+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gafiel
    Visitante

    Padrão Comandos

    Gostaria saber onde encontro uma apostila ou tutorial dos comandos Linux, na parte de programação. Ex. quero saber como eu comento um texto pra q serve o $...etc coisas assim.
    Desde já obrigado

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão Comandos

    opa, deve ser referente a shell script.
    olhe em sh.under-linux.org , que vc já vai ter uma idéia.

  3. #3

    Padrão Comandos

    o lss esta certo acho que é shell !!!!!!!!

  4. #4

    Padrão Comandos

    vc pode usar o awk
    o awk é uma linguagem para processamento padrões. Para uma descrição detalhada da linguagem awk e seus comandos , consulte os manuais on-line do sistema, ou o (man awk) .
    Sintaxe: awk [-f arq] [-Fc] ['prog'] [arquivo ...]
    os parametros :
    - Toma a entrada de stdin.
    -f arq Usa o conjunto de padrõe definidos no arquivo arq para processaar sua entrada.

    -Fc muda o caractere separador de campos.
    arquivo especefica um arquivo de entrada. Um nome de arquivo no formato string=valor será tratado como uma atribuição de VALOR á variavel string1 e será execultado no momento em que seria processado caso fosse um arquivo valido.

    'prog' sequencia de declarações padrão-acção separadas por ponto e virgula (. Uma declaração padrão-ação tem o seguinte formato: padrão { ação }


    Utilização : Comparam-se os padorões especificados em prog a cada linha dos arquivos de entrada, execultando uma ação associada sempre que houver correspondencia. Um padrão vazio corresponde a todas as linhas de entrada, a ação vazia imprime a linha que correnpondeu ao padrão;

    Padrõe s: Um padrão é uma combinaçõ booleana de expressões relacionais ou regulares, com sintaxe similar a linguagem c.

    Ações : Uma ação é uma sequencia de comandos separados por ponto e virgula9; Tab ou newline.



    Comandos :
    if ( expr ) comando [ eslse comando ]
    while (expr )comando
    do comando while (expressão)
    for ( expr ; expr ; expr) comando
    break
    continue
    {[ comando ...]}
    variável=expr
    print [ expressão ...]
    print formato [[, expressão [, ...]]
    next
    exit [n]

    Expressões :
    expressões em awk tem sintaxes semelhantes da linguangem c , sendo validos os operadores relacionais e de atribuição definidos nesta liguagem


    exmplo:


    awk -F: '{print $1 " -> " $5}' /etc/passwd

    mostra os usuarios locais do sistema e seus respectivos no0mes complestos.






    # Programa - awk

    BEGIN {
    printf ("aluno\t\tMedia Final\n")
    }
    $1 {
    ++alunos;
    media= ($2 + $3) /2;
    printf("%s\t\t%.2f\n",$1,media);
    total+=media
    }
    END {
    printf(! Media da turma : %.2f\n",total/alunos}
    #fim do programa



    esse programinha calcula a média ddos alunos de uma classe apartir de um arquivo texto contendo um nome e duas notas em cada linha . (por exmplo : Savio 5.7 7.5 ).
    espero ter te ajudado .
    caso alguma duvida post.

  5. #5
    fjdrums
    Visitante

    Padrão Re: Comandos

    Tem um livro do meu professor, Julio Neves, que é de Shell Script. Acabou de sair a 4ª edição. Ele é um dos grandes nomes em Script Unix, e no livro tem apêndices sobre "awk", "expressões regulares e outros assuntos referentes ao assunto.
    O livro é fácil de encontrar e não é caro. Como não estou com ele em mãos não posso te fornecer o título certinho, mas ele se parece com o "CONDE" (ex-prefeito do RJ" e a foto dele está na capa.

  6. #6

    Padrão Comandos

    http://www.apostilando.com/download_final.php?cod=176

    Olha aí uma apostila em pdf, pra quem está começando... :wink:

    Tem que se cadastrar no site para ter acesso à ela, mas é gratuito