+ Responder ao Tópico

Padrão Posso usar ponteira de Powerbeam AC em disco M5?

Ganhei uma ponteira de Powerbeam AC (está a caminho) mas só tenho Powerbeam M5 400. Não sei se o copinho da M5 comporta a ponteira da AC (se alguém souber...). Em caso positivo, daria certo? Acredito que irei ficar limitado a 40MHz, pq a parábola da M5 foi projetada para essa largura máxima, certo? Mas se for só isso, não será um problema. Já procurei para comprar apenas os acessórios sem a ponteira, mas só encontro as ferragens sem o disco. Tenho duas ponteiras M5 de backup e duas em produção, mas tive essa curiosidade.

Padrão Re: Posso usar ponteira de Powerbeam AC em disco M5?

Limite de banda não tem, a parábola é só um refletor, ela reflete qualquer largura de canal, reflete de 2 a 7GHz provavelmente (Se é disco sem furo nenhum, reflete de 100MHz até 50GHz, quando tem furos o limite é onda menor que o furo, se não em furos reflete TUDO). O que muda é o ponto focal, se sai 2cm do ponto focal o ganho já cai 10dBi fácil (Ou seja, terá sinal 10dBm mais baixo tanto no RX como no TX).

O encaixe é igual, a altura onde o elemento irradiante da antena fica é que não comparei, hora que chegar é só colocar as ponteiras lado a lado e ver se a altura é igual, se for, o dipolo interno das 2 tá numa área próxima, talvez 1cm de diferença em relação a frente, não medi mas por dentro aquela parte dos dipolos lá na frente é similar.

Tem ponteira que é mais longa porque é pra refletor maior, que tem ponto focal mais pra frente, ACHO que é da PBE 620, é mais longo que da 400 (Ou eu tô lembrando das ponteiras de Airgrid, teve 2 variações nas grades também, mas o ponto focal que eu lembre era o mesmo).

Se o ponto focal for o mesmo pode usar equipamento 802.11AX com canal de 160MHz em refletor de antena de 2002 sem problemas (Tipo as offset que se usava com 802.11A pra passar mal e mal 20Mbps, hoje com ponteira dual-chain no ponto focal certo dá pra passar 200Mbps fácil nelas), o refletor só reflete, é igual trocar a lâmpada incandescente por lâmpada led num farol, os refletores do farol só refletem a luz, a origem da luz pode ser qualquer uma que pro espelho não muda nada.

Dá pra colocar a ponteira mais pra trás ou pra frente pra ficar no ponto focal na marra, seja durepoxi ou outra coisa segurando, perde a facilidade do encaixe rápido mas desde que os dipolos fiquem na mesma posição (Medindo em ponteira velha com régua) funciona normal, o refletor só vai refletir, quem vai emitir ou receber tudo é a placa lá dentro. Se não tivesse ponteira nenhuma ia ser difícil adivinhar o ponto focal, mas tendo uma é só medir a distância do encaixe até o dipolo, se tem digamos 19,6cm o outro terá que ter também essa distância exata. Pode inverter vertical e horizontal sem problemas, mas o ponto focal é que não pode mudar, só ele é importante nesse caso.

Como sempre, uma grande aula! Eu me equivoquei, confundi refletor com antena. O que me limitaria a 40MHz seria se eu usasse uma Rocket AC com uma antena AM-5G17-90, por exemplo, certo?

A AM-5g17-90 também é só antena, o limite de largura de canal será o do rádio ligado nela.

Essas coisas como largura de canal, modo (A, N, AC, AX), datarate e cia é tudo do rádio, a antena é só um espelho, e no caso dos Powerbeam o dipolo é só um terminal de cobre de menos de 2cm, ele emite o que o amplificador pro rádio mandar, o dipolo e o refletor da antena não tem esses limites (Ou a antena patch dentro das AM-5g de 90-120°).

Sempre pode usar antena de 25 anos atrás em rádio recém-lançado que funciona, a antena é o elemento passivo da história, só recebe e envia.

Eu tenho umas antenas velhas guardadas e direto uso assim mesmo, roteador novo tipo AX, mas em antena feita na época dos rádios 802.11A. Inclusive a TV da sala tem receptor via satélite ligado numa antena offset Zirok feita pra 5,8GHz uns 18 anos atrás, uso pra TV a 12GHz tranquilo, trocou o LNB e já funciona normal, se deixasse o feed original poderia usar tranquilo em 802.11BE (O wifi7) quando lançar, com canal de 320MHz de largura, só o rádio é que teria que suportar isso, a antena nem sabe o que tá acontecendo.

