+ Responder ao Tópico



  1. #1
    luccosta
    Visitante

    Padrão Problemas com o Lilo

    Camaradas,

    Preciso de uma ajuda com o LILO, infelizmente tenho aqui uma máquina dual-boot Windows XP e Slack 9.1.
    Acontece que tive alguns problema com o Winodws e tive que formatar, meu LILO estava no MBR da máquina e com a instalação do Windows ele se perdeu.
    Consigo subir o Linux usando um disco de boot sem problemas mas não estou conseguindo "salvá-lo" no MBR.
    Será que alguém tem uma ideia de como posse voltar o Lilo novamente no MBR

    Obrigado pela ajuda.

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão Problemas com o Lilo

    Caro,

    Tente esta solução:

    Com o windows já instalado.
    Instale o Linux na partição destinada a ele, normalmente.
    Na hora de escolher aonde instalar o LILO "não instale no MBR" e sim no Super Block da partição Linux.
    Ao finalizar a instalação do Linux NÃO dê um reboot imediatamente, pois senão você vai cair direto no Windows. Antes disso você tem que copiar o super block onde está o lilo. Para fazer isso monte um disquete em /floppy e digite:

    # dd if=/dev/hdaX of=/root/bootsect.lnx bs=512 count=1

    Obs.: No hdaX substitua pela partição onde está o lilo do Linux.

    De um reboot. Logon no Windows XP como administrador e abra no bloco de notas (notepad) o arquivo c:boot.ini
    Você verá algo parecido como:

    [boot loader]
    timeout=30
    default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS
    [operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

    Basta você acrescentar no final do arquivo, o seguinte comando: c:bootsect.Inx="Linux"

    Reinicie a sua máquina e selecione qual sistema você quer utilizar.

    Escola Linux e o sistema deverá entrar normalmente.

    OK??

    Grande abraço galera!!

    falou,

  3. #3
    slice
    Visitante

    Padrão lilo

    reinstalação do lilo:

    windows é meio anti-social ele gosta de viver isolado e longe do pinguin...

    a dica do wronchal tbém funciona, mas eu prefiro limpar a mbr e reinstalar o lilo

    vamos lá...

    boote a maquina com o disco de boot do win98 (ele vem com o fdisk, format, etc que é útil nestes momentos)
    dê o comando
    fdisk /mbr (não me lembro exatamente se é /mbr ou \mbr) mas o importante é que aqui vc limpou a mbr
    em seguida boote o slack com o disco de boot que vc criou e basta dar o comando lilo no terminal, assim vc reinstala ele sem precisar fazer uma instalação completa do SO e mantém suas configs.

    Boa sorte!

    Té +!

  4. #4

    Padrão Fácil...

    Como o Slice falou...

    - Dá boot com disquete do windows, digite fdisk /mbr <ENTER>
    - entre no linux e digite lilo <ENTER>

    Fácil, Fácil...

    []'s, Jim.

  5. #5
    luccosta
    Visitante

    Padrão Re: Problemas com o Lilo

    Obrigado pelas dicas

    Executei o procedimento dando boot com o disquete do Win 98 na máquina.
    Fdisk /mbr
    Aparentemente o MBR foi reescrito.
    Bootei a máquina com o disquete de boot do Slack e loguei como root, executei o comando lilo e tive a seguinte mensagem de saida:

    Reference: disk: "/dev/hda" (3,0) 0300
    LILO wants do assing a new Volume ID to this disk driver. However, changing the Volume ID of Windows NT, 2000, or XP boot disk is a Fatal Windows error. This caution not apply to Windows 95 and 98, or to NT data disks.
    Is the above disk an NT boot disk? [Y/n]
    Como esta máquina roda Windows XP [Fat32] e Slack eu disse que sim e a operação foi abortada pelo lilo.
    Repeti o comando LILO e disse que não e recebi o seguinte erro:
    Fatal: Partition entry not found.

    Será que alguém mais pode ajudar?

  6. #6
    luccosta
    Visitante

    Padrão Re: Problemas com o Lilo

    wrochal2002

    Vou tentar sua solução, só que tenho algumas dúvidas, ja estou com o Slack configurado e atualizado no /dev/hda4 se for reinstalar acabarei perdendo este tempo de reconfiugração e atualização do sistema, certo? Ou existe uma forma de manter estes itens ja configurados/atualizados?

    Aguardo sua resposta, e mais uma vez obrigado pela ajuda.

  7. #7
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Problemas com o Lilo

    luccosta: Nao tem necessidade alguma de reinstalacao, boote pelo CD do slackware e faca o que ele falou.

  8. #8

    Padrão Problemas com o Lilo

    Uma outra solucao, (com a desvantagem que eh meio destrutiva, mas tem vantagens tb) é a seguinte..

    Como o sistema de arquivos do XP dah muitos problemas.. e nao eh *compativel* para gravacao do lilo em mbr como eh no caso do fat32 do win98.. uma boa dica é deixar uma particao de uns, sei lá, 100 ou 400MB com fat32, bem no inicio do hd.. com um Dos 6.22 . ficando uma particao vfat, outra nfs (do xp) outra do linux e a de swapp... e qq outra que vc queira..
    A jogada eh deixar o inicio do hd sem utilizacao..caso um virus danifique os primeiro setores.. nao haverah problema.. tb o boot do xp e do os linux nao teram problemas em se alternarem na mbr...