+ Responder ao Tópico



  1. #1
    asclows
    Visitante

    Padrão Ocultando diretórios

    Tenho um compartilhamento conforme abaixo:

    [BBrava]
    |_______ Depto 1/
    |_______ Depto 2/
    |
    |_______ Depto 3/
    |_______ public/
    |_______ planejamento/
    |_______ arquivo.xls
    |_______ arquivo.doc

    O problema é o seguinte: Preciso que todos os usuários acessem "Depto 3/", mas que vizualizem somente a pasta "public" com permissão "rwx" os demais arquivos e/ou diretórios devem ser visíveis apenas para o grupo D-TI.

    E agora? Isso tem como fazer?

    Willie Moraes
    Linux User: 336317

  2. #2

    Padrão Ocultando diretórios

    isso vc configura no seu smb.conf .... tipo coloca o grupo que pode acessar, força as permissões da pasta e depois coloca quem pode visualizar.... segue um exemplo:

    [Depto3]
    comment = Departamento 3
    path = /home/Depto3
    public = Yes
    browseable = yes
    writable = yes
    write list = @quempodeescrever
    read list = @quemsopodeler
    force create mode = 0777
    force directory mode = 0775

    no caso vc pode colocar public = No e depois colocar o grupo que pode escrever como sendo D-TI.... qualquer dúvida posta o teu smb.conf aí

  3. #3
    asclows
    Visitante

    Padrão Ocultando diretórios

    Não sei se você me entendeu o public/ é subdiretorio de Depto3/ e planejamento/
    , arquivo.xls , arquivo.doc também!

    Não entendi! Onde vc setou as permissões especificando o dir que queria que fosse exibido.

    No desenho da arvore que fiz anteriomente não ficou muito certo quando postei, olha como na verdade a arvore é:

    Exemplo:
    /BBrava/Depto3/public/
    /BBrava/Depto3/arquivos.xls
    /BBrava/Depto3/arquivos.doc
    /BBrava/Depto3/outros_dir/

    A configuração que vc me enviou pode ocultar arquivos.xls , arquivos.doc e outros_dir para determinados usuarios. Se possível comente cada linha.

    Não vejo uma ligação do que você escreveu com uma definição de quem pode entrar em qual subdiretorio, apenas definição para o dir atual sobre qualquer conteúdo que esteja dentro dele!

  4. #4
    celosc
    Visitante

    Padrão Ocultando diretórios

    Amigo seus users são todos de um mesmo grupo ????

  5. #5
    asclows
    Visitante

    Padrão Ocultando diretórios

    Cara cada depto tem um grupo diferente! Aí é que tá!

    Quero omitir diretórios para usuários de grupos que só precisem ver public.

  6. #6

    Padrão Ocultando diretórios

    Crie varios compartilhamentos e nao somente o [BBrava], faca o esquema por permissao de usuarios, se for mto complicado para voce, use a diretiva valid users = usuario ou @grupo no share do samba, isso eh bom qdo eh pequeno a quantidade qdo eh muito tem uma hora q vc se perde.

    se vc deixar todo em so compartilhamento n tem como os usuarios nao verem, o maximo que eles podem fazer e nao acessar o arquivo por falta de permissao.[/i]

  7. #7
    asclows
    Visitante

    Padrão Ocultando diretórios

    É já sei disso! Aqui já deixei todas as permissões configuradas, em termos de navegação tá tudo ok! Quero sumir com o restante do conteúdo que determinados usuários não devem ver para não gerar curiosidades ou até mesmo revolta por não poderem acessar! Alem de ser muito mais organizado!

    Agora o esquema de criar vários compartilhamentos não dá tenho 19 estações e 21 usuários. Um controle por grupo me facilita o gerenciamento!