+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation M5 com rx zerado

    Oi a todos. Estou com um NSM5 cujo a fonte pegou chuva e molhou o conector, fazendo o rádio entrar em modo tftp. Troquei a fonte e o conector, o rádio ligou normalmente porém os stations ficaram com sinais péssimos e o gráfico de rx do Wireless não sai de 0. Não consigo acessar nenhum station por causa do rx nesse rádio que não sobe. Resetei o rádio pela interface web e atualizei o firmware, agr os sinais melhoraram (o curto deve ter bugado o firmware de alguma forma), porém o rx do wireless ainda continua em 0, só tem tráfego no tx. Eu trouxe ele pra casa e abri, tinha formigas no interior, retirei todas e fiz uma limpeza em tudo. Não sei quem causou esse problema, se as formigas ou a chuva, mas sei que tem algum problema físico, devo trocar o AR9280?
    @rubem

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    se está indicando o TX funcionando nao é problema de firmware. Provavelmente esta com a etapa de recepção queimada. Quem queima muito é a etapa de transmissão. Manda um print da tela

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Oi, obrigado por responder. Também acredito que seja isso, assim que chegar em casa eu posto o print aqui

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Tenta seguir a trilha dos conectores, o primeiro componente de 3 ou mais terminais é um chaveador, que chaveia entre RX e TX (Pra alta potência do amplificador não ir pro CI), se tiver limpa um álcool isopropílico nele e esfrega com pincel pequeno pra soltar sujeira, como ele trabalha com alta frequência quando sobra poeira com umidade isso vira capacitância parasita.

    Ele também pode queimar, ou dar problema na trilha do chipset até ele. E o chipset manda o sinal pra abrir pra cada lado por uma porta GPIO, em teoria dá pra ver se tem sinal lógico saindo por ela, mas osciloscópio comum de 1MHz (DSNano e cia) não mostra quase nada mesmo em equipamento funcionando, não sei se vale a pena medir, quando tem sucata é mais rápido trocar esse chaveador/switch.

    Se o outro lado ficasse sem tx dava pra desconfiar do amplificador, nos M5 deve ser o sige2592 (Tem anos que não encosto mais nisso), pra rx só tem a antena, conectores, esse CI chaveador, e tá direto no chipset, os capacitores e bobinas são pra filtragem, eles no máximo gerariam throughput ruim, ou mostraria noise floor bem alto, ou sinal ruim (-80dBm mesmo do lado de um ap).

    Eu testaria colocar também na potência mais baixa de TX (1dBm, 0dBm, -10dBm se tiver opção), já vi amp que transmitia com ruído, tipo -55dBm com estação perto, mas com 100% de perda de pacotes, baixando a potência dava só 5-10% de perda (ainda tinha ruído, mas mais baixo pelo visto), nem todo amplificador abre a ponto de não amplificar, as vezes ele simplesmente trava num ganho específico ou fica igual amp de áudio com som metalizado e distorcido, não duvido que possa ocorrer desse ruído da transmissão fazer o chaveador de saída ficar maluco, ler o ruído vindo do TX como sinal de chaveamento (Que devia vir por outro pino saindo do chipset de RF).

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Pessoal, desculpa a demora, foi correria esse fim de semana. Fui testar o rádio hoje pra mandar o print, por incrível que pareça o rx subiu. Mas notei que ao subir a potência, ele tende a cair. Cheguei no máximo em 17dBm, fui acompanhando com o speedtest trabalhando, sempre conseguia mais upload do que download. Acredito que chegando em determinada potência ele deve zerar, mas tive que parar os testes para um compromisso. Tentarei concluir amanhã

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20240204_190330_Edge.jpg
Visualizações:	37
Tamanho: 	208,8 KB
ID:      	70787
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20240204_190245_Edge.jpg
Visualizações:	36
Tamanho: 	195,1 KB
ID:      	70785   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20240204_190536_Edge.jpg
Visualizações:	27
Tamanho: 	156,0 KB
ID:      	70786  


  6. #6

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Citação Postado originalmente por Mike006 Ver Post
    Pessoal, desculpa a demora, foi correria esse fim de semana. Fui testar o rádio hoje pra mandar o print, por incrível que pareça o rx subiu. Mas notei que ao subir a potência, ele tende a cair. Cheguei no máximo em 17dBm, fui acompanhando com o speedtest trabalhando, sempre conseguia mais upload do que download. Acredito que chegando em determinada potência ele deve zerar, mas tive que parar os testes para um compromisso. Tentarei concluir amanhã

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20240204_190330_Edge.jpg
Visualizações:	37
Tamanho: 	208,8 KB
ID:      	70787
    Manda print das abas de configuração (dos dois rádios: Estação e AP) pois aqui parece travado em 10dBm. E em 200mts (distância informada no rádio) não era pra estar -70dBm de recepção.
    Tem alguma config errada ou na estação ou no AP. Por isso é importante print dos dois para análise e ajuste.

