+ Responder ao Tópico



  1. #1
    lss
    Visitante

    Padrão isolando setores defeituosos

    oii pessoal , estava na instalacao do slackware 9.1 e me deparei com um hd com alguns bad blocks, passei um programa do fabricante do hd e verifiquei que os bads estavam no inicio do disco, nao muitos.
    Fui instalar o slackware 9.1 e 8.1 , e chegava em certo momento da instalacao travava e nao fazia mais nada, agora eu pergunto há alguma forma de isolar esses bads pro final do hd, tipo isolando-as completamente para que o linux nao escreva neles ?
    o detalhe é que tinha um windows rodando nesse hd perfeitamente, formatei-o com ext2 e reiserfs e o problema persiste..
    obrigado qq ajuda

  2. #2

    Padrão isolando setores defeituosos

    Eh o ideal eh usar aquelas ferramentas do fabricante que "zeram" o hd e eliminam badblocks... e em seguida como voce usa slackware, formatar a particao verificando por badblocks, tem uma opcao la, e use ext3 se quiser usar journarling jah q vc tem um hd bixado, o codigo do ext3 e bem mais maduro que o do reiserfs, talvez o do reiser nao tenha um tratamento eficaz a badblock. (talvez significa q eu nao tenho certeza ok?)

  3. #3
    lss
    Visitante

    Padrão isolando setores defeituosos

    mistymst, obrigado pela resposta. Pois é eu utilizei um programinha do fabricante e ele infelismente só aceitava particoes fat, ele nao reconhecia particoes linux. Formatei-o verificando bad blocks e o linux não achou nada . Eu vou testar e colocar ext3 pra ver no que vai dar.
    Valeu!!!

  4. #4
    jlclima
    Visitante

    Padrão isolando setores defeituosos

    Verifique até aonde os bad blocks estão, faça uma partição que cubra todos eles e outra partição para o Linux.
    Na verdade não existem ferramentas para eliminar os badblock's, as pessoas que "arrumam" hd fazem o procedimento acima ou quando são poucos os bad, utilizam um programa do fabricante que fará o mapeamento deles na tabela de partição, por isso eles não aparecem quando se roda o scandisk.