+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Tecno
    Visitante

    Padrão Servidor DNS funciona... mas como eu aponto pra ele?

    Montei um servidor de DNS na maquina ALFA (fedora), e ta funcionando perfeito.

    Mas agora como eu "aponto" (nao deve ser essa a expressao) pra esse DNS?

    Por exemplo: tenho outro servidor DNS na maquina BETA. Eu queria que, configurando somente o IP de BETA no cliente, o Servidor DNS da maquina ALFA tambem seja utilizado.
    Configurei o dominio da maquina ALFA no DNS de BETA, mas o cliente soh pinga os nomes que o DNS de BETA aponta... como se nao existisse servidor DNS em ALFA.

  2. #2
    kamogawa
    Visitante

    Padrão Servidor DNS funciona... mas como eu aponto pra ele?

    Cara,

    Redirecionamento de DNS eu não sei como fazer não (nem sei se existe). Se você tá usando BIND, a maneira mais fácil de fazer isso é configurar outro bind, na estação BETA, configurando-o como slave do ALFA. Sendo assim, vc tem uma réplica do ALFA e suas queryes de DNS serão respondidas autoritativamente.

    []s

    Helio

  3. #3
    Tecno
    Visitante

    Padrão Servidor DNS funciona... mas como eu aponto pra ele?

    Se eu configurar ALFA como DNS primario de BETA... BETA nao vai redirecionar as requisicoes do cliente para ALFA?

  4. #4
    Visitante

    Padrão Servidor DNS funciona... mas como eu aponto pra ele?

    Outra coisa: pra que server aquele servidor de nomes q a gente configura no arquivo de zona:

    tipo no arquivo underlinuz.com.br tem la um:

    @ IN NS ns.algumacoisa.com.br

  5. #5
    kamogawa
    Visitante

    Padrão Servidor DNS funciona... mas como eu aponto pra ele?

    Nao,

    Se vc configurar ALFA como DNS primário do Beta ele não vai redirecionar as requisições. Primeiro voce deve entender como funciona o DNS e seus arquivos de Zona.

    O Bind, que provavelmente é quem voce esta usando agrega 3 funções que deveriam estar em 3 serviços distintos. Sao eles:

    DNS Cache - Responde não autoritativamente pelo dominio.
    DNS - Responde autoritativamente pelo dominio
    Xfer - Responsável pela transeferencia de zona.

    Uma vez que voce configure o BETA para ter o ALFA como servidor primário de DNS, ele passa a ser um cliente DNS comum do ALFA, assim como qq outra maquina na sua rede. Por isso, se você quer que BETA seja um servidor de DNS que responda AUTORITATIVAMENTE pelos dominios como em ALFA, voce deve fazer com que BETA seja um servidor SLAVE do ALFA.

    Respondendo sua outra pergunta:
    a entrada IN NS ns.dominio serve para dizer que é o nome do servidor de DNS autoritativo do dominio.

    * autoritativo - possuí autoridade sobre, esta configurado nele.

    Recomendo que voce leia um pouco sobre esses serviços. Uma boa fonte é o djbdns, do D. J. Bernstein (autor do qmail). Veja la em:
    http://cr.yp.to

  6. #6
    Tecno
    Visitante

    Padrão Servidor DNS funciona... mas como eu aponto pra ele?

    Blz... li o artigo

    Realmente viajei falando q botar o DNS de ALFA como cliente primario de BETA iria resolver

    Entao o q eu devo fazer para BETA delegar ALFA (eh esse o termo?) é criar um registro de ALFA no Servidor DNS de BETA, e neste registro colocar ALFA como servidor DNS (@ IN NS ALFA.com.br). Eh soh isso?

  7. #7
    kamogawa
    Visitante

    Padrão Servidor DNS funciona... mas como eu aponto pra ele?

    Mais ou menos...

    Na realidade, voce vai ter que modificar o seu named.conf do BETA.

    Voce vai ter que colocar no named.conf algo como

    dominio{
    ...
    type=slave
    master=ip_do_alfa
    }

    e no named.conf do alfa tem que permitir que o beta faca transferencia de zona. Se nao me engano, era algo como

    options {
    directory "teu _diretorios_com.db";
    allow-transfer{
    ip_slave;
    };