+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mcyberx
    Visitante

    Padrão 2 firewall na mesma rede

    Boa tarde,

    tenho uma pequena rede: Primeira máquina com 2 placas de rede

    internet >> modem ADSL (IP FIXO válido) >> máquina 1 (coyote linux) >> HUB >> máquina 2 >> máquina 3 >> máquina 4

    estou tentando montar assim: Primeira e segunda máquina com 2 placas de rede

    internet >> modem ADSL (IP FIXO válido) >> máquina 1 (coyote linux) >> máquina 2 >> HUB >> máquina 3 >> máquina 4

    A pergunta é: Daria pra fazer esse esquema?

    Já tentei e não consegui. Quando troco os cabos, por exemplo, ao invés de colocar o cabo da máquina 1 no HUB que funciona, tento colocar direto na máquina 2 e já neste ponto a luz não acende da placa.

    Alguém teria algum esquerma pra me passar ou algum site que tenha instruções?

    A intenção é de instalar o snort no firewall, só que como meu firewall é o coyote não posso instalar.

    Uso Slack 9.1 nas máquinas. Obrigado

  2. #2

    Padrão 2 firewall na mesma rede

    espera ai, posso estar errado mas pelo que vc falou o erro é a crimpagem do cabo, pra ligar no HUB é uma crimpagem e pra ligar P2P é outra crimpagem.

    Se este cabo está funcionando bem no HUB e direto na placa do outro micro a luz dela nem chega a ligar é o cabo. Crimpe um cabo com configuração P2P (point-to-point - ponto a ponto) e veja se funciona.

    posso estar errado, mas acho q vai ser essa a solução.

  3. #3

    Padrão 2 firewall na mesma rede

    hehe, vc tem que fazer o cabo no padrão 568 B, (cross) em uma das pontas

    Branco do Laranja - Laranja
    Branco Verde - Azul
    Branco do Azul - Verde
    Branco do Marro - Marrom


    Vallew, pense assim máquina com máquina, HUB em HUB, Swith em Switch Router com Router, tem que ser cabo cross.

    Fallow

  4. #4

    Padrão 2 firewall na mesma rede

    opa... e não se esqueça que isso é só numa ponta amigo...
    na outra fica

    Branco Verde - Verde
    Branco Laranja - Azul
    Branco Azul - Laranja
    Branco Marrom - Marrom

    Verifique tb se vc não tá mantendo as duas placas do servidor 2 na mesma rede, pra usar desse jeito vc teria que compilar pra bridge, compensa mais vc joar a segunda placa em outra rede mesmo...

  5. #5
    Visitante

    Padrão Re: 2 firewall na mesma rede

    ok, o problema dos cabos já entendi, obrigado.

    Agora, na segunda máquina poderia usar:

    eth0 192.168.0.2
    eth1 192.168.0.3

    e fazer uma regra de NAT como:

    # iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    e a configuração de GATEWAY nas outras máquinas irão apontar para 192.168.0.3 ?

    ou estou fazendo confusão, essa regra serve para 2 tipos de rede diferentes como disse o Jim.

    Teria como usar essa configuração como se fosse a primeira máquina?

    Não sei se fui bem claro, aguardo ok?

  6. #6

    Padrão Re: 2 firewall na mesma rede

    [quote="Anonymous"]ok, o problema dos cabos já entendi, obrigado.

    Agora, na segunda máquina poderia usar:

    eth0 192.168.0.2
    eth1 192.168.0.3

    não é conveniente, uma vez que as duas placas estariam na mesma rede vai criar uma confusão danada..

    separe as redes:
    192.168.0.xxx
    192.168.1~254.yyy

    mas.. fica a curiosidade: PRA QUÊ um esquema dêsses, se o SO é o mesmo e vc não tem DMZ?

    :twisted:

  7. #7
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: 2 firewall na mesma rede

    O servidor é um 486DX4 rodando coyote.

    Mas gostaria de instalar o snort. Como vou instalar o snort em um disquete se ele é bem maior, não consigo de jeito nenhum instalar um HD nele.

    Por isso coloquei um pentium 200 como sendo a segunda máquina antes de passar os pacotes para o HUB e distribuir na rede. Poderia deixar esses 486 parado mas a segunda máquina estará rodando apache e ftp. Por isso não quero deixar como porta de entrada.

    Resumindo, consegui instalar os cabos e dei uma pesquisada na internet:

    Preciso configurar como bridge ou teria uma outra opção?

    obrigado

  8. #8
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: 2 firewall na mesma rede

    Irado

    O que vc quer dizer com 192.168.1~254.yyy ??

  9. #9

    Padrão 2 firewall na mesma rede

    voce quer uma bridge transparente.


    porque voce nao poem o snort no seu "firewall", na realidade, porque voce usa o coyote para fazer isso? tas quebrando o servico em 2 maquinas poderias fazer so em uma.

    ok esse nao eh caso.

    a melhor selecao seria colocar o seu ADSL + SNORT em hub antes do seu coyote, resolveria o seu problema creio eu.

  10. #10
    Visitante

    Padrão Re: 2 firewall na mesma rede

    Moderador,

    acabei de explicar no texto acima porque não coloco em uma máquina só, será quem alguém poderia me dar uma luz? Preciso de idéias claras e objetivas.

    obrigado

  11. #11

    Padrão 2 firewall na mesma rede

    Pelo que eu Entendi

    Se voce configurar uma placa de rede com endereços de Rede diferente e configurar um NAT no micro que roda o apche deve resolver seu problema.....

    Ex: Eth0 192.168.1.xxx/255.255.255.0 ==> Ip do apache
    Eth1 192.168.2.xxx/255.255.255.0 ==> Ip das estaçoes

    Obs: O xxx eo numero dos Hosts (Estaçoes) eo restante sao numeros de rede.

    por ultimo

    Voce aponta os Gateway das estaçoes para a ETH1

  12. #12

    Padrão 2 firewall na mesma rede

    Foi exatamente isso que eu disse, e te dei a melhor solucao, mas tudo bem, nao vou repetir o post.