+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pergunta Idiota

    Se eu for colocar uma máquina linux como roteador (pra rotear pacotes da rede interna pra internet) numa rede com 5 máquinas WINDOWS XP....

    é necessário ter o SAMBA configurado???


    eu sei q a pergunta é meio idota... mas eu naum sei

    vlw
    pela ajuda..!!!!

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão Pergunta Idiota

    Caro,

    Não precisa, basta você usar o iptables

    fazendo nat no mesmo

    falou,

  3. #3
    Visitante

    Padrão Amigo...

    Para fazer o NAT (que é o compartilhamento da internet entre duas redes distintas), basta que vc entre no seu rc.local (/etc/rc.d/rc.local) e adicione as seguintes linhas:

    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ethx -j MASQUERADE

    Onde ethx corresponde à sua interface de saída

    Boa Sorte!

    []'s, Jim.

  4. #4

    Padrão Pergunta Idiota

    soh num esquece q se vc baixar a rede e subir denovo vc tem q colocar ele pra rotear denovo :wink:

  5. #5

    Padrão Pergunta Idiota

    SDM, você falou para não esquecer de rotear a máquina novamente.
    Como seria isso e onde ficaria o comando de roteamento e não poderia ficar também no arquivo rc.local , como mencionado acima ???
    Uma vez eu fiz uma pergunta desse tipo aqui no fórum e sinceramente não consegui entender. Me indicaram colocar o roteamento no arquivo rc.local. Eu pergunto isso, porque temos uma máquina servidora faz o acesso da rede interna para a internet. E sempre tive a curiosidade de saber onde ficam guardados os comandos de roteamento, para o caso de dar um reboot por exemplo, ele executar todo o roteamento novamente. O roteamento não seria através do comando route add -net xxx.xxx.xxx.xxx gw yyy.yyy.yyy.yyy ? Não sei se é bem isso SDM.
    Um abraço ..........
    Paulo Sérgio ........

  6. #6

    Padrão Pergunta Idiota

    resumidamente um roteamento eh isso aki (como ja disseram)

    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ethx -j MASQUERADE

    onde ethx na verdade eh a placa q vai ser gateway da rede interna (se nao me engano)

    vc poderia criar um arquivo tipo /usr/sbin/internet e colocar essas linhas dentro dele, ai eh soh alterar as permissoes pra 755 e quando quizer rotear a internet bastaria digitar

    # internet

    e pimba.....net roteada...ai o gateway da sua rede interna vai ser o ip da placa de rede desse computador q estiver ligado a ela.....intendeu agora?? :wink: