+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas do projeto e seguranca

    Ola pessoal estou com algumas duvidas novamente e se possivel gostaria da ajuda de vcs. Estive pesquisando qual e melhor formar de dividir um link com 5 redes atraves de uma rede wireles, onde 2 estao em um predio a 800mts, outras duas em outro predio a 500mts e mais outra no ponto onde sera instalado o link. tenho as seguintes duvidas:

    1) quero colocar um ap900 da dlink ligado em um hub e fazer cascata direto para os hubs das duas redes nos dois casos 500 e 800mts. Surgiu a questao de seguranca de uma rede ver os dados da outra atraves de usuarios bisonhos que goste de fucar e mecher na mascara de rede (sei que posso dividir as redes em subrede atraves das mascaras). tem como fazer com que as redes nao se enxerguem de maneira nenhuma mesmo alterando a mascara atraves de soft ou do ap sem mecher nas redes do cliente? pois todas irao trabalhar com compartilhamento ponto a ponto.


    2)no ponto do link vou ter uma rede local e o servidor iria ter 3 placas de rede, mais infelizmente descobri que a rede onboard da mb ta queimada e ela so comporta duas rede. entao vou ligar o link em uma e na outra rede um hub onde vou colocar o ap sansung 3300 e as duas maquinas locais da rede e possivel?

    3) estou montando meu primeiro serve linux com cl9 e a minha primeira dificulade esta sendo instalar a eth1 se alguem puder da uma dica, agradeco.


    Obrigado a todos.

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão Duvidas do projeto e seguranca

    1- Eu sinceramente não tenho certeza, mas vc poderia tentar coloca-las em classes de ips diferentes.

    2 - o ideal é vc colocar outra placa de rede e deixar tudo separado e organizado.
    Uma para o link, outra para rede wireless e outra para rede local.

    3 - qual a placa de rede ? já foi reconhecida ?

  3. #3
    Visitante

    Padrão Duvidas do projeto e seguranca

    E uma rtl8139 conseguir botar ela para rotadar mais nao da ping, fiz o modprobe rtl8139 irq=11 e depois o ifconfig eth1 192.168.0.3 netmask 255.255.255.0 e nda. tentei tambem atraves do linuxconf e nda. quanto a terceira placa de rede nao tem como colocar pois a mb so tem 2 pci e a onboar da bixada. quanto a rede sei que posso usar mascara para separar a rede e o trafego mais e questao e se o cara mudar a mascara da rede dele para 0.0.0.0 e enchergar tudos os compartilhamento da rede. quero evitar isso de alguma maneira.


    Valeu!!!

  4. #4

    Padrão Duvidas do projeto e seguranca

    Ops, nao tava conectado. responde haee!!

  5. #5
    lss
    Visitante

    Padrão Duvidas do projeto e seguranca

    já que só tem 2 nics, para 3 redes distintas, pode fazer o seguinte :
    1 placa para receber o link.
    1 placa para wireless e rede local, só que terá que criar um alias na placa de rede
    Ficaria mais ou menos assim
    eth1 - rede wireless
    eth1:1 - rede local
    só não garanto a confiabilidade disto, já que uma placa física não se compara a esta gambiarra.Dê preferência a switchs.

    Tem certeza que esta placa está funcionando ?
    Você também esqueceu de especificar o gateway
    digite route add default gw seu-gateway-internet .
    flw

  6. #6

    Padrão Duvidas do projeto e seguranca

    Cara vc tinha razao o linux da pau quando coloca as duas ne instalada no server na mesma rede. ta funcionando blz.