+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dhcpd: ajuda!

    fala pessoal blzinha?

    espero que sim.


    olha so estou obtendo erro na configuracao do dhcpd.

    vamos la

    slackware linux 9.1 kernel 2.6.3

    instalacao full

    inet 192.168.1.X
    netmask 255.255.255.0
    gateway 192.168.1.1
    dns 192.168.1.1
    iptables forward abilitado para 192.168.1.0/24


    dhcpd.conf

    --------------------------------dhcpd.conf/inicio----------------------------------

    ddns-update-style ad-hoc ; # ele nao roda sem esse parametro!!

    subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {

    ### --- default gateway
    option subnet-mask 255.255.255.0;
    option broadcast-address 192.168.1.255;
    option routers 192.168.1.1;

    # option nis-domain "meudominio.com";

    option domain-name "meudominio.com";
    option domain-name-servers 192.168.1.1;

    option time-offset 1; # Middle European Time

    # A range of hosts from .3 to .11 are dynamically allocated:
    range dynamic-bootp 192.168.1.3 192.168.1.11;

    default-lease-time 21600;
    max-lease-time 43200;

    }

    --------------------------------fim----------------------------------------------


    estranho que meu cliente pega o ip 169.254.187.107 e meu range nao ta pra esse ip.
    entao logicamente estou fora da minha rede interna configurada com proxy samba etc...
    entao nao funciona.
    a questao eh que eu queria saber pq ele ta pegando esse ip????
    e pq tenho que colocar o parametro ddns-update-style ad-hoc
    pra ele rodar....
    se eu nao coloco ele me volta uma mensagem mandando eu ler o man dhcpd.conf e adicionar esse parametro.

    estranho.

    agradeco des de ja

    abracos! :wink:

  2. #2
    Visitante

    Padrão dhcpd: ajuda!

    ninguem???



    :?



  3. #3
    lss
    Visitante

    Padrão dhcpd: ajuda!

    isso me parece ser endereco de auto-configuracao da placa do cliente . Mas todos os seus clientes estao pegando este ip ?
    vc esta iniciando o dhcpd indicando a interface ?
    dhcpd ethx
    nao ha outra maquina compartilhando internet ?
    da uma conferida nisso, verifica tb se os clientes possuem comunicacao com o servidor.

  4. #4

    Padrão dhcpd: ajuda!

    range 192.168.1.3 192.168.1.11;

    deve resolver seu problema.

    qdo pega 169.xxx ele n encontra o dhcp... isso e normal nos windows. veja os logs do seu dhcp.



  5. #5

    Padrão dhcpd: ajuda!

    exato misty meu rage ja esta 192.168.1.3 192.168.1.11 ;

    nos arquivos de log nao contem nada =[

  6. #6

    Padrão dhcpd: ajuda!

    tenho que mudar meu /etc/hosts ????


    adicionar ips???

    nao???



  7. #7

    Padrão dhcpd: ajuda!

    caracas...


    sera que pode ser meu dns????


    tenho que adicionar zones???

  8. #8

    Padrão dhcpd: ajuda!

    put pq ele pega esse ip maluco??????



    e ainda peganetmask 255.255.0.0 e to falando pra ele peg 255.255.255.0



    q loko!


    ideias???



  9. #9
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão dhcpd: ajuda!

    Tá aí sua resposta, bem na sua pergunta!

    Significa que a estação não está utilizando seu servidor DHCP, e sim atribuindo esse ip automaticamente. Este tipo de caso ocorre muitas vezes quando o win... XP reconhece uma placa de rede mas não possui os drivers apropriados para a mesma. Solução? Instalar corretamene a placa de rede, sem a interferência da por... do win...


    T+


    Mav3r1ck

  10. #10

    Padrão dhcpd: ajuda!

    caracas , + eh uma realtek ......


    drive ta 100% =[


    se eu atribuo um ip no Xp ele vai tranquilo...


    naosei pq ele nao quer achar meu servidor dhcpd.



  11. #11

    Padrão dhcpd: ajuda!

    e ai ninguem ainda configurou um servidor dhcpd???


    nunca tiveram esse erro da estacao pegar uma classe de ip nada a vercom que esta setado no dhcpd.conf???????


    que maldito 169.254.187.107 mask 255.255.0.0 eh esse que a estacao ta pegando??????


    nada a ver isso que ele esta fazendo...



    valew


    ideias???

  12. #12
    lss
    Visitante

    Padrão dhcpd: ajuda!

    cara seu servidor dhcp nao tem nenhum problema , se vc seta manualmente a configuracao e vai, isso me cheira a pau no windows.



  13. #13
    violinista
    Visitante

    Padrão dhcpd: ajuda!

    Realmente ... por esses dias, tive um problema parecidíssimo com esse ... mas o meu problema eram os cabos ... hehehehe ...

    A sua placa de rede está certinha em /etc/network/interfaces ?

  14. #14

    Padrão dhcpd: ajuda!

    valew manowss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    resolvi!


    adivinha quem era o maldito????

    hehehe

    iptables -P INPUT DROP

    iptables -A INPUT -s 192.168.1.0/24 -j ACCEPT


    eu tinha essa regra , e ela nao deixava a minha rede (sem ip) acessar meu server.

    entao adicionei essa regra tambem:
    iptables -A INPUT -i eth1 -s 0.0.0.0/24 -j ACCEPT




    Valew a todos e espero que esse topico sane a duvida de alguns!


    abracos

    valew a todos mesmo de coracao!


    fui



  15. #15

    Padrão dhcpd: ajuda!

    Putz MAJOR...

    Eu tava com o mesmo problema esses dias, tava lendo o tópico, e olhando a regra do meu IPTABLES pra te passar :-) qdo chego no fim 'dá página descubro que descobriu sozinho... Parabéns cara! :-D