Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567
+ Responder ao Tópico

Citação Postado originalmente por n0z3y
    uso slackware 9.1

Citação Postado originalmente por nozey
    Vamo la ... por partes! Primeiro eu fiz o seguinte:

[1] Como root eu editei o arquivo /etc/rc.d/rc.modules . La tem uma parte que se refere a placas de som. O que eu fiz foi descomentar(tirar o # da frente) a minha placa de som(no caso uma via ac97 que o modulo eh via82cxxx).

### OSS Sound support ###
    ### (Old Sound System ;-)
    # VIA VT82Cxxx Audio Controller
    /sbin/modprobe via82cxxx_audio

Isso fez com que o som funcionasse perfeitamente aqui. O unico problema eh que quando eu ligava o pc aparecia um monte de erros.

Ai eu tente utilizar o alsa. Eh so digitar # alsaconf . Ai eh so seguir as instrucoes da tela. Nao tem muito misterio ja que ele detecta sua placa de som automaticamente . Basta selecionar ela quando for perguntado. Depois eh so digitar num terminal $ alsamixer e regular o volume.
    Foi moleza configurar o alsa. O problema eh que aqui no meu pc o som ficou chiando. Em muitos outros o alsa resolveu tudo.

Ai eu fui na pasta /lib/modules/2.4.22/kernel/drivers/sound/ e vi que la tinha os arquivos de som que eu precisava.
    Algo assim: ac97_codec.o, via82cxxx_audio.o, ac97.o
    So dar um:
    ls /lib/modules/X.X.X/kernel/drivers/sound/

Caso você não possua os módulos será necessário recompilar seu kernel incluindo suporte. No configurador do Kernel marque as seguintes opções no menu Sound.

Sound --->
    Sound card support
    VIA 82C686 Audio Codec
    [M] VIA 82C686 MIDI>

Mas eh quase certeza que tenha.

Se tiver eh so dar o comando(lembrando que # na frente do comando siginifica que ele deve ser excutado como root .. e $ como user normal):

# /sbin/modprobe via82cxxx_audio

Agora da esse comando:

#lsmod

Vai aparecer algo parecido com isso.

Module Size Used by Not tainted
    via82cxxx_audio
    soundcore
    ac97_codec
    ac97

O som ja era pra estar funcionando ... Se tiver eh so adicionar o modulo na inicialização do Linux para nao precisar fazer tudo isto sempre que ligar o pc. Eh so dar o comando:

# echo "/sbin/modprobe via82cxxx_audio" >> /etc/rc.d/rc.local

Caso nao tenha dado certo ainda , ou o som continuar xiando(como no meu caso) ... tente desabilitar o alsa da inicializacao:

# chmod -x /etc/rc.d/rc.alsa

Depois remova os modulos carregados:

# lsmod

# rmmod modulo (no lugar de modulo c poe todos os modulos referentes ao som)

Agora eh so ir no /etc/rc.d/rc.modules e descomentar novamente a placa de som! So que na hora da inicializacao ... digite nohotplug no prompt do lilo! Com isso o linux nao tentara detectar nada e nao havera conflitos no som ... fazendo com que este funcione normalmente ... que foi o que aconteceu aqui(Gracas a Deus)

Quando voce conseguir configurar o som corretamente, seja de um jeito ou de outro, só setar as permissões do dsp e mixer para que todos os usuários possam usar os recursos sonoros.

# chmod 666 /dev/dsp
    # chmod 666 /dev/mixer

Eh bom mudar essas permissoes tambem:

# chmod 666 /dev/midi
    # chmod 666 /dev/sequencer
    # chmod 666 /dev/audio

Eu tentei varias outras coisas tambem ... fiz diversas loucuras ... mas nao postei aqui pq n adiantou nada ... mas acho que com isso ja da pra configurar o som!
    Qualquer coisa eh so psotar no forum que tentaremos ajudar.
    PS: Desculpe pela falta de acentos ou coisas do tipo ... eh que ainda nao configurei meu teclado!
    dsdsds

Tópicos Similares

1. Placa de som AC97
    Por juniox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 08-10-2003, 16:21
  2. Placa de Som ALS9200
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 10-01-2003, 21:30
  3. Tem como instalar no linux uma placa de som ISA não PnP
    Por shakejb no fórum Servidores de Rede