+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Enlace de rádio sem visada 7km

    Pessoal, me ajudem, sou novo aqui, preciso montar um enlace para levar internet de um ponto para outro e minha visada é comprometida, alguém sabe qual rádio posso usar.

    -12.677322,-38.462999 ponta A
    -12.723725,-38.492849 ponta B

  2. #2

    Padrão

    Não é necessário abrir vários posts

    Citação Postado originalmente por ronaldomendes Ver Post
    Pessoal, me ajudem, sou novo aqui, preciso montar um enlace para levar internet de um ponto para outro e minha visada é comprometida, alguém sabe qual rádio posso usar.


    -12.677322,-38.462999 ponta A
    -12.723725,-38.492849 ponta B


    Tendo em vista o ponto inicial ser esse:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1.jpg
Visualizações:	16
Tamanho: 	47,8 KB
ID:      	70793

    E o ponto final ser esse:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2.jpg
Visualizações:	15
Tamanho: 	133,5 KB
ID:      	70794


    Seu enlace direto não dará certo Sob nenhuma circunstância técnica por esse motivo aqui:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visada.jpg
Visualizações:	18
Tamanho: 	30,8 KB
ID:      	70792

    O sinal de rádio está todo obstruído pelo relevo.

    A única maneira de levar internet para esse ponto, com enlace via rádio é fazendo uma torre de repetição nessa localidade aqui:

    -12.701550, -38.470562

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p3.jpg
Visualizações:	17
Tamanho: 	178,5 KB
ID:      	70795


    Podem haver outras passagens de sinal desobstruídas, mas nesse caso eu aconselho a fazer um estudo topográfico da região.

    Em todos os casos são necessárias licenças do tipo Limitado Privado da ANATEL.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de rádio sem visada 7km

    Pesquise sobre rádio 900Mhz. Agora a banda é pequena. Depende do que vc vai usar no ponto remoto.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de rádio sem visada 7km

    nem 900MHz faz enlace quando esta obstruído.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    nem 900MHz faz enlace quando esta obstruído.
    Ué ? e precisa visada ? 900mhz vai por reflexão. Tenho isso em zona rural com o fresnel 100% obstuiído. E por 1 montanha. O ponto A e Ponto B com distância de 9Km. Antenas apontada para uma elevação e não uma para outra. Banda: 2Mb, para telemetria de nível do rio que corta a região.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de rádio sem visada 7km

    Negativo, deflexão funciona bem em VHF e pouco em UHF. Facil, vai no aplicativo de Cambium e escolhe o M900 para fazer o link a ver se consegue. Tambem pode fazer no aplicativo de Ubiquiti porem nao sei se tem os equipamentos em 900MHz pois ja saíram de linha.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de rádio sem visada 7km

    Tem 4 pontos assim instalados desde 2009. Projeto para a Embrapa em fazendas de Manga e Uva em Petrolina. A sede da Fazenda fica em um lado do morro e os pontos de telemetria bem abaixo no nível do S. Francisco a cerca de 9Kms. Projeto feito por nossa empresa, usando ainda RB 411 com cartões Ubiquiti e antenas Yagi empilhadas. Vai ver que funciona porque o nome do rio é S. Francisco e teve ajuda divina. Pode não ser funcional hoje, em virtude da largura de banda que proporciona, mas como dito, lá em 2009 para poder ter um projeto de irrigação eficiente, entres outros entraves para obter financiamento público para o negócio, a solução foi essa e ainda está em funcionamento até hoje, dado a impossibilidade de se colocar fibra em uma área de fazenda onde passam maquinas mecanizadas e terreno inclinado. Especificamente para o que o colega ronaldomendes quer, não vai funcionar. Como o fórum é para estudos e aprendizados, foi indicado que o mesmo pesquisasse sobre rádios em 900Mhz

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Tem 4 pontos assim instalados desde 2009. Projeto para a Embrapa em fazendas de Manga e Uva em Petrolina. A sede da Fazenda fica em um lado do morro e os pontos de telemetria bem abaixo no nível do S. Francisco a cerca de 9Kms. Projeto feito por nossa empresa, usando ainda RB 411 com cartões Ubiquiti e antenas Yagi empilhadas. Vai ver que funciona porque o nome do rio é S. Francisco e teve ajuda divina. Pode não ser funcional hoje, em virtude da largura de banda que proporciona, mas como dito, lá em 2009 para poder ter um projeto de irrigação eficiente, entres outros entraves para obter financiamento público para o negócio, a solução foi essa e ainda está em funcionamento até hoje, dado a impossibilidade de se colocar fibra em uma área de fazenda onde passam maquinas mecanizadas e terreno inclinado. Especificamente para o que o colega ronaldomendes quer, não vai funcionar. Como o fórum é para estudos e aprendizados, foi indicado que o mesmo pesquisasse sobre rádios em 900Mhz

    Se o enlace esta obstruído nao funciona. No seu caso deve ter sido na limiar da elipse de fresnel onde pode ate perder a visada porem não há obstrução.

    Quando mais baixa a frequência maior difração o que faz que os 900MHz funcione melhor que o 2.4 GHz, porem se tem obstrução completa acima do primeiro anel nao tem como passar.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Ué ? e precisa visada ? 900mhz vai por reflexão. Tenho isso em zona rural com o fresnel 100% obstuiído. E por 1 montanha. O ponto A e Ponto B com distância de 9Km. Antenas apontada para uma elevação e não uma para outra. Banda: 2Mb, para telemetria de nível do rio que corta a região.
    gostaria de mais informaçoes desse seu caso. se puder compartilhar