+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Linux como Roteador

    Aew pessoal..o que eu preciso para deixar o linux como roteador de uma rede media ou grande?
    4 redes diferentes por exemplo, com 15 computadores cada.

    Falow
    t+

  2. #2

    Padrão Linux como Roteador

    Saber utilizar o comando route =) e ter placas de redes ou interfaces de rede virtuais nessas redes.

    Abraços

  3. #3

    Padrão Linux como Roteador

    como interface de rede virtuais?
    como funciona?
    flw
    t+

  4. #4

    Padrão Linux como Roteador

    É como se fossem duas placas de rede em uma só.
    Você pode fazer com que uma placa de rede responda a dois ips diferentes na rede... a interface virtual pode ter outra máscara... é uma blz! Eu acho que funciona se você tentar...

    dá um man ifconfig que eu nao lembro ao certo como que se faz...
    eu ACHO que é:

    #ifconfig eth0:0 192.168.1.2

  5. #5

    Padrão Linux como Roteador

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Você pode fazer com que uma placa de rede responda a dois ips diferentes na rede...
    #ifconfig eth0:0 192.168.1.2
    o único problema é se vc NÃO quiser que uma rede "contamine" a outra, ou seja, se precisar mantê-las separadas.

  6. #6

    Padrão Linux como Roteador

    Opa so pra num ter que abrir outro topic é referente o assunto num sei se vcs viram a telefonica corto rotiamento adsl HOME atraves das placas de rede agora so pode rotiar direto no modem o linux consegue fazer essa função pra mim num ter que compra outro modem adsl ? Vlw !!!

  7. #7
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão Linux como Roteador

    Citação Postado originalmente por GuE
    Opa so pra num ter que abrir outro topic é referente o assunto num sei se vcs viram a telefonica corto rotiamento adsl HOME atraves das placas de rede agora so pode rotiar direto no modem o linux consegue fazer essa função pra mim num ter que compra outro modem adsl ? Vlw !!!
    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Saber utilizar o comando route =) e ter placas de redes ou interfaces de rede virtuais nessas redes.

    Abraços
    acho q é isso..

  8. #8

    Padrão Linux como Roteador

    Citação Postado originalmente por GuE
    Opa so pra num ter que abrir outro topic é referente o assunto num sei se vcs viram a telefonica corto rotiamento adsl HOME atraves das placas de rede agora so pode rotiar direto no modem o linux consegue fazer essa função pra mim num ter que compra outro modem adsl ? Vlw !!!

    Você já tentou configurar o seu modem? E o meu continua funcionando normalmente... se nas outras máquinas você não consegue navegar, tente trocar o discador (caso quem esteja compartilhando a rede seja uma máquina Windows)...
    Geralmente habilitar o NAT do seu modem funciona também...

    Abraços!

  9. #9
    Kernel-Panic
    Visitante

  10. #10

    Padrão Linux como Roteador

    15 computadores, 4 redes parece pequena.


    bom foi isso que se disse, 4 placas de redes ou aliases de ips, ai tbm depende da sua estrutura de hardware, voce poderia implementar em conjunto uma vlan de modo que "ninguem" sete um ip para a outra rede e caia no segmento "errado".

    a pratica eh essa, mas se voce quiser fazer algo realmente seguro vai ter que de que maneira voce vai fazer para essas redes nao se comunicarem de fato e que ninguem "errado" caia nelas.

    uma dica se voce nao quiser que elas comuniquem eh iptables, bloqueia o trafego legal sem probs

    bom pense ae e veja o que vc faz de melhor, mas essa situacao eh simples

  11. #11
    Visitante

    Padrão Linux como Roteador

    O prob é ip fixo da pra rotiar ainda !!! Tipo o pc com modem é do meu pai pois ele fica mais em casa do que eu !!! pra mim navegar eu fiz um servidor de proxy ta blz mais presiso usar outras portas e no xp mo lixo pra isso !!! antes eu rotiava com o ppoe que vem no windows mesmo nem uso discador pra adsl !!! num foi so em casa em varios lugares cortaram esse esquema pra obrigarem a assinar o business mo sacanegam mais eu to comprando um modem da zyxel modelo parks eu sei rotia ele =D !!! Por isso to perguntando se linux faz isso pq ae vo ve se passo meu pc pra servidor =D !!!

  12. #12
    Visitante

    Padrão Linux como Roteador

    o comando route eh a mesma coisa que usar o iptables -t NAT .. . ?

  13. #13

    Padrão Linux como Roteador

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    o comando route eh a mesma coisa que usar o iptables -t NAT .. . ?
    Não.
    O route serve para que você faça o roteamento entre duas ou mais redes.
    O NAT serve para compartilhar a internet por meio de proxy transparente.


    Abraços!