+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão troca de senha

    Amigos, como fazer pra que o usuário (Windows) possa trocar sua senha de acesso ao servidor de arquivos (Linux)?

  2. #2

    Padrão troca de senha

    Se o SAMBA estiver agindo como PDC, o que ele provavelmente vai estar fazendo, você pode alterar a senha no painel de controle normalmente, porém eu acho que ele só funciona para o Windows 98...
    Mas eu vou dar uma estudada sobre isso e posto aqui.



    Abraços!

  3. #3

    Padrão troca de senha

    Coloque isso no seu smb.conf:

    # Sincronizar alteração de senhas feitas no windows
    unix password sync = Yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u
    passwd chat = *New*password* %n\n *Retype*new*password* %n\n *passwd:*all*authentication*tokens*updated*successfully*

    depois restarta o samba, e vai em painel de controle -> senhas -> alterar senhas.

    Ok.
    Veja se funciona.

  4. #4

    Padrão troca de senha

    desculpe, essa linha foi a mais:

    passwd chat = *New*password* %n\n *Retype*new*password* %n\n *passwd:*all*authentication*tokens*updated*successfully*

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão troca de senha

    Entao, o grande problema é que o linux nao é o dominio, os clientes loggam num win2k (servidor de dominio) e o linux com samba é somente servidor de arquivos, ou seja, eles só acessam lá pra pegar/uploadar arquivos...
    Qual seria o processo pra mudar a senha ai?

  6. #6

    Padrão troca de senha

    Oh, o processo é válido para estações 95/98/ME. Para outras versões, tenta algum procedimento semelhante.
    Abra o Painel de Controle e clique no ícone "senhas" > Selecione a opção de troca de senhas da Rede Microsoft Windows > Forneça a senha antiga, a nova e redigite a nova. Uma vez confirmada, o Samba irá receber através da rede o pedido de troca de senha e irá trocar a senha do arquivo smbpasswd.

    Para manter as senhas tanto do smbpasswd quanto do passwd sincronizadas, você deve adicionar ao seu smb.conf os seguintes parâmetros, dentro da seção [global].

    unix password sync = yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u
    passwd chat = *New*UNIX*password* %n\n *ReType*new*UNIX*password* %n\n *passwd:*all*authentication*tokens*updated*successfully*



    Acho que isso mata o seu problema.


    Abraços!

  7. #7

    Padrão troca de senha

    Ops, falei asneira. Hehehe.
    Bom, nesse caso, você tem que utilizar a opção security = domain no Samba.
    Além da security = domain, você vai precisar adicionar no seu smb.conf os seguintes parâmetros, na seção [global], ficando desse jeito:

    [global]
    security = domain
    workgroup = domteste
    password server = pdcteste

    Então você deverá criar uma conta de máquina no servidor SAMBA, para o servidor Windows.
    A partir daí, você vai ter que utilizar a ferramente "Server Manager for Domains" do Windows 2k (será que ele tem isso? Hehehehe) para adicionar o Samba.

    Depois tem que fazer o comando smbpasswd -r pdcteste -d domteste



    Abraços!

  8. #8

    Padrão troca de senha

    Perai quem está autenticando os usuários, então é o win2k?
    estou enganado?

  9. #9

    Padrão troca de senha

    Perai quem está autenticando os usuários, então é o win2k?
    estou enganado?
    Correto, é o Windows 2000 que está autenticando, não o Samba...

  10. #10

    Padrão troca de senha

    Mas pq então, não faz o gerenciamento de usuários no próprio windows, no caso o servidor de autenticação?
    Pq ai vc teria q configurar o linux p/ mexer no arquivos de configuração do windows, sendo q vc pode ir direto no windows fazer isso.
    Assim ficaria mais simples não?

  11. #11
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão troca de senha

    Bom, nao é meu o servidor e tem que ser feito assim, de qualquer forma, vou dar uma testada e depois informo o resultado, obrigado ;]