caso acho muito difícil ser ,pois a fibra inteira só este pelo estaria dando defeito .O fabricante desta fibra é Furukawa ,se pressupõe que é uma fibra de boa qualidade .Todavia é uma linha a se pensar ,posso mudar de pelo e testar .
    Hoje trocamos o splitter (como mencionado acima) ,vamos aguardar uns 10 dias .Funcionando ou não retorno aqui .

  4. #4

    Padrão Re: Sinal ótico variando

    Splitter trocado ,nada resolvido .

  5. #5

    Padrão Re: Sinal ótico variando

    Prezados ,comprei outra placa .Subi a mesma Vlan em uma das portas desta nova placa .Isso foi feito para evitar trabalho extra ,pois tem equipamentos que precisam adicionar vlan manualmente.
    Ainda é cedo para falar ,mas parece que o problema estava no slote Gbic da placa .Estamos a 3 dias sem oscilações .

  6. #6

    Padrão Re: Sinal ótico variando

    Atualizando .
    Deu problema após 5 dias .
    Agora trocamos o pelo que leva sinal PON .Estou na pegada do Nilton Nakao ,vamos ver se resolve .
    Até o momento esta funcionando .
    Daqui a uns 10 dias volto informando .
    Obs : não tem atenuação na fibra que leva sinal até o local ,o nível de sinal é o mesmo seja na antiga ou nova fibra .

  7. #7

    Padrão Re: Sinal ótico variando

    Prezados ,problema resolvido.
    Era a fibra mesma .No caso somente um pelo .
    O estranho que a otdr não pega nada .