Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

daniloh
    As maquinas ainda nem na rede estão! Eu gostaia de faze-las navegar.

Estou montando um "micro-roteador" para que isso funcione.

No momento eu só estou buscando uma forma de compartilhar a internet, essa é a minha única necessidade.

O problema é que eu não sei fazer isso nem para 2 interfaces de rede e não consigo achar um tutorial , documentação ou ajuda para fazer isso com três interfaces(de acordo com o esquema demostrado acima).

Creio que não deve ser estremamente diferente das regras de roteamento para duas interfaces, mais de qualquer forma eu ainda não sei cria-las.

Se puder me ajudar ficarei Grato!!!!!

Danilo

gmlinux
    Citação Postado originalmente por demiurgo
    faz isso:

iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

[]'s
    Não esqueça do ip_forward do /proc, set em 1

daniloh
    Não há necessidade de configurar as outras interfaces de rede no iptables????? É só a eth0 ??

Como as outras placas irão saber quais pacotes elas teram de enviar e para onde elas irão enviar esses pacotes????

setar ip_forward do /proc, set em 1 é para não perder as configurações au reiniciar a maquina?????

Agradeço desde já a atenção de todos!!!!

Danilo

gmlinux
    ip_forward é para habilitar roteamento, o iptables é para fazer o nat e garantir que o pacote volte
    para manter a configuração após o boot vc deve configurar arquivos de configuração que dependem da distro
    nos redhat likes o ip_forward pode ser configurado no
    /etc/sysctl.conf
    e o iptables tem um scritp no /etc/init.d que, salvo engano, salva as configurações quando é finalizado, e recarrega quando inicializado
    na dúvida analise o /etc/init.d/firewall

5. Citação Postado originalmente por daniloh
    Não há necessidade de configurar as outras interfaces de rede no iptables????? É só a eth0 ??

Como as outras placas irão saber quais pacotes elas teram de enviar e para onde elas irão enviar esses pacotes????

setar ip_forward do /proc, set em 1 é para não perder as configurações au reiniciar a maquina?????

Agradeço desde já a atenção de todos!!!!

Danilo
    Amigo olha isso:

modprobe iptable_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

com estas regras seus pacotes vão para internet e voltam para a plca de rede de q foram originados ...pq?????
    qndo o pacote passar pelo nat ele vai ser mascarado e o nat vai gravar isso em uma ""tabelinha"" qndo o mesmo voltar da web o nat demascara lê está tabelinha e sabe a origem do pacote dentro da rede interna e manda ele devolta para a origem....
    Simples...monte seu server q vc vai ver como funciona bleza.....oq vc tem que colocar regra de routeamento é pra as maquinas se verem na rede para navegarem não.....

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 30-03-2009, 20:01
  2. Respostas: 26
    Último Post: 30-05-2007, 11:27
  3. Acesso de fora para cameras em rede interna
    Por leo3d1 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 28-01-2006, 10:30
  4. Substituir estaçoes de windows para linux numa rede samba
    Por Jocimar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3