Cabo ethernet tem limite de banda porque aí troca a frequência mesmo, já tivemos padrão de 12,5MHz, de 37MHz, de 67MHz, mas o que usar a faixa dos 5,1 a 5,9GHz vai funcionar normal em qualquer antena velha ou nova, porque pra antena o que importa é a frequência mesmo, nem limite de potência elas tem (Até tem, mas coisa tipo 50-100W, e nem acha no mercado rádio com sequer 1W, que dirá 50W).

Caramba! E eu não quis comprar uma rocket ac pq só tenho antenas que eram vendidas para usar com rádios M5 e pensei que não serviria se futuramente precisasse trabalhar em 60 ou 80MHz. Aí pensei teria que comprar outra antena e ter todo o trabalho de ir na torre, derrubar os clientes, trocar pigtail e antena, etc.

Aquela opção "feed only" na powerbeam, quando vai selecionar a antena, seria pra usar somente a ponteira sem a antena? Como que eu nunca saquei isso? Então praticamente os únicos parâmetros diretamente relacionados à antena são ganho e ângulo de abertura?

1°)a ponteira tem ter mesmo tamanho da original no comprimento
    2°) o refletor nao intervem na lagura de banda

Citação Postado originalmente por Mike006 Ver Post
    Aquela opção "feed only" na powerbeam, quando vai selecionar a antena, seria pra usar somente a ponteira sem a antena?
    Na prática aquela opção limita a potência. Conforme pais um canal baixo tipo 5200MHz pode ter limite tipo 30dBm EIRP. Se a antena tem 25dBi, então a potência nesse pais e canal precisa ser limitada a 5dBm, 5+25= 30dBm EIRP. Em outro canal ou país pode ser 36dBm EIRP, aí pode ter 11dBm no rádio pra somar com os 25dBi da antena e chegar nos 36dBm EIRP.

Ela já tem no firmware as potências que cada canal em cada país permite (Na época do lançamento do firmware).

Quando seleciona "feed only" ela libera potência máxima, já que ela tem só 22-24dBm na prática, o software é enganado (Informa que não tem antena nenhuma) então achando que não vai passar os digamos 36dBm EIRP libera os 24dBm na transmissão (Terá digamos 49dBm EIRP, mas o software acha que tem só 24dBm EIRP, ele não tem como medir isso).

Essa opção não é muito relevante pra uso, mas pra homologação é, nos testes de homologação tem que limitar SOZINHO a potência conforme canal (E ativar ou não funções como o DFS pra não atrapalhar radares e cia, quando usar canal que precisa, acho que é 5,4-5,6GHz no Brasil), a opção tá lá mais pela burocracia que por necessidade real dos usuários.

Antena até pode ter banda estreita, não ter o mesmo ganho em 5100 e 5900MHz (Ou vswr alto longe da frequência central), ter algumas distorções em canais largos pra caramba por vswr um pouco mais alto, mas aí é coisa extrema tipo pegar dipolo de 2005 e querer usar com canal de 160 ou 320MHz em 2025, e é coisa mínima, seria tipo conseguir só 450Mbps de throughput quando antena nova de mesmo ganho permitiria digamos 550Mbps, não é o fim do mundo. Antena ruim é a que tem VSWR alto demais, ela atrapalha rádio atual, mas já atrapalhava rádio em 2005, as marcas famosas não tem muito disso, seria mais pra pegar antena chinesa barata de 2010 e querer usar hoje (Ou aquelas caseiras de 2,4GHz que vendiam no ML prometendo ganho enorme, eram uma porcaria em 2010, hoje não estão piores, sempre foram as piores possível). Se usar canais pra quais ela foi feita dá tranquilo pra manter antena e trocar rádio até com 802.11BE daqui uns anos (E acho que teve alguma setorial da UBNT que nalgum país foi homologado até pra 6,1 ou 6,4GHz, serviria até pra wifi 6GHz então, mesmo sendo antena de 2013, provavelmente o ganho será uns 14 e não 17dBi lá pelos 6,4GHz, mas isso não atrapalha tanta coisa).

Caramba, baita aula. Obrigado, pessoal!

Padrão

Fechando tópico