+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhamento c/ iptables

    Olá Pessoal

    Vou aproveitar um linux conectiva 7 aqui na empresa para fazer o compartilhamento de ADSL, porém estou com uma dúvida meu modem(Parks Alta Via 670) estando configurado com IP 192.168.1.1 e mascara 255.255.255.0 na rede interna da empresa usamos 128.0.0.1 até 128.0.0.50 então a placa de rede da rede interna (eth0) eu posso configurar como 128.0.0.8 e a que eu vou ligar no modem(eth1) como 192.168.1.3 e a regra para funcionar o compartilhamento seria:
    iptables -t NAT -A POSTROUTING -s 128.0.0.0/?? -o eth1 -j MASQUERADE

    Esta certo ??? e o que devo colocar no -s 128.0.0.0/?? qual é o número correto ? Pois a internet não pode parar aqui então tenho que ter certeza antes de por para rodar. E o gatway nas máquinas clienter
    seria o 128.0.0.8 ?
    Agradeço ajuda.

    Phrix.

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão Compartilhamento c/ iptables

    Cara,

    Como é classe A usse 128.0.0.0/8

  3. #3

    Padrão Compartilhamento c/ iptables

    Kra faça assim
    conecte um cabo do modem ADSL numa placa de rede ex; ETH 0
    configure a Eth0 com o seu endereço IP real 200.200.200.0, mask e gateway que a sua provedora de serviço lhe fornece

    Em seguida, coloque na eth1, um endereço IP da sua rede interna Ex: 128.0.0.1 , com mask da classe dele 255.0.0.0 e pronto

    Agora vc so precisa verificar as rotas
    de um
    root~#route -n
    como rota padrão vc tem que deixar o Gateway de sua operadora.

    - Agora vc so precisa setar as regras de firewall
    root~# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    - Iniciar o DNS
    root~# service named start


    e pronto, configure nas suas estações como gateway e DNS o endereço IP do seu linux e sair navegando.

    Qualquer coisa poste novamente.

  4. #4

    Padrão Compartilhamento c/ iptables

    Agradeço a ajuda mas ainda ficou uma dúvida pois meu provedor não me fornece um ip estático portanto para eu configurar minha eth1 com o IP real como disse o OSMOUSF como eu faria ?

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Compartilhamento c/ iptables

    pump -i ethX ?

  6. #6

    Padrão Uma hipótese!

    Deixa DHCP mesmo!

    Vc pode pode derepente deixar a interface de saída como IP dinâmico. Pode configurar pelo NetConfig.

    []'s, Jim.