+ Responder ao Tópico

Padrão Diferença grande de sinal entre ap e station no ponto a ponto - PowerBeam M5 400

Olá! Tenho um ptp de 10Km com duas powerbeam m5 400 em 40MHz, funciona muito bem, mas há alguns dias percebi algo estranho. Alguém poderia me explicar essa discrepância de sinal entre elas? Já mexi nos dois lados, o melhor sinal que consegui foi esse. Não parece ser fresnel obstruído, tenho visada limpa nesses 10Km, coletei as coordenadas dos locais e simulei no Airlink da Ubiquiti. Para eliminar algum possível erro na altura, coloquei a altura dos rádios bem abaixo da real, 3 metros em ambos os lados na simulação e ainda fica bem distante de tocar esse pico mais alto do gráfico. Estou achando ser algum problema na ponteira AP, alguém já teve problema parecido? Já testei outros canais também.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp-rp.png
Visualizações:	34
Tamanho: 	773,0 KB
ID:      	70831Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pbe400-ptp.png
Visualizações:	39
Tamanho: 	103,7 KB
ID:      	70834

Nome:	         ptp-main.png
Visualizações:	36
Tamanho: 	120,7 KB
ID:      	70832

Só mais algumas informações: nos dois lados deixo o MCS9 com a caixinha "auto" desmarcada e a potência em 25dBm.
    Última edição por Mike006; 18-12-2024 às 13:45. Razão: Adicionei mais anexos

Padrão

Da uma lida nesse tópico aqui.. https://under-linux.org/showthread.php?t=143541 talvez ele te ajude, acredito que posa ser canal e a alta potência.

Citação Postado originalmente por Mike006 Ver Post
    Olá! Tenho um ptp de 10Km com duas powerbeam m5 400 em 40MHz, funciona muito bem, mas há alguns dias percebi algo estranho. Alguém poderia me explicar essa discrepância de sinal entre elas? Já mexi nos dois lados, o melhor sinal que consegui foi esse. Não parece ser fresnel obstruído, tenho visada limpa nesses 10Km, coletei as coordenadas dos locais e simulei no Airlink da Ubiquiti. Para eliminar algum possível erro na altura, coloquei a altura dos rádios bem abaixo da real, 3 metros em ambos os lados na simulação e ainda fica bem distante de tocar esse pico mais alto do gráfico. Estou achando ser algum problema na ponteira AP, alguém já teve problema parecido? Já testei outros canais também.

Nome:	         ptp-rp.png
Visualizações:	34
Tamanho: 	773,0 KB
ID:      	70831Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pbe400-ptp.png
Visualizações:	39
Tamanho: 	103,7 KB
ID:      	70834

Nome:	         ptp-main.png
Visualizações:	36
Tamanho: 	120,7 KB
ID:      	70832

Só mais algumas informações: nos dois lados deixo o MCS9 com a caixinha "auto" desmarcada e a potência em 25dBm.

Padrão Re: Diferença grande de sinal entre ap e station no ponto a ponto - PowerBeam M5 400

aparentemente o AP esta com potencia baixa o que acontece alguma vezes. Nao tem o que fazer

Padrão Re: Diferença grande de sinal entre ap e station no ponto a ponto - PowerBeam M5 400

Fiquei acordado até agora para fazer algumas alterações de canal e não perturbar o pessoal com quedas. Conclusão: o melhor canal é o que eu já tinha configurado antes mesmo, 5260 DFS. O sinal nele fica melhor e consequentemente o throughput no speedtest fica alguns megas acima de outros que testei. Mas valeu aee pela ajuda, acredito que vá ser a ponteira do AP com algum problema de potência

Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    aparentemente o AP esta com potencia baixa o que acontece alguma vezes. Nao tem o que fazer
    Sim, também acho isso. Já configurei uma ponteira nova aqui, assim que possível irei no local substituir e volto aqui pra dizer se resolveu.

Desejo um feliz Natal para todos! Acabei de trocar a ponteira AP, ainda estou aqui na serra. Mas o sinal continuou do mesmo jeito. Na verdade foi pra -59 rss. Não consegui deixar mais em -55 de jeito nenhum. Percebi que às vezes o sinal ia pra -51 do nada e após alguns segundos voltava pra -59. Vou trocar a ponteira do outro lado e retorno aqui pra dizer o resultado.

Se a do outro lado tá ruim, o comum é ser o amplificador queimado. As vezes o amp dá curto aí nem liga, as vezes o amp só não opera (Sem curto interno) aí simplesmente escaneia mas não conecta (Porque não transmite nada, só recebe), e as vezes ele perde potência mesmo, geralmente isso ocorre com distorção junto, é igual amplificador de som, pode ter curto, abrir, perder potência sem muita distorção, ou perder com distorção enorme.

Ao ligar ele com a ponteira aberta é só colocar o dedo em cima do CI amplificador, em outros Ubiquiti M5 são os Sige 5004, mas os 2 queimar igualzinho não sei se tem como, o normal é danificar cada polarização diferente, mas enfim, com ele ligado se tá quente demais (Quase não dá pra deixar o dedo), tem que trocar eles (Queima por EMI e cia, se queimou um no mínimo danificou de leve o outro).

Se eles estão frios, e tem erro nos 2, tem que sair vendo tensão, geralmente o VRM deles, deve ser igual o Z1212 de 8 pinos dos outros M5, as vezes ele solta alimentação com ripple, com baixo tráfego não tem muito uso de cpu ou ram aí só no amplificador de saída que o problema transparece.

É o tipo de problema que só diagnostica abrindo, via software não tem o que testar (Software não diagnostica hardware), só indo lá com outro pra poder levar ele pra mesa e abrir e testar com tempo.

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se a do outro lado tá ruim, o comum é ser o amplificador queimado. As vezes o amp dá curto aí nem liga, as vezes o amp só não opera (Sem curto interno) aí simplesmente escaneia mas não conecta (Porque não transmite nada, só recebe), e as vezes ele perde potência mesmo, geralmente isso ocorre com distorção junto, é igual amplificador de som, pode ter curto, abrir, perder potência sem muita distorção, ou perder com distorção enorme.

Ao ligar ele com a ponteira aberta é só colocar o dedo em cima do CI amplificador, em outros Ubiquiti M5 são os Sige 5004, mas os 2 queimar igualzinho não sei se tem como, o normal é danificar cada polarização diferente, mas enfim, com ele ligado se tá quente demais (Quase não dá pra deixar o dedo), tem que trocar eles (Queima por EMI e cia, se queimou um no mínimo danificou de leve o outro).

Se eles estão frios, e tem erro nos 2, tem que sair vendo tensão, geralmente o VRM deles, deve ser igual o Z1212 de 8 pinos dos outros M5, as vezes ele solta alimentação com ripple, com baixo tráfego não tem muito uso de cpu ou ram aí só no amplificador de saída que o problema transparece.

É o tipo de problema que só diagnostica abrindo, via software não tem o que testar (Software não diagnostica hardware), só indo lá com outro pra poder levar ele pra mesa e abrir e testar com tempo.
    Grande Rubem, sempre dando um espetáculo nas respostas aqui do fórum! Vou colocar uma ponteira boa e abrir a outra para conferir esses componentes

Nome:	         Screenshot_20250101_182001_Edge.jpg
Visualizações:	16
Tamanho: 	208,6 KB
ID:      	70835

Feliz ano novo, galera. Troquei a ponteira station hoje, agora o sinal ficou igual no AP, realmente a ponteira está com algum problema de potência. Vou abrir ela pra verificar, obrigado a todos pela ajuda!