+ Responder ao Tópico

Padrão Configurar elance com 2300 mts com nonostation5 loco

Pessoal sou novo aqui, e sou leigo no assunto, porem estou com um ponto a ponto de 2300mt que não estou conseguindo melhorar o sinal strength que esta em -85 dbm e ccq em 74.6%, sabendo que coloquei em 20 mhz com frequencia de 5735 mhz, tem como eu melhorar alguma coisa, sei que não devo estar falando palavras tecnicas mas é o que consigo transmitir,

Padrão Re: Configurar elance com 2300 mts com nonostation5 loco

Em 2300m sem obstruções, com ambos nas mesmas polarizações, o sinal devia ser -70dBm na potência mais baixa.

Se tá chegando -85dBm então tem obstrução na visada ou zona de fresnel.

Em 2,3km a zona de fresnel é 5,5m, ou seja, precisa ter limpo um "tunel" de 2,7m pra cada lado da linha de visada, inclusive pra baixo.

Se tem telhado metálico ou cabos elétricos na zona de Fresnel, eles atrapalham MUITO mais do que parece, cabo elétrico não é um fio fino de digamos 35mm, o campo eletromagnético conforme tensão usada pode representar uma obstrução de 40cm cada um, quando soma vários cabos as vezes é como se tivesse um muro de 1,5m na frente.

Não tem muito o que fazer, isso tem relação com visada suja, sem ela você tem os sinais dos cálculos (Perde 114dBm em 2,3km a 5,7GHz, 20dBm do rádio + 13dBi da antena dá 33dBmEIRP saindo, 33-114= -81dBm, mais os 13dBi de ganho no outro lado dá -81+13= -68dBm, sinal bom o suficiente pra 16QAM passar uns 18Mbps com ping de 2-4ms, ou talvez 30Mbps se for loco M5, bem mais recente que loco5, que já tem uns 20 anos de projeto). Usa binóculo ou zoom de celular bom pra tentar ver obstáculos, certeza que tem algum.

Nessa distância qualquer 2m a mais de altura já faz milagres, pode estaiar tubo 3/4" com arame 16 que aguenta muito vento, 3 arames e já fica ok, se tá sozinho usa pitágoras (A²+B²=C²) pra calcular o tamanho de 2 estaios, aí sobe sozinho, e puxando o terceiro arame prender no lugar mesmo se for tubo de 4m em cima de telhado. Pessoal geralmente coloca tubinho inútil de 50cm, começa com reflexos e obstrução já nos primeiros metros.

Padrão

Boa tarde rubem, quero agradecer por ter tirar um tempo para me responder, fico muito grato mesmo,

na verdade já tem um antena de aproximadamente uns 16 mt, mas creio que consigo levantar mais um pouco, e os obstaculos que vc falou é meu problema, pois estou mandando o sinal da cidade para zona rural, vou tentar levantar mais uns 3 mt pra ver como fica,