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Esqueci de informar, estou com o rádio em bancada. Os testes foram feitos com os equipamentos próximos (aproximadamente 10 metros)

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Pessoal, é o seguinte: terei uma instalação para fazer essa semana num local mais próximo da torre. Irei levar esse NSM5 para testar lá. Ele vai ficar a uma distância aproximada de 3.5km da torre, anteriormente ele estava como AP e o cliente estava a 5km. Nesse novo cenário vou testar em várias potências e posto o resultado aqui

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    @rubem se puder me ajudar em mais um caso aprovetando o gancho desse tópico, agradecerei bastante. Estou com uma PowerBeam 400 em bancada, após queda de raio na rede, esta perdeu acesso lan. Comprei no Aliexpress um kit com 5 unidades do ci AR 8035A, já coloquei dois e a conexão não lan volta. Há outro componente que cause essa falha além desse ci? Ou posso ter comprado um lote ruim desse ci? Consigo acessar o rádio normalmente pela Wireless
    Última edição por Mike006; 07-02-2024 às 13:42.

  10. #10

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Citação Postado originalmente por Mike006 Ver Post
    @Rubens se puder me ajudar em mais um caso aprovetando o gancho desse tópico, agradecerei bastante. Estou com uma PowerBeam 400 em bancada, após queda de raio na rede, esta perdeu acesso lan. Comprei no Aliexpress um kit com 5 unidades do ci AR 8035A, já coloquei dois e a conexão não lan volta. Há outro componente que cause essa falha além desse ci? Ou posso ter comprado um lote ruim desse ci? Consigo acessar o rádio normalmente pela Wireless
    As vezes o chipset danifica a porta que ele usa pra comunicação com o chipset, não lembro se é i2c ou qual o barramento.

    Mas nem em 10M conecta? As vezes algum capacitor de filtragem queimou pelo raio ou por calor na hora de trocar o CI, aí fica com ruído, e não pega comunicação a 100M, tem que ir seguindo as 4 trilhas dos pinos de dados do conector pro driver, e do driver pro CI ethernet, e entre ele o chipset principal.

    Alias, o trafo/driver, aquele M-tek grandão na frente do conector de rede, pode queimar as vezes, ele tem só um enrolamente pra cada par, com um tap pro negativo, a pinagem não sei se tenho em algum lugar, mas internamente é parecido com isso: https://ebics.net/wp-content/uploads.../image-182.png Eu sempre cortava alguma trilha pra medir, dá só alguns ohms tanto nos pares de entrada como de saída, nuns uns 10-20 ohms, outros 50 ohms, e como um pino vai pro terra (Nem sempre tem aquele capacitor ligando o tap central ao terra, as vezes é direto) terá digamos 2 enrolamentos de 10-30 ohms em relação ao terra, o que medir num par terá que medir no outro geralmente.

  11. #11

    Padrão Re: NanoStation M5 com rx zerado

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    As vezes o chipset danifica a porta que ele usa pra comunicação com o chipset, não lembro se é i2c ou qual o barramento.

    Mas nem em 10M conecta? As vezes algum capacitor de filtragem queimou pelo raio ou por calor na hora de trocar o CI, aí fica com ruído, e não pega comunicação a 100M, tem que ir seguindo as 4 trilhas dos pinos de dados do conector pro driver, e do driver pro CI ethernet, e entre ele o chipset principal.

    Alias, o trafo/driver, aquele M-tek grandão na frente do conector de rede, pode queimar as vezes, ele tem só um enrolamente pra cada par, com um tap pro negativo, a pinagem não sei se tenho em algum lugar, mas internamente é parecido com isso: https://ebics.net/wp-content/uploads.../image-182.png Eu sempre cortava alguma trilha pra medir, dá só alguns ohms tanto nos pares de entrada como de saída, nuns uns 10-20 ohms, outros 50 ohms, e como um pino vai pro terra (Nem sempre tem aquele capacitor ligando o tap central ao terra, as vezes é direto) terá digamos 2 enrolamentos de 10-30 ohms em relação ao terra, o que medir num par terá que medir no outro geralmente.
    Certo, irei fazer essas medições. Obrigado!